Auriol Weather Station

• Thread starter Thread starter Mjhb
  • Data de início Data de início
O nivel desta discussão está interessantíssimo.

Mas venho apresentar um fait-diver.
encontrei isto

http://www.bs-astro.com/pt/loja?pag...=shop.flypage&product_id=1250&category_id=145

eu conheço esta estação de algum sitio... esquisito .... onde terei eu já visto...????

123 euros? nem é cara.

bernardino

Pelo que julgo compreender, a máquina é produzida na China sob orientação da firma Kingsun a pedido de interessados, aparecendo no mercado sob várias marcas conforme os comercializadores.

Já encontrei as seguintes marcas:
- Auriol H13726
- Alecto WS-3500
- Balance RF-WS100
- Celestron 47009
- Hama EWS-1500
- Meteoscan
- Ventus W155

No caso da Auriol, trata-se de uma comercialização do Lidl por intermédio do importador Milomex.

-Alarme para mínimos e máximos da temperatura
-Alarme para mínimos e máximos da humidade
-Fases da Lua

:huh::huh:

Com um arduino resolves isso num instante:)

Auriol, RS, arduino e mais umas quantas coisas que ainda poderão surgir, mais valia comprar uma Davis :lmao:

:D

Auriol, RS, arduino e mais umas quantas coisas que ainda poderão surgir, mais valia comprar uma Davis :lmao:

O arduino e o receptor RF custaram 18€ no ebay c/portes (chineses, só podia..) e ficas com a vantagem que o arduino é completamente independente da estação, enquanto em mtas estações tens que ter a estação ligada ao PC.

Até há Davis que precisam de ter a estação ligada ao PC para receber os dados :D

Tenho estado aqui a ler esta thread e estou abismado com o vosso trabalho! :surprise:

Já vi as questões do fablept no fórum do Cumulus ;), espectáculo!
O dia que isto estiver a funcionar vão quadruplicar (no mínimo) o valor desta estação! :thumbsup:

Parabéns pelo estudo e esforço, até me deu vontade de ter uma Auriol! :w00t:

ACERCA DO RELÓGIO (2)
(No seguimento do comunicado # 733 - página 49)

Introdução:
O presente comunicado constitui-se continuação do anterior em termos de considerações genéricas complementares e relato de verificações, relativamente à sincronização horária pelo sinal DCF-77, quando activada.

Local das verificações: Ilha do Pico, Açores (Latitude 38º 28' 19" Norte / Longitude 28º 21' 50" Oeste)
Diferença horária relativamente à Europa Central: -2 h

Hora oficial nos Açores: Decreto Legislativo Regional n.º 16/96/A de 1 de Agosto
Hora oficial em Portugal continental: Decreto-Lei n.º 17/96 de 8 de Março
Hora oficial na Madeira: Decreto Legislativo Regional n.º 6/96/M de 25 de Junho

Foi verificada a periodicidade das tentativas de sincronização na situação de insucesso da recepção: hora a hora, às X horas e 3 minutos.

Foi verificada a periodicidade das sincronizações subsequentes na situação de recepção bem-sucedida: dia a dia às 02:03 h e 03:03 h – hora do visor.
As sincronizações subsequentes a recepção bem-sucedida (às 02:03 h e 03:03 h), foram verificadas com hora local no visor (hora 'ZONE') e com hora DCF-77 no visor.

Com recepção anterior bem-sucedida e com hora local no visor (hora 'ZONE'), foi verificada a mudança automática de hora inverno/verão às 02:06 h correspondentes a 04:06 h DCF-77 (com salto de 02:05 para 03:06 h).
Conforme previsto, esta mudança ocorreu com 2 horas e 6 minutos de atraso relativamente à mudança oficial nos Açores (que acontece às 0 horas locais) mas sem qualquer influência na capitação diária da pluviosidade.

No caso de hora DCF-77 no visor (ensaio não efectuado), a mudança ocorreria também às 02:06 h, correspondentes a 00:06 h locais, e o atraso seria de, apenas, 6 minutos relativamente à mudança da hora oficial local.

Naturalmente que o utilizador pretende ter no visor a hora que estabeleceu como sua (por exemplo a hora local oficial) e não a hora da Europa Central, pelo que não deixa de ser estranho que, enquanto que a capitação diária da pluviosidade é apurada (e muito bem) às zero horas locais mesmo que a hora no visor não seja a hora local, no que diz respeito à sincronização horária ela é feita às horas do visor e não às horas DCF-77 – provavelmente o projectista da programação menosprezou as capacidades da máquina não considerando a hipótese da consola poder apanhar bem o sinal DCF-77 fora da Europa Central.

Durante a pesquisa de sinal horário DCF-77 foi verificada a perda de informação (provável suspensão da recepção) proveniente do anemómetro e indícios de que o pluviómetro suspende a emissão.

(Disponível na página 47 / # 692 um índice desta colecção de apontamentos.)

Ainda preciso de resolver algumas coisas, mas já é melhor do que nada :lol:

As temperaturas tão altas, porque a estação está dentro de casa.

Boas
Bom progresso, já agora essa é a versão beta do cumulus?, é melhor do que a 1.9.0? é plug and play? Tem dado erros?

:surprise::surprise:

Os meus sinceros parabéns!! :uau:

Parece que o Cumulus não trabalha no Windows98, e para estas coisas só tenho o meu velho computador.
Vou ter que me arranjar... e vou precisar da ajuda de fablept.
Um Arduino; um receptor RF 433,92 MHz; talvez uma PEN para armazenamento; e perceber como é que se vai por tudo a funcionar...
Oh Auriol! Estamos lixados...

É preciso ter RS232 Data Logger (freeware) ligado, para fazer "download" dos dados:
http://www.eltima.com/products/rs232-data-logger/

Escolher no Cumulus a opção "EasyWeather.dat" e escolher o ficheiro easyweather.dat na pasta do freeware RS232. Mais nada :)

Mais plug and play do que isto, somente o autor do Cumulus adicionar a estação (o que espero que aconteça). Estou a usar a versão 1.9.1, ainda não estou mt dento do assunto do Cumulus para dizer qual é a melhor.

Ainda preciso de fazer mtas coisas, corrigir a situação dos dados do vento no arduino, adicionar o checksum (não é complicado), compreender o easyweather.dat para tornar 100% compatível com a estação. Erros? Talvez 1 em 200 transmissões, mas não tou a fazer ainda checksum.

@jpproença O Cumulus precisa do Net Framework..por isso é que não deve ser compatível com o W98, talvez com o 2000 já funcione (mas não confirmo)

Os dados de precipitação na estação é o total desde que o pluviómetro foi ligado, actualiza os dados a cada 37s. No Cumulus tenho duas opções que tenho que utilizar:

23 - rain in last hour (used as rain rate)

27 - rain last year (used as rain 'counter' to determine other totals)

Como voces acham que deva fazer estes cálculos?

Exemplo: Tenho 1.5mm acumulado, passado 10 minutos acumula mais 0.5mm, passado 20 minutos acumula mais 1.5mm..

Ora bem, resumindo um pouco a minha opinião sobre a nossa querida Auriol... pelo preço que ela custa e dada a sua qualidade estou bastante satisfeito com ela.

Os erros causados nos dados são absolutamente normais, pois a Estação não comunica através de fios e por isso basta uma interferência para a possibilidade de anomalia nos dados.

O meu pluviómetro tem sido constantemente sujeito a testes com o maior rigor possível para que a dados reportados por ele sejam de elevada qualidade.

O anemómetro foi sacrificado pela introdução de um Radiation Shield artesanal que eu fiz a pensar na qualidade das temperaturas reportadas pela minha estação.

Em relação à consola, gosto muito da interface dela (organização do visor), é bastante simples e com um visual (cor, forma) agradável.

Depois de já me ter desiludido algumas vezes com a Auriol, continuo satisfeito :)

Bons registos! :thumbsup: