Não sei se não será altura da ministra da agricultura começar a juntar a papelada para declarar junto da UE a seca meteorológica. Meses centrais do inverno e isto não leva nada bom caminho. Não se prevê chuva nos próximos 10 dias.
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. No continente porque nas ilhas a coisa até está muito entretida.
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. Farto deste tempo da treta sem precipitaçao, os campos ja começam a ficar secos em plena "Estaçao das chuvas"
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. Já não chove á 1 mês por aqui, 2005 está de volta, só pra isto é que este país é bom, efim
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. Aqui pelo noroeste a situação está difícil. Fotografia tirada esta tarde aqui bem perto:
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. a culpa é deste (des)governo anticiclonico! este fds fui na aldeia e tive que regar o jardim,pouca ou nehuma humidade ,tudo seco.
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. O que mais me irrita é a malta a dizer " Áh que sol tão bom! Sabe mesmo bem!" E de facto sabe mas esquecem-se que a comida que compram nos supermercados não é "inventada" nos armazéns dos mesmos, quando o preço das frutas/legumes/cereais um dia subirem a pique ai talvez raciocinem um pouco e pensem "Ah talvez a chuva faça falta"
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. Graças a deus ninguem manda no tempo e reina a divina vontade da mama terra
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. Como isto agora é ano sim ano sim... "Notícia" imprensa falsa 22/02/2012: Deviam começar já... que chuva pelo menos pra este ano está escasso!
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. a minha frustração é andar a ver cartas de 0+240h para ver se descubro precipitação. Não há nada. Ainda que as cartas comecem a mostrar alguma cedência das altas pressões. Estou curioso para ver a média de pressão atmosférica por exemplo para bragança no mês que terminou...
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. Fazendo uma análise desde o final de Março/início de Abril relativamente às regiões do sul é impressionante constatar os dias em que tivemos precipitação igual ou superior a 1mm. Nas minhas contas não deve de ir muito além de 4. O impressionante é que os dias nublados também não são muito mais. Isto diz bem deste domínio anti-ciclónico que vemos vivendo desde a Primavera. Em 2009, por exemplo, tivemos uma quebra do AA a meados de Dezembro e a partir daí foi chuva até final de Março. Vamos ver se desta nos calha parecido
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. Sim, nestas coisas convém ter alguma paciência... Longos periodos anticiclónicos são comuns na PI e ocasionalmente ocorrem no Inverno climático. Não deixa de ser preoocupante a ausência prolongada de chuva. Alguns anos secos começaram assim, a partir do momento em que a chuva marcou ausência na altura dita "certa". Por outro lado existem mais duas perspectivas. O anticiclone a impor-se cedo pode significar tal como referes a quebra a determinada a altura e uma mudança violenta de padrão, choques de massa de ar distintos, e por vezes abundante preciitação. Pode também dar origem a cenários que já vimos recentemente de entradas frias, eventos surpreendentes, mas que na beleza por vezes subjacente, acabam por não cntribuir muito para um saudável balanço hidrológico (então a Sul saberão bem o que estou a dizer). Veremos o que acontece... Mas sem tirar a gravidade que o título do tópico frisa, temos que ter a noção que este padrão não é, de todo, incomum por estas bandas.
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. O todo poderoso AA , Rei e Senhor,influenciando uma grande parte da Europa com pressões de 1045 hpa: Impressionante que mesmo a mais de 200 horas é só AA e mais AA...:assobio:
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. Como diz o Vitamos, não é de todo incomum este padrão nesta altura, mas não deixa de ser impressionante ver o AA todo poderoso, sempre com pressões ao centro acima dos 1035 hPa, ora mais a NW, ora mais a NE, mas sempre por perto da P.I., sempre a circundar as depressões, que se ficam para os lados dos Açores e Itália. Estivessemos nós no Verão e estaríamos aí com uma vaga de calor de proporções épicas... Tanta lestada junta... Até o mar parece mar de Verão (à parte da temperaturas): ondas quase nulas na costa ocidental...
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14. o que caracteriza o nosso outono e inverno é um padrão de chuvas espaçadas, as superfícies frontais. Períodos secos seguidos de períodos muito chuvosos afectam a actividade económica. No meu ponto de vista a seca está lançada. Ainda não saiu o resumo do mês de novembro para confirmar. Antevisão: A previsão mensal do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF) aponta para valores abaixo do normal, para as regiões centro e sul, na semana de 04/11 a 10/11 estendendo-se a todo o território na semana de 11/11 a 17/11. Nas semanas de 18/11 a 24/11 e de 25/11 a 01/12 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo. Desta forma será mais provável um aumento da área do território em situação de seca fraca.