Auriol Weather Station

• Thread starter Thread starter Mjhb
  • Data de início Data de início
O pluvio da Auriol em princípio não dá para calibrar (digo eu).

Agora digo-te, mais estranho que a diferença para o valor que calculaste, é uma leitura dar-te 7,5 mm e outra 8,2 mm :huh:

Esta Auriol é um mistério...pena já terem passado os 30 dias.

Era para mandar vir o módulo RF, mas para mandar vir um do USA com portes que ultrapassam o seu valor... ficou adiado até ter mais alguma coisa na lista das compras, entretanto quero ver se tiro as entranhas a uma campainha(do lidl) que também funciona a 433Mhz, pode ser que chegue a algum lado, com o arduino fico mais facilitado.

Estás a usar um cabo de telémóvel? cheguei a tentar usar um da nokia, não consegui... acabei por comprar um destes, sempre fica um pouco mais caro, mas serve para muito :)

Logo posto novidades se chegar a algum lado :lmao:

cumps.

Usaste que software para capturar os dados? O Hyperterminal não reconhece nada, tive que usar o 232 analyzer.. já tinha olhado para esses módulos no ebay, pois uso imenso max232 para ligar routers wireless, e estava à procura a uma alternativa ao cabo da siemens:)

A Leiritronica tem receptor 433.92mhz, mas custam 9.50€!!

Já tenho a explicação por não conseguir obter os dados por max232, tive a trocar uns email com o sujeito que descodificou o protocolo de comunicação, ele disse que não é possível receber os dados apenas com o max232 pois (pelo que percebi) os dados da Auriol não são emitidos pela linguagem comum nas portas de série. Deverá haver algo como um Arduino para poder passar os dados pela porta de série/usb...

Vou continuar a procurar formas mais acessíveis de enviar os dados para o PC, mas um arduino com um barómetro (é a única coisa coisa que falta) incluído a receber os dados por RF e enviar para um router DD-WRT..é uma boa forma de ter dados 24/7:)

Olá a todos. Aqui vai a minha apresentação filosófica de entrada no fórum.

Depois de uma má experiência com uma Huger WMR-918H (igual a Oregon Scientific WMR-918) comprada em 1999 por 77.805,00 Escudos (o equivalente a 526,16 Euros em 2010 mediante actualização pela taxa de inflação), desanimei.

Em Dezembro de 2009 ainda fui tentado pelo preço da Auriol do Lidl mas, ao ver que também só comunicava via rádio, desisti devido à má experiência anterior – via rádio nunca mais!

Deambulando pela 'net' à procura de algoritmos para o cálculo da Sensação de Calor (Heat Index), tropecei neste fórum um pouco antes de 2010-12-20, o dia Auriol-Lidl-2010. Incrível – um fórum mesmo em português!

E pensei: Quando for grande vou ter uma Davis-Vantage-Pro-Plus com ligação por fios (nada de comunicações via rádio); mas, por enquanto, vou 'brincar' mais uma vez, agora com uma Auriol que, por muito má que seja, não pode ser pior que as Oregon Scientific (pelo menos o antigo modelo WMR-918) mas a um décimo do preço – pelo preço da Huger podia simbolicamente ter comprado uma Auriol nova todos os anos!

O que é que eu espero do novo brinquedo?
- Obter uma ideia quantitativa do tempo que faz lá fora;
- Perceber como a máquina funciona;
- Trocar aprendizagens sobre o tempo e sobre a máquina.

Com este fórum e com esta Auriol penso que tenho a combinação acertada. Se tivesse uma Davis, ficava a ter uma melhor ideia quantitativa do tempo, mas perdia com certeza nos outros 2 pontos pois com uma Davis tudo parece funcionar bem: não há desconfianças; não há questões; não há dúvidas; não há ensaios; não há problemas para resolver – só há a contemplação dos números (quase) exactos que quantificam o tempo...

Está decidido: Um dia vou ter uma Davis para contemplação, mas vou continuar a ter uma Auriol (a mais barata do mercado) para investigação!

Cumprimentos,
J. Proença

Com este fórum e com esta Auriol penso que tenho a combinação acertada. Se tivesse uma Davis, ficava a ter uma melhor ideia quantitativa do tempo, mas perdia com certeza nos outros 2 pontos pois com uma Davis tudo parece funcionar bem: não há desconfianças; não há questões; não há dúvidas; não há ensaios; não há problemas para resolver – só há a contemplação dos números (quase) exactos que quantificam o tempo...

Está decidido: Um dia vou ter uma Davis para contemplação, mas vou continuar a ter uma Auriol (a mais barata do mercado) para investigação!

Cumprimentos,
J. Proença

Boas
Foi isso que me levou a comprar a PCE,por pouco mais do dobro do preço da Auriol,no entanto deu-me "gozo" fazer um RS caseiro, aprender um pouco de electronica para ventilar o RS...e mais umas coisitas...
Agora que o hobby está alcançado...resta-me olhar para os numeros:lmao::lmao:

Olá a todos. Aqui vai a minha apresentação filosófica de entrada no fórum.

(...)

Cumprimentos,
J. Proença

Subscrevo tudo o que disseste:)

Os 182mm sei que é impossivel...alguma interferência...

O lado do pluviometro mede 9.9cm, logo a área será 98.01cm que serão 0.009801m/2 certo?

Depois tem de me dar 10mm, peço desculpa pelos 11mm de há bocado...agora fiz de novo e deu me 8.2mm.

Alguém me pode explicar como se calibra o pluviometro da Auriol?

Obrigado

Como já descrevi em post anterior, tive oportunidade de comparar os valores da Auriol com os de um pluviómetro de copo. Os valores foram sempre muito semelhantes. Também não sei a exactidão do copo (comprei no Leroy Merlin). mas gostei de ver que os valores estavam sempre par a par com os da estação.
Único problema actual é que a estação "gripou" as mínimas! Quando consulto o histórico, nas mínimas só me aparece LL.L (temperatura e ponto de orvalho). Há alguma maneira de fazer reset ao histórico das temperaturas sem afectar os restantes itens?

Abraços

Recomendo a esperar uns dias para ver se há mais desenvolvimentos sobre a recepção de dados..

Em principio deverá ser um receptor 433.92mhz com modulação ASK e/ou OOK.

Podes ir acompanhando o desenvolvimento aqui..
http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1289953701/60

boas
gostava de saber se a voçes a humidade da auriol marca valores abaixo da real
tenho notado valores um pouco baixos quando dias de chuva:huh:
mesmo agora marca 32% hr e a 6km daqui a estaçao da meteocovilha marca 52 hr:(

boas
gostava de saber se a voçes a humidade da auriol marca valores abaixo da real
tenho notado valores um pouco baixos quando dias de chuva:huh:
mesmo agora marca 32% hr e a 6km daqui a estaçao da meteocovilha marca 52 hr:(
Estou a pouco mais de 1km da estação do Cabo Carvoeiro, às 23h nessa estação estava 67.6%, a minha Auriol marca 67%.. mas não chove.

Estou a pouco mais de 1km da estação do Cabo Carvoeiro, às 23h nessa estação estava 67.6%, a minha Auriol marca 67%.. mas não chove.

obrigado mas aqui tambem nao chove e estamos praticamente a mesma altitude entre a da covilha e aqui a minha estaçao e marca essa diferença toda:huh:
a da meteocovilha é uma oregon:angry:

Como já descrevi em post anterior, tive oportunidade de comparar os valores da Auriol com os de um pluviómetro de copo. Os valores foram sempre muito semelhantes. Também não sei a exactidão do copo (comprei no Leroy Merlin). mas gostei de ver que os valores estavam sempre par a par com os da estação.
Único problema actual é que a estação "gripou" as mínimas! Quando consulto o histórico, nas mínimas só me aparece LL.L (temperatura e ponto de orvalho). Há alguma maneira de fazer reset ao histórico das temperaturas sem afectar os restantes itens?

Abraços

Gabei o pluviómetro cedo de mais....ontem deu problemas...ontem quando consultei a estação tinha 89 mm de chuva acumulada!!! Hoje, tendo chovido, da parte da manhã, a estação acusava 0 mm às 19:00 horas! Estou com problemas. Nos últimos 3 dias tenho 98 mm acumulados na estação, quando no meu pluviómetro de copo, o total é de 22 mm. Algumas ideias?

Gabei o pluviómetro cedo de mais....ontem deu problemas...ontem quando consultei a estação tinha 89 mm de chuva acumulada!!! Hoje, tendo chovido, da parte da manhã, a estação acusava 0 mm às 19:00 horas! Estou com problemas. Nos últimos 3 dias tenho 98 mm acumulados na estação, quando no meu pluviómetro de copo, o total é de 22 mm. Algumas ideias?

O pluviómetro está completamente fixo?

Onde está o pluviometro? se estiver num poste alto com o mínimo de hipóteses de abanar com o vento terá de ser mudado.

Reparei que o meu por vezes dá 1 - 2mm, mas só dá esses valores nos dias o que o meu irmão joga à bola no quintal(o gajo bate sempre no poste, tem que treinar mais :lmao: )

Mas de resto, está sempre certo ou quase certo, o mais próximo está a 7Km, nessa distancia pode haver precipitações diferentes.