Ausência prolongada de precipitação Novembro/Dezembro 2013

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Onde é que vais buscar esses valores ao site do IPMA, não vejo lá nada disso, apenas informação indisponível, e no relatório mensal está apenas a estação de Loulé !

Não é no site, é mesmo o IPMA que tem estes dados e foram cedidos por terceiros.
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Anticiclone até à eternidade! Pro ano chove! Nada é mais previsível que um anticiclone em cima. No natal continuamos com ele. Ao menos que viessem neblinas persistentes noutros locais fora do nordeste transmontano! Sempre dava para guardar alguma humidade.. Talvez com a componente mais atlântica propicie a persistência de neblinas, desde que o vento seja fraco.

Os pastos estão mais que comidos, é preciso deslocar os animais, lavrar a terra e regar dos poços para nascer algo que eles comam!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Porque pagamos os impostos noutros paises as entidades publicas disponibilisam

Penso que não entendeste o meu comentário... Os dados são disponibilizados publicamente... simplesmente referi uma estação que não entrou para um boletim climatológico por motivos que dirão respeito ao IPMA.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Há 15 dias atrás um amigo meu veio ter comigo a dizer-me que o Borda D'Água apontava precipitação só para Janeiro de 2014... na altura ri-me...obviamente...agora parece que os adeptos desse almanaque vão-se meter comigo ainda mais vezes!:D

Brincadeira à parte, o anticiclone está aí em toda a sua força, e os modelos continuam a adiar qualquer possível alteração do padrão...e não tarda nada chegamos ao fim do mês...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Anticiclone até à eternidade! Pro ano chove! Nada é mais previsível que um anticiclone em cima. No natal continuamos com ele. Ao menos que viessem neblinas persistentes noutros locais fora do nordeste transmontano! Sempre dava para guardar alguma humidade.. Talvez com a componente mais atlântica propicie a persistência de neblinas, desde que o vento seja fraco.

Os pastos estão mais que comidos, é preciso deslocar os animais, lavrar a terra e regar dos poços para nascer algo que eles comam!

É impressionante olhar para as cartas tanto do GFS como ECM! Daqui a nada já não sei o que é chuva ou simplesmente umas nuvens no céu. Posto isso penso que agora já só podemos por a hipótese de termos algo na última semana de Dezembro ou esperar por alguma surpresa após dia 15. Engraçado é que neste cantinho levamos com a influência do anti-ciclone de todos os lados, agora até mesmo estando centrado sobre a Europa Central/leste levamos com a sua influência.
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Re: Ausência prolongada de precipitação 2013-14.

Há 15 dias atrás um amigo meu veio ter comigo a dizer-me que o Borda D'Água apontava precipitação só para Janeiro de 2014... na altura ri-me...obviamente...agora parece que os adeptos desse almanaque vão-se meter comigo ainda mais vezes!:D

Brincadeira à parte, o anticiclone está aí em toda a sua força, e os modelos continuam a adiar qualquer possível alteração do padrão...e não tarda nada chegamos ao fim do mês...

É uma fonte pouco, mas muito pouco específica!!!:D

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
A previsão do Borda d' Água 2013 para o mês de Dezembro é a seguinte:

Dia 3 (Lua Nova) - Bom Tempo

Dia 9 (Quarto Crescente) - Chuva e Vento

Dia 17 (Lua Cheia) - Neve e Humidade

Dia 25 (Quarto Minguante) - Tempo Revolto

:D

Agora, já com a previsão do Borda d' Água 2014

Janeiro 2014

Dia 1 (Lua Nova) - Tempo revolto

Dia 8 (Quarto Crescente) - Tempo revolto

Dia 16 (Lua Cheia) - Chuva

Dia 24 (Quarto Minguante) - Tempo húmido

Dia 30 (Lua Nova) - Tempo encoberto

Fevereiro 2014

Dia 6 (Quarto Crescente) - Vento e trovoadas

Dia 14 (Lua Cheia) - Bom Tempo

Dia 22 (Quarto Minguante) - Tempo variado


Prontos, está publicada a previsão para o Inverno Climático tirada do Borda d'Água. Quanto ao Verão promete, o Borda d'Água promete muitas calmarias. :lol:

O Borda D'Água faz as suas previsões baseadas nas fases da lua e nos vários provérbios que existem, uma publicação que aborda o saber popular. O dito Borda d'Água previa um mês de Novembro seco, só no dia 3 é que dava chuva e vento, curiosamente nessa altura foi quando choveu nessa semana no Norte do país, a partir do dia 17 dava tempo frio mais um acerto. Agora cada um, acredite no que quiser, mas que o Borda d'Água é melhor que certas previsões isso é sem dúvida. Agora, toda a gente acredita em máquinas e muitas vezes esquecemos a sabedoria popular dos nossos avós, e esta última é bem melhor do que qualquer máquina que faça previsões.
 
Última edição:

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Ui!

Hoje é dia 7 ecobg como podemos já estar no final do mês?

Depois prever que esteja frio no inverno temperado no outono e quente no verão grande previsão uiui estou admirado :shocking: nunca pensei que fosse assim :thumbsup: devem ter bola de cristal

Dia 12 e 13 em príncipio vai chover :thumbsup: ao menos limpa as ruas que já estão a ficar cheias de porcarias dos cães no chão :lmao:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Os Astros e as Luas penso eu que abrangem todo o planeta, isso é certo mas penso que não devemos desprezar estes factores em conjunto com outras variaveis mais melhor conhecidas, alterando de forma incerta em conjunto a dinâmica atmosférica, mas sinceramente não acredito nessa previsão.
Até com a teoria da batata do simplesmente não acredito em 3 meses de Novembro muito chuvosos de seguida !

Do mesmo modo que disse que não acreditava em 4 anos seguidos (aqui) com Janeiro e Fevereiro secos, e começo a ter dúvidas disso !
 
  • Gosto
Reactions: trepkos

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Talvez não seja este o tópico indicado mas aqui vai uma questão:
Desde há 1 ou 2 dias que não consigo visualizar as saidas de precipitação do ECMWF a mais de 120 horas.
Alguêm sabe a razão?

Um abraço!