Auriol Weather Station

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Pois o problema é que deixou mesmo de trabalhar. Dantes estava tudo normal mas ontem deixou de enviar dados e fiz tudo o que referiam para ver se era algum problema com a transmissão de dados mas não. Retirei-o do sitio dele para trocar as pilhas e e para o ver mais de perto e nada, deixou mesmo de trabalhar, nao acende a luzinha vermelha. nao sei se ha alguma forma de lhe dar vida visto q ja nao posso usar a garantia porque perdi o talão de compra.

Txi... sendo assim não sei mesmo o que poderás fazer... a minha continua a bulir sem interrupções :D
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Isto é só estações a avariar, mesmo outras estações. A minha Auriol sobreviveu ontem ao temporal, não caiu, não voou (antes isso acontecesse :lmao:) nunca deixou de transmitir dados e aqui está, na mesma sem avarias :D
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
A minha também continua como quando a comprei, acabaram-se as pilhas da consola, mas as que estam mesmo na estação e pluviómetro são as originais.
Sobreviveu ao temporal ontem mesmo depois de a pôr 2m mais alta.

Este verão era para ter separado o anemómetro do termo/higro mas não quis estragar o que funciona mais-ou-menos bem :lol:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Realmente devemos ter cuidado quando comparamos vento.
A intensidade e direção do vento varia muito com a orografia, e em poucos km pode marcar valores bem diferentes.

Note-se que o gilmet, camarada nosso destas lides meteo, sério e fidedigno, a poucos km's de mim registou 160 km/h.
eu registeii, cerca de 70 km/h.

Com o vento isso é perfeitamente normal.

Geiras, tens RS no teu termómetro?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
GEIRAS em relação a estação registar menos o vento hoje comparei com a do meteocovilha que é a que fica mais perto e registei ventos de 14.4Km com rajadas 28.1Km/h enquanto ele 13.3 e rajadas 26.3Km/h

Óptimo! Obrigado pela informação :D

Geiras, tens RS no teu termómetro?

Sabia que ias tocar nesse ponto :D
O sensor tem um RS caseiro sim, sei que afecta os valores do vento mas a estação esteve cerca de 1 mês sem o RS e mesmo assim os valores do vento eram muitas vezes menores que os das restantes estações.

Eu desta vez não me orientei pelas outras estações mas sim pela força do vento que se fez sentir ontem, chegando a arrancar árvores pela raiz e a partir vários ramos! Pinheiros de grandes alturas abanavam de forma monstruosa, a chuva caia na horizontal e era de facto muito assustador... daí achar os 47km/h de rajada máxima de ontem um valor pouco real... Mas posso estar enganado...

Há muitos membros aqui no fórum que comparam os valores de vento da Auriol com uma Davis praticamente ao lado pelo que os valores são de facto muito diferentes :unsure:

Esta estação é um mistério autêntico!
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
893
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
A mim é o pluviómetro que me dá trabalho. Não fosse ter um de reserva (copo graduado) tinha perdido por completo os dados de ontem/hoje, ou seja cerca de 53 mm acumulados.

Tenho constantemente 0,0 mm no pluviómetro. Simplesmente não me está a acusar chuva. Já retirei pilhas e voltei a pôr. Já fiz channel search...e ainda nada. Às vezes dispara um valor astronómico de 200 e tal mm. Tenho de mudar novamente as pilhas e ver se resolve alguma coisa. Amanhã, se não chover, vou-lhe deitar água para ver que acontece. De resto a estação está OK. Tenho de pôr o anemómetro mais alto, pois está a ser influenciado por umas árvores.
Alguém sabe se há problema em instalá-lo num poste de antena de televisão? Não haverá interferências?

Obrigado
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Já agora, também ja tinha visto aqui no fórum dizerem que a Auriol só mostrava a rajada máxima do dia ao fim do dia... etc.

Eu já pude confirmar, que por vezes (raramente) não está quase vento nenhum e é quando tenho a rajada mais forte. Outras dá a impressão que está muito vento olho para a consola a pensar que vou ter um valor elevado e nada disso...até desce...
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
A minha estação está a +- a 160metros do nivel do mar, entre duas montanhas a leste e a oeste, situando-se praticamente no ponto mais baixo dessas duas montanhas mas a 10 metros de altitude do chão e a 2 metros do telhado, em que um deles, virado a sul, teve e tem o declive ideal para não aumentar o vento no anemometro, mas para fazer com que esse vento entre por baixo do RS, o que os ventos ontem foram quase sempre de SE e Sul...daí agua no emissor, mas bastou uma secagem de 2 minutos e já está a bulir:D, o novo RS já está praticamente pronto;)
A media de ventos foi de 36,7Kms e a rajada máxima de de 73,4Kms/h:shocking:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Norther, fizeste reset à estação antes de obteres esses dados diários? :thumbsup:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Sabia que ias tocar nesse ponto :D
O sensor tem um RS caseiro sim, sei que afecta os valores do vento mas a estação esteve cerca de 1 mês sem o RS e mesmo assim os valores do vento eram muitas vezes menores que os das restantes estações.

Eu desta vez não me orientei pelas outras estações mas sim pela força do vento que se fez sentir ontem, chegando a arrancar árvores pela raiz e a partir vários ramos! Pinheiros de grandes alturas abanavam de forma monstruosa, a chuva caia na horizontal e era de facto muito assustador... daí achar os 47km/h de rajada máxima de ontem um valor pouco real... Mas posso estar enganado...

Há muitos membros aqui no fórum que comparam os valores de vento da Auriol com uma Davis praticamente ao lado pelo que os valores são de facto muito diferentes :unsure:

Esta estação é um mistério autêntico!

Ainda bem que não levaste a mal a observação do RS :)

Se bem te lembras eu tinha (e tenho) uma auriol.
Tive a coragem de comprar uma Davis e ... tive-as lado a lado.

Mais tarde fiz um estudo cá no quintal para instalar um aerogerador. E constatei uma diferença de 2 m em altura faz diferença na intensidade do vento de uns 30% ou mais!

Realmente, lado a lado, a Auriol marcava consistentemente 20% a menos do que marcava a Davis (isto a olhómetro).

Só há uma coisa com que não concordo: dizeres que esta estação é um mistério autêntico.

Não me leves a mal (nem os outros colegas)
:pray:
não há mistério: a estação é chinoca e custa muito pouco €€€€ logo não poderiamos ter uma estação exata e fiável a 50 € :confused:
Da mesma forma que as PCE, Lacrosses, e até oregon (Penso eu,:unsure::unsure:) são chinocas.
Mas funcionam. E algumas bem, principalmente se sacrificares o nome sonante :unsure: de Oregon ou Lacrosse e optares pela PCE.
espero não levar :brucelee: por causa disto.
escrevo só o que me vai na alma.

abraço
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Soube há bem pouco tempo, tal como já referi anteriormente, penso eu, que foi instalada uma Davis a 4km em linha recta de onde me encontro, mas com uma altitude um pouco superior.

Vou deixar aqui os extremos do dia de hoje relativamente ás 2 Estações:

Auriol: Máxima: 19.7ºC Mínima: 11.6ºC Rajada máxima: 23.0km/h Pluvio: 2.0mm
Davis: Máxima: 19.7ºC Mínima: 11.2ºC Rajada máxima: 23km/h Pluvio: 2.2mm

Como podem imaginar, fiquei bastante contente com estes resultados, espero que esta proximidade de valores se mantenha futuramente :D

Davis Azeitão: http://www.meteoclimatic.com/perfil/PTSUR1700000002925A?screen_width=1280

Ainda bem que não levaste a mal a observação do RS :)

Se bem te lembras eu tinha (e tenho) uma auriol.
Tive a coragem de comprar uma Davis e ... tive-as lado a lado.

Mais tarde fiz um estudo cá no quintal para instalar um aerogerador. E constatei uma diferença de 2 m em altura faz diferença na intensidade do vento de uns 30% ou mais!

Realmente, lado a lado, a Auriol marcava consistentemente 20% a menos do que marcava a Davis (isto a olhómetro).

Esses testes foram de quantos dias? O erro era constante?
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Esses testes foram de quantos dias? O erro era constante?

os testes foram feitos no verão.
Os desvios NÃO pareciam constantes mas notavam-se mais com maiores intensidades de vento.
Se a velocidade fosse de 3 m/s a auriol marcava 2,4m/s.... 20% menos.

mas se tivesses um dia mais ventoso a Davis marcava 10 m/s a auriol marcaria uns 7m/s, 30 % a menos.

Isto não foi um estudo rigoroso, estes valores são apresentados como ilustração.

Quanto maior a velocidade, maior o erro.
-----
se a davis está a 4 km, não me parece seguro comparar ventos...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Pois, mas sempre tenho alguma estação com que me seguir, as outras das quais comparava dados estão a mais de 10km...

Obrigado ;)