ACERCA DO RELÓGIO (2)
(No seguimento do comunicado #
733 - página 49)
Introdução:
O presente comunicado constitui-se continuação do anterior em termos de considerações genéricas complementares e relato de verificações, relativamente à sincronização horária pelo sinal DCF-77, quando activada.
Local das verificações: Ilha do Pico, Açores (Latitude 38º 28' 19" Norte / Longitude 28º 21' 50" Oeste)
Diferença horária relativamente à Europa Central: -2 h
Hora oficial nos Açores: Decreto Legislativo Regional n.º 16/96/A de 1 de Agosto
Hora oficial em Portugal continental: Decreto-Lei n.º 17/96 de 8 de Março
Hora oficial na Madeira: Decreto Legislativo Regional n.º 6/96/M de 25 de Junho
Foi verificada a periodicidade das tentativas de sincronização na situação de insucesso da recepção: hora a hora, às X horas e 3 minutos.
Foi verificada a periodicidade das sincronizações subsequentes na situação de recepção bem-sucedida: dia a dia às 02:03 h e 03:03 h – hora do visor.
As sincronizações subsequentes a recepção bem-sucedida (às 02:03 h e 03:03 h), foram verificadas com hora local no visor (hora 'ZONE') e com hora DCF-77 no visor.
Com recepção anterior bem-sucedida e com hora local no visor (hora 'ZONE'), foi verificada a mudança automática de hora inverno/verão às 02:06 h correspondentes a 04:06 h DCF-77 (com salto de 02:05 para 03:06 h).
Conforme previsto, esta mudança ocorreu com 2 horas e 6 minutos de atraso relativamente à mudança oficial nos Açores (que acontece às 0 horas locais) mas sem qualquer influência na capitação diária da pluviosidade.
No caso de hora DCF-77 no visor (ensaio não efectuado), a mudança ocorreria também às 02:06 h, correspondentes a 00:06 h locais, e o atraso seria de, apenas, 6 minutos relativamente à mudança da hora oficial local.
Naturalmente que o utilizador pretende ter no visor a hora que estabeleceu como sua (por exemplo a hora local oficial) e não a hora da Europa Central, pelo que não deixa de ser estranho que, enquanto que a capitação diária da pluviosidade é apurada (e muito bem) às zero horas locais mesmo que a hora no visor não seja a hora local, no que diz respeito à sincronização horária ela é feita às horas do visor e não às horas DCF-77 – provavelmente o projectista da programação menosprezou as capacidades da máquina não considerando a hipótese da consola poder apanhar bem o sinal DCF-77 fora da Europa Central.
Durante a pesquisa de sinal horário DCF-77 foi verificada a perda de informação (provável suspensão da recepção) proveniente do anemómetro e indícios de que o pluviómetro suspende a emissão.
(Disponível na página 47 / #
692 um índice desta colecção de apontamentos.)