(IN)SEGURANÇA AÉREA EM PORTUGAL
'Isto' foi 'lá fora'. O acidente nos Alpes. E como é cá?
1. Fui 'Oficial de Operações de Voo' numa das instituições em Tires - o Aero Club de Portugal - de 2008 a 2013. Onde são formados pilotos. Vários deles integram a TAP.
2. Também voava nessa instituição, no ultraleve Tecnam P96 e no Piper Cherokee Arrow PA 28 200 o Director da TAP. Era pois nosso sócio o Engº Fernando Pinto, e o filho.
3. Um dos directores actuais dessa instituição de Tires, piloto instrutor, e que foi um 'óptimo aluno' quando tirou o curso na Gestair, embora envolvido num acidente fatal na 'Praia da Aguda 15-12-2010 entrou inacreditavelmente para o curso de pilotos da TAP de 2013. Isto apesar do relatório do GPIAA que lhe aponta toda uma má gestão da situação de emergência a seguir a uma falha do motor. Uma coisa é ser bom aluno e/ou ter os amigos certos, outra é gerir uma situação difícil na vida real e não num exame ou no simulador.
4. Enviámos eu e mais elementos, a propósito, um mail ao Sr. Engº Fernando Pinto, que aparentemente desconhecia ter esse candidato tal 'background', e que me disse no mail de resposta ter enviado o caso para o gabinete de investigação. Nada mais soubemos e o tal elemento ao que consta prosseguiu para piloto da TAP.
5. Na verdade normalmente as 'major carriers' devem ter candidatos 'accident/incident free' mas não é o que se está a passar com a TAP. O GPIAA não tem papel mandatório nem se percebe a articulação que o INAC faça nestas situações.
6. Mais grave quando ouvimos que no mesmo curso TAP de 2013 foram admitidos dois irmãos - um para piloto outro para comissário de bordo - filhos da psicóloga ao serviço da TAP encarregue da avaliação psicológica no recrutamento, e que acabou assim por avaliar os próprios filhos.
7. A acrescentar que na instituição de Tires a que nos referimos, os examinadores que avaliam os alunos-piloto são os instrutores da própria instituição, pagos/empregados pela direcção, sendo que em 2013 os quatro elementos do 'hardcore' da direcção eram todos eles alunos-piloto. O secretário-geral, esse, escolheu até o instrutor/examinador com quem ia e foi fazer exame. E 'correu tudo bem'...