Avaria em estação Davis Vantage Pro2

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Desde o dia 4 de Agosto até ontem que a minha estação Davis Vantage Pro 2 estava a reportar dados erróneos relativamente à humidade (indicava 1%) e ao vento (indicava 0 km/h).

Descia-a do mastro e as pás do anemómetro rodavam sem qualquer impedimento e só não desmontei o higrómetro porque pensei logo que não valeria a pena e que seria uma avaria irreparável. Misteriosamente, ou talvez não, hoje o higrómetro e o anemómetro começaram a reportar valores consistentes com a realidade.
Na altura que desci a estação do mastro verifiquei se havia algum mau contacto nas ligações dos sensores, o que não acontecia. A única coisa que reparei é que na ficha de conexão dos sensores já existe pouca massa ou gel que vieram colocadas nas fichas.

Por isso, deduzo que o voltar ao funcionamento dos sensores se devia à alta humidade que caracterizou os últimos dias aqui no oeste (Torres Vedras).

A minha questão e o meu pedido de ajuda aos membros do fórum:
- Se será a falta de massa/gel nas fichas de conexão dos sensores (localizadas no interior da caixa estanque da estação) o motivo da avaria?

-Qual o gel/massa que devo utilizar para colocar nessas fixas de conexão?

-Outras sugestões ou outros motivos possíveis de avaria dos sensores?

Desde já bastante agradecido por todas as respostas!:thumbsup:

EDIT:
Hoje, ao final do dia quando os valores da humidade aumentaram, os valores registados diminuíram!!!!
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Aproveito para questionar se é a versão cablada ou wireless.

As minhas Vantage Pro2 são ambas wireless e nunca tive problemas desse género. O máximo que tive foi não recepção de dados durante umas semanas e vim a perceber que era problema na pilha ou entre a ligação da placa solar com o ISS, que depois se resolveu sozinho sem ser sido diagnosticado nada...
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Aproveito para questionar se é a versão cablada ou wireless.

As minhas Vantage Pro2 são ambas wireless e nunca tive problemas desse género. O máximo que tive foi não recepção de dados durante umas semanas e vim a perceber que era problema na pilha ou entre a ligação da placa solar com o ISS, que depois se resolveu sozinho sem ser sido diagnosticado nada...

É a versão wireless! O problema com a humidade continua. Aliás, quando no exterior aumenta a humidade, o valor reportado pela estação diminui! :lmao:
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Só por curiosidade, quanto pode custar a substituição do sensor de temperatura / humidade de uma Davis?
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Compra-se o sensor, depois é só dessoldar e soldar o novo na PCB :D
Segundo o meteocercal o custo do sensor anda à volta dos 10€ no eBay.

-> http://www.meteocercal.info/forum/Thread-Using-a-Sensirion-SHT1x-with-WeatherDuino-Pro2-system

Espera aí, tu és o man do meteocercal :lmao:


Update (3:04)

Parece que a Davis também teve versões com sensores separados (tipo o que a PCE usa)

-> http://www.wxforum.net/index.php?topic=8080.msg86803#msg86803

De qualquer maneira, a história é a mesma. Comprar, dessoldar, soldar :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: rbsmr

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Olá, boas CptRena

Yes, I'm :lmao:

Pois era aí que eu queria chegar: Ao comprar, dessoldar, soldar...

É verdade, o sensor utilizado nas actuais Davis, encontra-se fácilmente no eBay por menos de 10€, e segundo tenho ouvido dizer conprá-lo directamente num canal oficial Davis é uma "nota preta".

Fica assim o alerta para o rbsmr que se queixou de problemas no sensor da sua Davis.

Eu não tenho nenhuma Davis, tenho uma WeatherDuino Pro2... ;) que tambem utiliza um sensor dessa familia, na verdade a versão SHT21.

Cumprimentos
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Em primeiro lugar queria agradecer a todos os que leram o meu post e deixaram as suas opiniões.

Em segundo lugar estou tentado em seguir a recomendação do CptRena e do Werk_AG. Só que não tenho jeito para esse tipo de reparações a dessoldar e soldar.

Encontrei uma terceira via entre a "nota preta" da Davis (£ 135,00/150,00, ou seja, €168/€186) e a pechincha (bastante boa) sugerida pelo CptRena e Werk_AG. Esta terceira via custa £ 79 (aprox. €98):

http://www.ebay.co.uk/itm/Davis-Van...e_Garden_Weather_Stations&hash=item19f164719f

O que acham?
 
  • Gosto
Reactions: fsl

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Posso estar enganado, mas o que me parece é que o sensor fica fora do RS original, talvez dê para pô-lo lá dentro, não sei. Deves tentar perceber isso... ou terás de arranjar um outro RS.
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Convem centrar a atenção no Sensor HUM/TEMP , pois já tive que substitui-lo por duas vezes. O tempo de vida util em zonas de HUM elevada, normalmente não ultrapassa os 3 anos!...

Extremamente curioso !

Nesse caso ainda bem que as minhas estações estão ambas a mais de 27 km do mar, em ambientes de raros nevoeiros e salinidade...

Com tanto hábito em usar as Davis Vantage Pro2 nunca me tinha apercebido que tinha havido alguém até hoje com estes problemas.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Bah, algo se passa pelo Oeste, o meu sensor temp/hum deu o berro novamente; há um ano atrás já tinha sido 'reparado' agora está novamente ko: http://www.meteopt.com/forum/instru.../problema-com-temperatura-davis-vp2-7205.html.
Estou à espera que quem o me reparou diga algo, para saber se vale a pena tentar reparar novamente ou mais vale comprar um novo...

Das duas uma... Ou realmente o sensor tende a avariar ou então existe algum conflito de frequências na zona e o sinal acaba por ser interceptado e os dados deturpados...

Usas a versão americana ou europeia ? Torre de bombeiros ou polícia perto ? Pode parecer estranho, mas conheci casos de dados muito estranhos que se deviam a frequências coincidentes sempre em choque.
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Das duas uma... Ou realmente o sensor tende a avariar ou então existe algum conflito de frequências na zona e o sinal acaba por ser interceptado e os dados deturpados...

Usas a versão americana ou europeia ? Torre de bombeiros ou polícia perto ? Pode parecer estranho, mas conheci casos de dados muito estranhos que se deviam a frequências coincidentes sempre em choque.

Eu tenho a versão americana, não houve qualquer mudança na torre de bombeiros ou polícia, moro é a menos de 3km da praia, com muita humidade e vento...
Mas atenção, no meu caso só mesmo o "chip" do sensor foi substituído por um modelo superior há cerca de um ano.