Auriol Weather Station

• Thread starter Thread starter Mjhb
  • Data de início Data de início
Gabei o pluviómetro cedo de mais....ontem deu problemas...ontem quando consultei a estação tinha 89 mm de chuva acumulada!!! Hoje, tendo chovido, da parte da manhã, a estação acusava 0 mm às 19:00 horas! Estou com problemas. Nos últimos 3 dias tenho 98 mm acumulados na estação, quando no meu pluviómetro de copo, o total é de 22 mm. Algumas ideias?

Interferências?

Interferências?

O pluviómetro está completamente fixo, numa estrutura de madeira e totalmente plana. Não abana com o vento. Interferências nunca tinha tido, se bem que tenho a estação ao lado de uma base de telefone sem fios e de um router. Vou mudar de sítio e vou testar o pluviómetro deitando um pouco de água. Vamos ver. Alguém sabe se é possível fazer reset ao histórico de temperaturas sem fazer reset aos outros dados?
Obrigado a todos.

O pluviómetro está completamente fixo, numa estrutura de madeira e totalmente plana. Não abana com o vento. Interferências nunca tinha tido, se bem que tenho a estação ao lado de uma base de telefone sem fios e de um router. Vou mudar de sítio e vou testar o pluviómetro deitando um pouco de água. Vamos ver. Alguém sabe se é possível fazer reset ao histórico de temperaturas sem fazer reset aos outros dados?
Obrigado a todos.

Penso que ao deitares água lá para dentro vai acumular 0mm na mesma... Experimenta tirares as pilhas da pluviometro e voltares a meter (isto se, não quiseres perder os dados da pluviosidade), se não, podes tirar as pilhas da consola e voltares a mete-las sem teres de andar a desmontar o pluviometro.

Para eliminares os extremos da temperatura basta premires "memory" mais de 3 segundos (até ouvires o sinal sonoro).

PS: Ao seguires o último procedimento escrito em cima, irás eliminar os extremos da temperatura, humidade e vento.

:thumbsup:

Penso que ao deitares água lá para dentro vai acumular 0mm na mesma... Experimenta tirares as pilhas da pluviometro e voltares a meter (isto se, não quiseres perder os dados da pluviosidade), se não, podes tirar as pilhas da consola e voltares a mete-las sem teres de andar a desmontar o pluviometro.

Para eliminares os extremos da temperatura basta premires "memory" mais de 3 segundos (até ouvires o sinal sonoro).

PS: Ao seguires o último procedimento escrito em cima, irás eliminar os extremos da temperatura, humidade e vento.

:thumbsup:

Obrigado Trovoadapower.

Tens razão: a água que coloquei não alterou a leitura. Amanhã retiro as pilhas.
Entretanto vi que o LIDL vai ter outra estação Auriol, só para temperaturas. Será que este sensor é compatível com a "nossa" Auriol?
O link é: http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.o.20110207.p.Estacao_Meteorologica

Obrigado Trovoadapower.

Tens razão: a água que coloquei não alterou a leitura. Amanhã retiro as pilhas.
Entretanto vi que o LIDL vai ter outra estação Auriol, só para temperaturas. Será que este sensor é compatível com a "nossa" Auriol?
O link é: http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c.o.20110207.p.Estacao_Meteorologica

Espere pelo dia, dirija-se à loja, e na caixa do produto dirá certamente a frequência da transmissão de dados, a da Auriol é 434mHz.;)

Espere pelo dia, dirija-se à loja, e na caixa do produto dirá certamente a frequência da transmissão de dados, a da Auriol é 434mHz.;)

Alem da frequência é necessário que o protocolo de comunicação seja compatível.

Sobre passar os dados para o pc, as novidades são poucas:

-O TFD já tem o protocolo de comunicação completo :)
http://www.tfd.hu/tfdhu/files/wsprotocol/auriol_protocol_v20.pdf
-Mas ele diz que não vai escrever o código para o Arduino, o mais provável é criar o seu próprio circuito. Estou tentando contactar os vários users do forum Arduino que estavam interessados neste projecto para saber de novidades.

No ebay existem arduinos clones vindos da china por 15€ c/portes..estou tentado em comprar um, mas vou esperar por mais novidades.

Mesmo que esse modelo da Auriol não seja compatível, podes sempre fazer um RS e meter lá esse sensor dentro e orientares-te pela consola de origem ;)

obrigado por essa informaçao e desculpa por ter estado a abrir outro tópico

pois e já dei uma espreitadela o que voce fez, mas assim faz um abrigo para o vento e eu nao queria é por isso que queria meter o termometro e o higrometro separados numa caixa com respiros e com os pratos

no axa boa ideia??

obrigado por essa informaçao e desculpa por ter estado a abrir outro tópico

pois e já dei uma espreitadela o que voce fez, mas assim faz um abrigo para o vento e eu nao queria é por isso que queria meter o termometro e o higrometro separados numa caixa com respiros e com os pratos

no axa boa ideia??

Pode fazer isso sim ou então ha outra maneira...comprar um sensor compatível com a Auriol e mete-lo dentro do abrigo ;)

Boa sorte :thumbsup:

e como é que é resgistado o indice de frio é pelo termometro?
e a pressao atmosférica onde está o aparelho? no anemometro ou na estaçao metreologica( no visor)??

mas nao será preciso ventilador vai ter um caixa e depopis os pratos á volta, é capaz de nao aquecer a caixa pois nao?

obrigado

e como é que é resgistado o indice de frio é pelo termometro?
e a pressao atmosférica onde está o aparelho? no anemometro ou na estaçao metreologica( no visor)??

mas nao será preciso ventilador vai ter um caixa e depopis os pratos á volta, é capaz de nao aquecer a caixa pois nao?

obrigado

O índice de frio, ou seja windchill relacionada a temperatura e a velocidade do vento ;)

Sim, o barómetro (medidor da pressão atmosférica) encontra-se na consola (visor)

Em relação aos pratos, eu não meti ventilador no meu...fiz só os pratos.

o problema é que quando for para mudar de pilhas tenho de tirar o anemometro e a caixa com os pratos, mas a estaçao oregon, tambem tem de se tirar quase tudo, para depois por as pilhas no é?

mas eu axo que é melhor por o termometro e o higrometro, separados por um fio que vai ter à caixa do anemometro, tambem no axas?

é que se eu for a por os pratos na caixa do anemometro vai fazer com que o vento depois nao opere de todos os lados, no é?

mas eu axo que é melhor por o termometro e o higrometro, separados por um fio que vai ter à caixa do anemometro, tambem no axas?

é que se eu for a por os pratos na caixa do anemometro vai fazer com que o vento depois nao opere de todos os lados, no é?[/QUOTE]

eu estou a tirar o termometro e o higrometro para outra caixa e vou colocar tb no abrigo que fiz com pratos, logo meto imagens como ficou

entao ades de meter aqui as fotos para eu ver mais ou menos como eu eide de fazer tambem,o higrometro estando na caixa do anemometro tambem nao regista valores certos porque tá a receber sol né??

posso utilisar cabo de telefone para ligar da caixa do anemometro até ao termometro e o higrometro né?

ACERCA DO PLUVIÓMETRO (1)

DADOS GERAIS

Marca: AURIOL / Referência: IAN 53922 / Modelo: H13726 / Versão: 08/2010
Pluviómetro H13726C / Consola H13726A
Manual de instruções H13726042010-5

Método: Contagem das oscilações de concha basculante para a qual é conduzida a chuva captada
Área de captação: Não declarada
Volume de balanço da concha basculante: Não declarado
(Assunto a ser desenvolvido em comunicado futuro.)

Comunicação com a consola: Via rádio sobre portadora de 434 MHz

Medições: Diária / Semanal / Mensal / Total
Seleccionáveis e reiniciáveis pela tecla [RAIN/CLEAR]
A inicialização do Total é independente da inicialização do conjunto Diário / Semanal / Mensal.
Por ser de inicialização independente, a função ‘Total’ permite contabilizar qualquer período que o utilizador pretenda (por exemplo, o verão de São Martinho, ou a quinzena de Santa Bárbara…)

Históricos: Últimos 6 dias / semanas / meses
Seleccionáveis pela tecla [RAIN/HISTORY]

Formato: Digital 4 dígitos + Diagrama 11 níveis em 7 colunas

Unidades: mm / in (1 in = 25,4 mm)
Seleccionáveis pela tecla posterior [RAIN UNIT]

Resolução digital: mm - décimas / in – centésimas
Resolução das medições: Não declarada

Precisão: Não declarada

A capitação diária é apurada às 24 horas locais (0 h ZONE).
Caso não esteja seleccionada no visor a hora 'ZONE' (tecla posterior [ZONE]), há que ter noção da diferença horária que possa ter sido introduzida relativamente à hora de referência.

A capitação semanal é apurada no fim de cada semana.
A semana considerada é de Domingo a Sábado (não é a da norma ISO-8601).
Há que ter correctamente introduzida a data na consola (tecla [CLOCK]).

A capitação mensal é apurada no fim de cada mês de calendário.
Há que ter correctamente introduzida a data na consola (tecla [CLOCK]).

A informação quantitativa em formato digital (mm e in) é apresentada truncada sem arredondamento mas a soma e o histórico são acumulados pelos valores de base.
Conclusão tirada pela verificação de um conjunto significativo de leituras.
Por exemplo (dia 1 + dia 2 + ... + dia 7 = semana):
Leituras reais mm – 17,2 + 17,0 + 17,0 + 0,7 + 8,5 + 8,5 + 8,5 = 77,5
Leituras reais in – 0,67 + 0,66 + 0,66 + 0,02 + 0,33 + 0,33 + 0,33 = 3,05
Prováveis valores de base subjacentes mm – 17,2527 + 17,0090 + 17,0090 + 0,7310 + 8,5045 + 8,5045 + 8,5045 = 77,5152
Correspondentes valores de base in – 0,6792401 + 0,6696456 + 0,6696456 + 0,0287795 + 0,3348228 + 0,3348228 + 0,3348228 = 3,0517792
(Assunto da precisão da medição a ser desenvolvido em comunicado futuro.)

Minorantes comparativamente a algumas outras estações meteorológicas correntes:
Não é apresentada informação sobre intensidade de precipitação;
A consola não disponibiliza saída de informação (por exemplo, para ligação a computador).

Cumprimentos,
J. P. Proença