Aviação

Um Airbus A340 (Hi Fly) aterra na Antárctida

Um Airbus A340, propriedade da empresa de leasing Hi Fly, aterrou na Antárctida pela primeira vez na história, com o avião a ser utilizado regularmente para transportar cientistas, carga essencial - e "um pequeno número de turistas" - para o continente branco.

A viagem de ida e volta de 2 de Novembro de 2021 entre a Cidade do Cabo, África do Sul e o aeroporto de Wolf's Fang Runway Antarctica (WFR) foi operada por uma companhia portuguesa A340-300, o 9H-SOL - um A340-313HGW (Peso Bruto Elevado) com um peso máximo de descolagem de 275 toneladas. "Um avião que cumpre as suas promessas, sempre. Altamente fiável, confortável, com um excelente historial de segurança, a aeronave foi cuidadosamente escolhida para ter um bom desempenho neste ambiente extremo. O seu alcance excepcional e a redundância de 4 motores também o tornam ideal para este tipo de operação remota", disse Hi Fly numa declaração recontando o primeiro voo.

Nunca antes um A340 aterrou numa pista de gelo azul da Antárctida, diz o vice-presidente da Hi Fly, Carlos Mirpuri, que com a sua tripulação operou a viagem de 2.500 milhas náuticas com pouco mais de cinco horas de voo em cada sentido. A aeronave (que transportou 77 toneladas de combustível para ambos os voos e não pôde ser reabastecida) permaneceu no local durante menos de três horas do que as três horas planeadas. O WFR é um aeroporto de Categoria C, com uma pista de 3000 metros de comprimento - mas sem ajudas à navegação, com contacto visual requerido num raio de 20 milhas.

O avião anteriormente utilizado pela Iberia podia acomodar 36 passageiros na Classe Executiva e 218 na Classe Económica quando foi adquirido pela companhia de leasing, que o reconfigurou em 2020 como um "Preighter" para apenas 24 passageiros na Classe Executiva - sendo o resto do espaço dedicado à carga. A Hi Fly voa agora para a Antárctida em nome do White Desert, que dirige charters VIP; o A340 substitui um Gulfstream 550 para o serviço WFR.

Os dois primeiros voos para o continente gelado foram apenas para montar operações, diz o chefe da Hi Fly - uma empresa que se tornou famosa entre o público em geral por operar um Airbus A380 com uma estrebaria dedicada à protecção dos recifes de coral.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

https://hifly.aero/media-center/video-hi-fly-lands-first-ever-airbus-a340-in-antarctica/



air-journal_hifly-a340-antarctique%C2%A9Marc-Bow-Hi-Fly-3.jpg

air-journal_hifly-a340-antarctique%C2%A9Marc-Bow-Hi-Fly-1.jpg

air-journal_hifly-a340-antarctique%C2%A9Marc-Bow-Hi-Fly-4.jpg

air-journal_hifly-a340-antarctique%C2%A9Flightradar24.jpg
 

Em atualização​

Airbus A330 com destino a Cuba prepara aterragem de emergência em Lisboa​


image.jpg


Um avião que partiu de Lisboa com destino a Varadero, Cuba, está às voltas entre Sintra e Mafra, a preparar uma aterragem de emergência no Aeroporto de Lisboa.

O voo partiu às 16.36 horas e tinha aterragem prevista para as 20.40 horas.


Seguir aqui:


Neste momento, mais uma volta ( para queimar combustível certamente)

L0AA2iZ.jpg
ybGA2pO.jpg


Emergência médica? Ou outro problema? :unsure:


k4STJDr.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Está a dar na CNN, o avião estã com problemas no trem de aterragem, bombeiros já na pista, reforço de meios de socorro.
 
Na TV estão a dizer que o trem de aterragem não recolheu.

Sim, nesse caso menos mal, e partindo do princípio que o trem está tal e qual como quando descolou, antes isso do que não ter trem de aterragem, ou parte do trem... :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
E não há partidos nem aterragens neste período de tempo?

Pelo Flightradar24 vejo movimento no aeroporto, ainda agora aterrou um e estão outros a fazer-se à pista.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Aterragem está prevista para as 19h, proteção civil de Lisboa entrou em alerta laranja, e já tem meios pré-posicionados no aeroporto!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Estando o trem perfeitamente em baixo a 100 %, sem danos, aterra normalmente, apenas está a queimar/despejar combustivel para reduzir o peso, pois isto de aterrar com os tanques cheios pode dar muito mau resultado.