Auriol Weather Station

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por Pedro 24 Jan 2010 às 18:17.

1. jpproenca

jpproenca
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    7 Jan 2011
    Local:
    Lajes do Pico - Açores
    Depende do histórico já acumulado pelo pluviómetro.
    Tirando as pilhas e voltando a colocar (histórico a zero), colocando (devagarinho...) 90 ml (noventa mililitros) de água na boca do pluviómetro, a concha deve dar 36 balanços e a consola deve indicar 10,0 mm.

Cada 2,5 ml deve provocar um balanço, mas estes 2,5 ml são uma média porque depende do balanço ser para um lado ou para o outro e depende de ter ficado ou não alguma gota do outro lado, etc.

Os 90 ml devem ser medidos com algum rigor.

Se o histórico já contado pelo pluviómetro não for zero, poderá haver diferença de 0,25 mm na leitura porque o pluviómetro, de vez em quando, informa um balanço extra para adaptar as suas características de medida às características de informação da consola. É que, nos vários clones, a consola é a mesma mas os pluviómetros não são todos iguais.

Mais informação aqui.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Estação SP

Estação SP
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Fev 2011
    Local:
    Gafanha da Nazaré (Aveiro)

entao no pode ser num dia que nao choveu e eu fazer o teste?

mas só concigo medir em cl por isso 9cl vao me dar 10,0mm , e posso confiar nos dados?

é que eu fiz 10cl está para 10mm mas está mal certo?

3. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Uma sugestão: Só terias a ganhar se colocasses o protector com o sensor um pouco mais acima de 1,5m, claro que isto é um esboço e pode enganar muito, mas se a chaminé se apresentar pouco abaixo e se houver espaço suficiente no mastro até ao anemómetro penso que seria o ideal. No fundo trata-se de maximizar as condições que poderás ter.

4. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    Como já te tinha explicado, visto que a área apurada por um colega aqui do fórum é de aproximadamente 9400cm2 (já que a abertura do nosso pluviómetro não é perfeita teve de ser medida com papel milimétrico).

Para te dar 10mm precisas de 94ml. Talvez seja mais facil fazeres o teste com 100ml que te terá de dar na Auriol 10.5mm ou 10.7mm, mais especificamente (10.64mm).

Já agora, o pluviómetro precisa de estar fixo para não haverem oscilações na báscula e também precisa de estar nivelado. Há uns tempos surgiram dúvidas quanto ao meu pluviometro estar num local desnivelado, cá vão as provas de que o pluviometro está nivelado e por vezes o que parece não é :thumbsup:

5. Estação SP

Estação SP
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Fev 2011
    Local:
    Obrigado!

já percebi arredonda se isso a 10mm, já tá tudo esclarecido

convem pores uns parafusos a fixar o pluvimetro ou celicone

eu coloquei um arame e depois fica seguro no poste e nunca o vi fora do citio

6. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    O pluviometro está bem fixo ;)
    10mm para 10.7mm ainda é uma diferença um pouco acentuada. Se formos a fazer as contas, ao fim de um mês já viste a quantidade de mm que se tem a menos? e ao fim de 1 ano ?...

ps: não cites as imagens, visto que estão na mesma página e isso ocupa lugar e torna-se mais confuso a leitura do tópico :thumbsup:

7. Estação SP

Estação SP
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Fev 2011
    Local:

vou fazer os máximos para medir 90ml ou 94ml e dar me 10mm ou entao por 100ml e dar me 10,7, vai sempre haver um erro minimo..

o meu erro ocurria ea com tinha ja valores grandes na precepitaçao secalhar é mesmo só um jeitinho que tenho de dar nos parafusos

p.s: pois tens razao para a proxima isso nao acontece , mas quando for texto posso citar

8. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    Podes até editar o outro em que as citaste ;)

Relembro que deverás deitar a água quase gota a gota para dentro do pluviometro, se poderes usa uma pipeta ou uma proveta com uma boa precisão para fazeres os testes.

9. Estação SP

Estação SP
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Fev 2011
    Local:
    pois eu sei..

Entao e axas que com este esboço que eu fiz na página anterior está bom?

é desta maneira que a estaçao vai ficar quando tiver o tubo de 3,5 metros

se alguma coisa estiver mal diz algo
    para depois eu corriguir quando for a instalar

10. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Se te referes à foto onde surge o RS já a uma boa distância da superfície mais próxima, parece-me o ideal.
    Depende muito das circunstâncias mas a distância de 1,5m pode-se considerar o valor mínimo, daí para cima é só melhorar as condições de instalação.

11. Estação SP

Estação SP
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Fev 2011
    Local:
    acontece é uma coisa estranha quando o sol incide no RS a humidade deche e anda nos 25% enquanto a outra estaçao perto de minha casa anda nos 45%

e quando o vento entra no RS tem a tendência a arrefecer mas em 5 minutos pode descer 0.5ºC no pode??

e secalhar é com com a vonto que o higrometro fica seco e da em valores de 25 e 20%

até porque eu já tirei o primeiro prato(em baixo) em que eu posso ver o higro-termometro e nao se vem claridade nenhuma a passar e meti lá a mao e estava uma temperatura razoavel, até porque as temperaturas têm coincidido mais ou menos com a outra estaçao a humidade é que nao, mas durante a noite já fica tudo bem outra vez

12. jpproenca

jpproenca
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    7 Jan 2011
    Local:
    Lajes do Pico - Açores
    ACERCA DO TERMO-HIGRÓMETRO DE EXTERIOR (4)
    (No seguimento do comunicado # 788 - página 53)

PRECISÃO

Introdução:
    Para uma avaliação sustentável da precisão em apreço, tornar-se-ia necessário um conjunto de ensaios cobrindo a gama de temperaturas e humidades para as quais os sensores estão previstos, e utilizando instrumentos de comparação com adequada precisão.
    O presente comunicado limita-se, no entanto, a relatar um único ensaio em situação real e comparação estatística, de forma a facultar indícios de enquadramento numa gama expectável de precisão.

Precisão expectável para as temperaturas:
    +/-1 ºC para 0 a 40 ºC <> +/-2 ºC para inferior a 0 ºC e superior a 40 ºC

Precisão expectável para as humidades:
    +/-6 % para 40 a 80 % <> +/-7 % para inferior a 40 % e superior a 80 %

A precisão expectada é sugerida no pressuposto de tecnologia equivalente à de outras estações disponíveis no mercado e enquadráveis macroscopicamente na mesma gama.

Ensaio de comparação com leituras de 10 outros aparelhos de medida variados.
    Todos os aparelhos foram colocados no mesmo espaço interior durante 2 horas, para estabilização.
    Leituras (efectuadas às 16:36 h locais no dia 2011-04-25):
    Huger THGR228 #1: 19,1 ºC / 71 % <> #2: 19,1 ºC / 70 % <> #3: 19,4 ºC / 72 %
    Huger BTHR918: 21,0* ºC / 72 %
    Oregon Scientific THGR228N #1: 19,1 ºC / 68 % <> #2: 19,3 ºC / 73 % <> #3: 19,2 ºC / 68 %
    Oregon Scientific EMR812HGN: 19,1 ºC / 73 %
    Higrómetro analógico Sundo: 78 %
    Termohigrómetro analógico sem marca: 19 ºC / 75 %
    Auriol exterior: 19,4 ºC / 78 % <> Auriol interior: 18,6 ºC / 78 %
    * Valor rejeitado por se encontrar fora da precisão declarada, no conjunto dos aparelhos Huger.
    Média das temperaturas: 19,16 ºC <> Erro máximo da Auriol: 0,6 ºC (< 1 ºC expectável)
    Média das humidades: 72 % <> Erro da Auriol: 6 % (= 6 % expectável)

Imagem da preparação do ensaio:

(Disponível na página 47 / # 692 um índice desta colecção de apontamentos.)

13. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Com um sensor com essas características, felizmente parece que não são todos, os parâmetros que determinam os valores muitas vezes não reflectem a realidade, a temperatura nessas circunstância normalmente não é muito afectada, já os valores de humidade podem apresentar anomalias sobretudo em dias mais secos, de qualquer forma seria bom rever a forma e qualidade do material do RS porque aqui a culpa não deve morrer solteira!

14. Estação SP

Estação SP
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Fev 2011
    Local:
    Pois vou ver, e no Verao vou pintar de branco para ficarem melhores

eu tenho uma bocado de plastico grosso onde está o higro-termometro que fica enconstado a um prato e depois leva outro prato por baixo a tapar

tem cinco pratos por cima depois leva o higro-termometro com esse bocado de plastico fixo fica encostado no quinto prato e depois leva o ultimo prato

porque é que dizem que tirando o higro-termometro da caixa ele estraga se mais rápido??

mas qual é a diferença? ele apanha a humidade à mesma tá nas mesmas condiçoes, na caixa tem aqueles respiros por unde passa a humidade

mas eu vou revestir com celicone para ficar proteguido e só fica os sensores mesmo á vista, mas já tem fita isoladora mas para colar no RS fica melhor

15. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    Excelente JPProença!! :surprise: :thumbsup:

Não houve interferências no meio de tantos sensores? :p

Obrigado!