
Piloto da Germanwings ficou fechado fora do cockpit antes da queda
O mistério em torno do fatídico voo da Germanwings adensa-se. De acordo com o "New York Times", um dos pilotos do Airbus A320 ficou fechado no exterior do cockpit. Tentou derrubar a porta. Sem êxito.
FOTO REUTERS/BEA
Caixa negra do avião da Germanwings já recuperada
A fonte de informação do
jornal norte-americano é um dos investigadores, tendo como base as informações constantes nas gravações áudio guardadas na caixa negra do aparelho.
O investigador, militar, começa por referir a existência de uma conversa "normal, branda", entre os dois pilotos, poucos minutos após a descolagem de Barcelona (o voo tinha como destino Dusseldorf).
Depois, o registo áudio indica que um dos pilotos abandonou a cabine e não conseguir regressar. Porquê? Os motivos estão por perceber, mas, e ainda de acordo com a fonte citada pelo "New York Times", o "piloto no exterior começou por bater levemente à porta e não houve resposta". Depois, prossegue, "bateu na porta com mais força e continuou sem haver uma resposta. Nunca houve uma resposta". E conclui: "Consegue-se ouvir ele a tentar derrubar a porta".
A conclusão que este investigador retira dos registos áudio já analisados é a de que "não se sabe a razão pela qual um dos pilotos saiu, mas que na fase final do voo o outro piloto está sozinho e não abre a porta".
Ainda que estas revelações sejam importantes, não são definitivas. As autoridades esperam que as gravações, ontem recuperadas, de uma das caixas negras continuem a dar mais pistas sobre as razões que levaram à queda do avião nos Alpes franceses.
FOTO GUILLAUME HORCAJUELO/EPA
Membro das equipas de resgate junto a um dos destroços do avião
Entretanto, só ao final da tarde de ontem é que as autoridades conseguiram começar a retirar, por helicóptero, os restos mortais dos passageiros do avião da Germanwings. Os destroços do Airbus A320 estão espalhados por uma área de quase quatro hectares de difícil acesso. As operações de resgate envolvem 400 polícias e militares e 300 bombeiros.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=4476084