Auriol Weather Station



Baldas

Cirrus
Registo
3 Jan 2012
Mensagens
4
Local
Valongo
Muitas Auriols foram vendidas nas últimas semanas na Europa, no mini-forum que criei para dar apoio às ligações ao PC (Arduino), as visitas ao forum aumentaram mais de 5x nas últimas 2 semanas.

Boas, estive a ver o teu e outros fóruns sobre a ligação ao Arduino.
Sabes com fazer a ligação via porta de rede e não porta USB?:huh:
Sabes que tipo de alteração é necessária fazer ao código do Arduino para efectuar tal ligação? Estas a pensar fazer essa implementação?:D

Obrigado
 

psantos

Cirrus
Registo
5 Jan 2012
Mensagens
3
Local
Mina
Boas, os membros que reportam erros têm wifi, ou antenas de comunicação na proximidade? quem mora na cidade quase decerteza que esses erros são causados por interferencias.\ estações mais caras tipo a davis vantage pro usam frequências duas vezes mais altas.
as frequencias 434 e 433 Mhz são muito comuns, pois são das poucas frequências livres(que podem ser usadas sem ser necessário licensa do estado).

Nao são assim tao livres como querem fazer crer essas frequências esta alocadas a radioamadores que tem por vezes nessas frequências equipamentos de dados ou telemetria com potencias muito superiores ás utilizadas pela estação, a faixa de frequência dessa banda atribuída aos radioamadores vai desde os 430 aos 440MHz.
Por isso as estações sofrem um pouco com interferências e não podemos reclamar pois essa banda é dos radioamadores pelo contrario eles é que se podem queixar à ANACOM se sofrem interferências das estações tendo nós de vir as desactivar caso isso suceda.

Cumprimentos
 

psantos

Cirrus
Registo
5 Jan 2012
Mensagens
3
Local
Mina
Não.
A unica coisa que poderia interferir é a Internet por Wireless, mas já tentei desligar e fazer o procedimento normal para voltar a detectar os aparelhos e nada...

A internet por Wireless não interfere pois são frequências muito distantes, senão vejamos a estação trabalha em 434MHz e o wireless trabalha em 2,4GHz logo é muito improvável que interfiram um no outro.

Cumprimentos.
 

psantos

Cirrus
Registo
5 Jan 2012
Mensagens
3
Local
Mina
Depende da probabilidade de caírem " coisas " no pluviometro, nomeadamente folhas de árvores, ......

No meu caso, na medida em que o pluviometro encontra-se no telhado com pouca ou nenhuma probabilidade de caírem folhas de árvores, ou outras " coisas " não coloquei o filtro.

Acima de tudo, depende de onde o mesmo está colocado.

Creio, também, que no caso do filtro estar colocado no pluviometro não deve de alterar em nada as medições, apenas poderá retardar, e em muito pouco, a queda das gotas de chuva para o próprio pluviometro.

Convém deixar colocado para a eventualidade de queda de granizo.

Cumprimentos
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas, estive a ver o teu e outros fóruns sobre a ligação ao Arduino.
Sabes com fazer a ligação via porta de rede e não porta USB?:huh:
Sabes que tipo de alteração é necessária fazer ao código do Arduino para efectuar tal ligação? Estas a pensar fazer essa implementação?:D

Obrigado

Boas..

Eu tive a ideia durante algum tempo..mas quando chega à parte de fazer scripts em PHP (ou outro) entalo completamente, pois não percebo nada do assunto. Tb preciso de um PC 24/7 para o sismometro, por isso tenho a estação lá usando o Cumulus.

Mas a parte de enviar os dados para a rede/net deve ser fácil, basta ter um cartão SD de meia dúzia de mb para guardar os dados e enviar por UTP (talvez) de x em x tempo para a net..agora o script não faço a minima :)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A Auriol hoje voltou a fazer-me das suas, 493mm acumulados durante a madrugada de hoje :lmao:

Mais um erro, provavelmente de interferências...
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
A Auriol hoje voltou a fazer-me das suas, 493mm acumulados durante a madrugada de hoje :lmao:

Mais um erro, provavelmente de interferências...

A minha também já me fez dessas...e no seguimento desse "fenómeno", deixava de registar a precipitação. Tinha de tirar e voltar a pôr as pilhas para que fizesse novos registos. Sugiro-te que verifiques/testes se o pluviómetro estará a registar a precipitação.

Cumprimentos
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boas,

Como agora tenho duas consolas e uma Estaçao Meteorologica, tenho as duas consolas em funcionamento.
Ontem observei que a rajada maxima obtida numa consola foi de 33,9Km/h e na outra foi de 38,9Km/h.

E ja nao é a primeira vez que isto acontece, pois num dia de vento de Nascente uma consola resistou 90Km/h e a outra registou 40Km/h , Mas o que é certo é que a estaçao meteororlogica da gafanha da nazaré (la crosse) resistou 90Km/h, bem isto só pode ter sido interferencias... Nunca estariam 90Km/h, mas sim 40Km/h.

Aqui está Geiras!

Abraço
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boa Tarde Pessoal!

A minha primeira Auriol acabei por deicha-la cair e ficou toda partida, e tambem andava sempre a fazer mudificaçoes nela e deu asneira.
E entao comprei uma nova e separei o termometro e o higrometro da caixinha e coloquei num RS, ficam aqui as fotos.

scaled.php


Aqui ficam as ligaçoes do higrometro e do termometro.
scaled.php


Aqui está o RS
scaled.php


Aqui fica o interior do RS
scaled.php


Tenho uma duvida:
Tem mal o RS oscilar com o vento??
É que da-me impressao que oscila um bocado com o vento...

Gostava de saber o que acham, aceitam-se propostas para um melhoramente se for nessecário.

Abraço!
 
Registo
16 Fev 2007
Mensagens
49
Local
Piracicaba
Bons dias a todos aqui!!. Bem, moro em Piracicaba, Estado de São Paulo no Brasil, e tenho boas noticias a voces que assim como eu, adiquiriram esta estação, mesmo que de fornecedores diferentes.
A mais de 8 anos, tenho como hobby, meteorológia e avião civil, e já fiz estudos e mais estudos sobre estações, anemometros, higrometros, etc.
bem, em primeiro lugar, vi usuários falando muito sobre a instação perfeita, e devo dizer que eles tem total razão.
1º reparem que a caixinha aonde fica o termo-higrometro da estação, tem os furos de ventilação e uma capa mais fina atraz, porem, aqui na américa do Sul, ela deve ficar rigorozamente apontada para o Sul, e no emisfério norte, para o Norte. ( assim vc evita que os raios solares penetrem nos sensores, e a leitura se torna mais real )
2º nunca se compara vento a mais de 25 metros de distância, pois cada lugar tem sua rajada, direção e media diferente, e muito menos tempeartura.
Vou explicar: A cada 300 pés, temos 1ºC a menos, e se não fizermos as contas da altitudo da estação a se verificar e comparar as temperaturas, tudo vai dar errado,
3º depende muito, mais muito mesmo do solo aonde a estação está instalada. Se for gramado, claro, a temperatura do ar é bem menor que telhados, asfalto, comcreto etc. ( lembren-se, o ar quente sempre sobe!!!! )
4º não é necessário fazer uma RS, ou abrigo qualquer para o termometro e nem o higrometro, pois a estação não passa de 1ºC de diferença. ( basta estar instalado corretamente, como disse a cima, ou seja... em caso de duvidas, aponte a haste e o braçod o anemometro para o Norte, no hemisfério sul, e para o Sul no hemisfério norte) e reparem a diferença.

Somente a pressão atmosférica pode ser calibrada com cartas do dia ou prognósticos, isso a nivel do mar. ( cada lugar tem sua altitude )
:thumbsup:
Tenho 2 anemometros, e um de mão, tenho 4 thermo-higrometro ( 2 em RS ) e dois espalhados pela casa. Essa estação, funciona bem, e é bem parata!!!!:surprise:

desculpem dos erros de escrita :confused:
 
Registo
16 Fev 2007
Mensagens
49
Local
Piracicaba
Bons dias a todos aqui!!. Bem, moro em Piracicaba, Estado de São Paulo no Brasil, e tenho boas noticias a voces que assim como eu, adiquiriram esta estação, mesmo que de fornecedores diferentes.
A mais de 8 anos, tenho como hobby, meteorológia e avião civil, e já fiz estudos e mais estudos sobre estações, anemometros, higrometros, etc.
bem, em primeiro lugar, vi usuários falando muito sobre a instação perfeita, e devo dizer que eles tem total razão.
1º reparem que a caixinha aonde fica o termo-higrometro da estação, tem os furos de ventilação e uma capa mais fina atraz, porem, aqui na américa do Sul, ela deve ficar rigorozamente apontada para o Sul, e no emisfério norte, para o Norte. ( assim vc evita que os raios solares penetrem nos sensores, e a leitura se torna mais real )
2º nunca se compara vento a mais de 25 metros de distância, pois cada lugar tem sua rajada, direção e media diferente, e muito menos tempeartura.
Vou explicar: A cada 300 pés, temos 1ºC a menos, e se não fizermos as contas da altitudo da estação a se verificar e comparar as temperaturas, tudo vai dar errado,
3º depende muito, mais muito mesmo do solo aonde a estação está instalada. Se for gramado, claro, a temperatura do ar é bem menor que telhados, asfalto, comcreto etc. ( lembren-se, o ar quente sempre sobe!!!! )
4º não é necessário fazer uma RS, ou abrigo qualquer para o termometro e nem o higrometro, pois a estação não passa de 1ºC de diferença. ( basta estar instalado corretamente, como disse a cima, ou seja... em caso de duvidas, aponte a haste e o braçod o anemometro para o Norte, no hemisfério sul, e para o Sul no hemisfério norte) e reparem a diferença.

Somente a pressão atmosférica pode ser calibrada com cartas do dia ou prognósticos, isso a nivel do mar. ( cada lugar tem sua altitude )
:thumbsup:
Tenho 2 anemometros, e um de mão, tenho 4 thermo-higrometro ( 2 em RS ) e dois espalhados pela casa. Essa estação, funciona bem, e é bem parata!!!!:surprise:

desculpem dos erros de escrita :confused:

esqueci rsrsr, aqui na ESALQ, escola de agricultura, temos 4 estações, das bens carinhas, a mais cara custa 5.000 reias, o que daria uns 2000 Euros, e todas tem grandes diferenças, até de 2 graus.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
esqueci rsrsr, aqui na ESALQ, escola de agricultura, temos 4 estações, das bens carinhas, a mais cara custa 5.000 reias, o que daria uns 2000 Euros, e todas tem grandes diferenças, até de 2 graus.


xxxxz.jpg


;)