Biodiversidade

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Acho que sim, seria um boa ideia, que durante uns anos, a caça fosse proibida, nas áreas queimadas, e não só, eu falo pelo que vejo, assim que as espécies cinegéticas estão-se a reproduzir bem, como o coelho e a perdiz, e basta menos de 2 horas de um intenso "tiroteio" como foi aqui na minha zona no 1º dia da abertura da caça, e para isto para expemplificar que de forma massiva e sem consciencia conseguem matar o pouco que resta da nossa fauna.
Isto já para não falar que nesse mesmo dia, tive de chatear, com 4 caçadores que estavam aos tiros a cerca de 20 metros da minha casa e a 10 metros da casa do vizinho, e a resposta que eles me deram, foi que estava ali uma perdiz, pois secalhar se ela tivesse mesmo á porta de casa, vinham lá á mesma a tirar nela.
Eu estou com a minha quinta em conversão para o modo de produção biológico, e no inicio do verão, na época da nidificação da perdiz, tive uma que fez o seu ninho debaixo de uma nespereira minha, e lá ficou até levar os seus perdigotos á sua vida, e costumam dizer que elas depois regrassam com os seu filhos, ao local do ninho, e verdade ou não o que é certo, e que ao final da tarde, elas apareciam, cerca de umas 6 a 8 perdizes, jovens, e agora nem mais sinal delas, nem no meu terreno, nem por muito que se procure.
Visto o mei pomar servir de abrigo, muitas vezes no dias de caça, ás perdizes e coelhos, o que vou fazer é criar uma zona de não caça, pois em dias de caça, praticamente não posso sair á rua, e os chumbos até se ouvem a cair no telhado.

Outra coisa, falei com um casal de pessoas de Oliveira do Hospital, que ficaram com a sua quinta e animais tudo queimado, e quinta estava ao abandono á mais de 20 anos, e eles disseram-me que recolheram um enorme quantidade de invólucros(cartuxos vazios), porque mais uma vez, se nota e bem desde que acabaram com os guardas florestais, os caçadores são obrigados por lei a recolhe-los e não o fazem.
Se eles os recolhessem, levavam muito mais lixo para casa, do que peças de caça.
Aqui na minha zona, tenho notado um aumento significativo de coelhos, lembres e de todos os animais que são caçados com mais frequência, já à muito tempo que não via tantos coelhos e lembres a fugir pelos campos mas penso que nada mudou para haver mais espécies, tenho estranhado até, mas fico feliz. Só é pena a seca não estar a facilitar a vida destes pobres animais. Parece-me que agora a caça também não tem sido tão intensiva como em certas alturas e anos...
Cartuxos é o que não falta espalhados por aí, no outono, altura em que vou para os olivais dos meus familiares para a colha das azeitonas, vejo alguns e até mesmo quando faço alguns passeios por aí, concordo mesmo que deviam ser recolhidos, mas enfim, mesmo se fosse obrigatório por lei, ninguém andava por aí a fiscalizar os campos todos para ver se há cartuxos espalhados ou não. O que se deve fiscalizar, não é, quanto mais isso...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aqui na minha zona, tenho notado um aumento significativo de coelhos, lembres e de todos os animais que são caçados com mais frequência, já à muito tempo que não via tantos coelhos e lembres a fugir pelos campos mas penso que nada mudou para haver mais espécies, tenho estranhado até, mas fico feliz. Só é pena a seca não estar a facilitar a vida destes pobres animais. Parece-me que agora a caça também não tem sido tão intensiva como em certas alturas e anos...
Cartuxos é o que não falta espalhados por aí, no outono, altura em que vou para os olivais dos meus familiares para a colha das azeitonas, vejo alguns e até mesmo quando faço alguns passeios por aí, concordo mesmo que deviam ser recolhidos, mas enfim, mesmo se fosse obrigatório por lei, ninguém andava por aí a fiscalizar os campos todos para ver se há cartuxos espalhados ou não. O que se deve fiscalizar, não é, quanto mais isso...

Pois uma coisa, é certa o que faz falta também no nosso país, e pessoas que fiscalizem estas coisas, o mesmo também sucede com os incendios e despjos de lixos pelos campos e florestas, é sempre feio, ver os terrenos com cartuxos aos pontapés, e quando é o nosso próprio terreno pior ainda.

Pois é a seca tem afectado muito o abeberamento destas épecies, bem como, outras, uma coisa que eu tenho sempre na minha horta são dois tanques sempre cheio de água, e por dia são inúmeras as épecies de aves que lá param para descansar e beber água.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

WMeteo

Cumulus
Registo
18 Nov 2016
Mensagens
277
Local
Torres Vedras
Aqui na minha zona, tenho notado um aumento significativo de coelhos, lembres e de todos os animais que são caçados com mais frequência, já à muito tempo que não via tantos coelhos e lembres a fugir pelos campos mas penso que nada mudou para haver mais espécies, tenho estranhado até, mas fico feliz. Só é pena a seca não estar a facilitar a vida destes pobres animais. Parece-me que agora a caça também não tem sido tão intensiva como em certas alturas e anos...
Cartuxos é o que não falta espalhados por aí, no outono, altura em que vou para os olivais dos meus familiares para a colha das azeitonas, vejo alguns e até mesmo quando faço alguns passeios por aí, concordo mesmo que deviam ser recolhidos, mas enfim, mesmo se fosse obrigatório por lei, ninguém andava por aí a fiscalizar os campos todos para ver se há cartuxos espalhados ou não. O que se deve fiscalizar, não é, quanto mais isso...

@joralentejano, também tenho observado aqui pela minha zona (sul do concelho), particularmente aquando das voltas de bicicleta pelas estradas e caminhos rurais, coelhos, lebres e algumas aves. Actualmente, e em comparação com o passado, registou-se nitidamente uma diminuição da actividade da caça aqui na zona, pelo menos tenho memória que em outros tempos, essa mesma actividade era mais significativa.
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
130 MIL AVES SELVAGENS CAPTURADAS OU ABATIDAS ILEGALMENTE TODOS OS ANOS
27/10/2017


Todos os anos são capturadas ou abatidas ilegalmente cerca de 130 mil aves selvagens em Portugal, grande parte para consumo ou cativeiro.

Tendo em conta esta realidade, é importante relembrar que é proibido por lei capturar espécies não sinergéticas para consumo. Isto porque as aves são importantes controladores de pragas de insectos e o seu desaparecimento tem consequências negativas para a conservação da natureza.

Dados da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves indicam que 40% dos casos de captura e abate ilegal acontecem no Algarve. Os pintassilgos, os tentilhões e os pintarroxos ocupam o pódio das espécies de aves selvagens mais vendidas na Internet.

O que fazer então se se deparar com algumas destas infracções? A resposta em mais um vídeo Minuto Verde.


O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP.

Foto: via Creative Commons
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Acho que sim, seria um boa ideia, que durante uns anos, a caça fosse proibida, nas áreas queimadas, e não só, eu falo pelo que vejo, assim que as espécies cinegéticas estão-se a reproduzir bem, como o coelho e a perdiz, e basta menos de 2 horas de um intenso "tiroteio" como foi aqui na minha zona no 1º dia da abertura da caça, e para isto para expemplificar que de forma massiva e sem consciencia conseguem matar o pouco que resta da nossa fauna.
Isto já para não falar que nesse mesmo dia, tive de chatear, com 4 caçadores que estavam aos tiros a cerca de 20 metros da minha casa e a 10 metros da casa do vizinho, e a resposta que eles me deram, foi que estava ali uma perdiz, pois secalhar se ela tivesse mesmo á porta de casa, vinham lá á mesma a tirar nela.
Eu estou com a minha quinta em conversão para o modo de produção biológico, e no inicio do verão, na época da nidificação da perdiz, tive uma que fez o seu ninho debaixo de uma nespereira minha, e lá ficou até levar os seus perdigotos á sua vida, e costumam dizer que elas depois regrassam com os seu filhos, ao local do ninho, e verdade ou não o que é certo, e que ao final da tarde, elas apareciam, cerca de umas 6 a 8 perdizes, jovens, e agora nem mais sinal delas, nem no meu terreno, nem por muito que se procure.
Visto o mei pomar servir de abrigo, muitas vezes no dias de caça, ás perdizes e coelhos, o que vou fazer é criar uma zona de não caça, pois em dias de caça, praticamente não posso sair á rua, e os chumbos até se ouvem a cair no telhado.

Outra coisa, falei com um casal de pessoas de Oliveira do Hospital, que ficaram com a sua quinta e animais tudo queimado, e quinta estava ao abandono á mais de 20 anos, e eles disseram-me que recolheram um enorme quantidade de invólucros(cartuxos vazios), porque mais uma vez, se nota e bem desde que acabaram com os guardas florestais, os caçadores são obrigados por lei a recolhe-los e não o fazem.
Se eles os recolhessem, levavam muito mais lixo para casa, do que peças de caça.
Conheço essa reailidade, acompanho o meu avo a ir a caça desde os 4 anos.
Ate agora tirei uma grande conclusao:existem os caçadores e existem os matadores(seria o caso desses 4 "caçadores"). Os segundos que mencionei, não têm limites, nem uma mínima consideração pela natureza, não apanham os cartuchos e fazem o que for preciso para matar uma peça de caça (desde entrar em quintas, a atirar as peças quando ainda não abriu a época de caça...enfim), já os caçadores que têm algum respeito pela natureza, ficam contentes por ver uma certa peça de caça e não felizes por a matar sem lhe dar oportunidade.
Penso que seria uma boa medida, essa de suspender a caça em algumas áreas a norte do Tejo (nomeadamente a zona centro) por alguns anos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
130 MIL AVES SELVAGENS CAPTURADAS OU ABATIDAS ILEGALMENTE TODOS OS ANOS
27/10/2017


Todos os anos são capturadas ou abatidas ilegalmente cerca de 130 mil aves selvagens em Portugal, grande parte para consumo ou cativeiro.

Tendo em conta esta realidade, é importante relembrar que é proibido por lei capturar espécies não sinergéticas para consumo. Isto porque as aves são importantes controladores de pragas de insectos e o seu desaparecimento tem consequências negativas para a conservação da natureza.

Dados da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves indicam que 40% dos casos de captura e abate ilegal acontecem no Algarve. Os pintassilgos, os tentilhões e os pintarroxos ocupam o pódio das espécies de aves selvagens mais vendidas na Internet.

O que fazer então se se deparar com algumas destas infracções? A resposta em mais um vídeo Minuto Verde.


O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP.

Foto: via Creative Commons



Ainda não sei, como é que consigo ficar impressionado/ chocado, com este tipo de actos cometidos contras a aves em especial.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e Thomar

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Conheço essa reailidade, acompanho o meu avo a ir a caça desde os 4 anos.
Ate agora tirei uma grande conclusao:existem os caçadores e existem os matadores(seria o caso desses 4 "caçadores"). Os segundos que mencionei, não têm limites, nem uma mínima consideração pela natureza, não apanham os cartuchos e fazem o que for preciso para matar uma peça de caça (desde entrar em quintas, a atirar as peças quando ainda não abriu a época de caça...enfim), já os caçadores que têm algum respeito pela natureza, ficam contentes por ver uma certa peça de caça e não felizes por a matar sem lhe dar oportunidade.
Penso que seria uma boa medida, essa de suspender a caça em algumas áreas a norte do Tejo (nomeadamente a zona centro) por alguns anos.

Concordo plenamente contigo, e sim sei que existem esses caçadores "matadores" que costumam atirar em tudo o que mexe.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"Voltamos a partilhar, sim isto é uma vergonha!
O lobby agrícola espanhol das estufas e dos abacateirais intensivos têm livre circulação para fazer o que quiserem no Algarve e no país.
SOS SEQUEIRO SOS GUADIANA
Não queremos barragens que tornem o Guadiana igual ao Tejo e que sejam cartão verde para dizimar e arrancar o nosso património ancestral agroflorestal!
APERTAR COM OS IRRESPONSÁVEIS."







"#SOS ARRANQUE DE ÁRVORES CENTENÁRIAS DE SEQUEIRO em Sto Estevão, Tavira. (Novo)
Estão neste momento a ser destruídos mais 16 hectares de sequeiro ancestral numadas paisagens mais bonitas e antigas da zona. Este arranque soma-se aos 17 hectares extintos no Agosto passado naquela área.
Ao todo são 33 hectares nos quais se substitui património cultural e económico de sequeiro por monocultura intensiva de abacate.
Devido à agricultura intensiva recentemente instalada naquela freguesia, os furos de água estão a secar e as bocas de regante a perder pressão.
Algumas oliveiras e alfarrobeiras centenárias estão a ser levadas para serem vendidas "
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@Pedro1993 que vergonha. Isto é crime ambiental, são estas atrocidades que se fazem ás escondidas de toda a gente que vão moldando o País pela parte negativa.
Faz-me lembrar a brutal plantação de Eucalipto na região de Nisa e V.V.Ródão, são extensões inacreditáveis desta árvore ao serviço da Celtejo, Portucel etc. Mais do mesmo.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
@Pedro1993 que vergonha. Isto é crime ambiental, são estas atrocidades que se fazem ás escondidas de toda a gente que vão moldando o País pela parte negativa.
Faz-me lembrar a brutal plantação de Eucalipto na região de Nisa e V.V.Ródão, são extensões inacreditáveis desta árvore ao serviço da Celtejo, Portucel etc. Mais do mesmo.

É verdade é uma pena arrancar estas oliveiras e afarrobeiras centenárias, quando deviam de ser árvores que se deviam preservar e cuidar, e de certo modo até se conseguiam tirar rendimentos destas mesmas plantações mais antigas, pois a alfarroba como fruto seco típico da região algarvia, tem hoje em dia, muitos usos, como a doçaria, cozinha regioanal e até mesmo farinha para bolos e pães, e as oliveiras, é uma das árvores quase "mágicas", pois ele consegue produzir mesmo cheia de lenha seca, e ao fim de uns 20 ou 30 anos sem ser podada, e mesmo tapada de silvas até ao cima, e ela nunca se cansa de produzir os seus frutos, a azeitona da qual se consegue extrair o "ouro" tão precioso e saudável para a nossa alimentação.

É claro que depois com estes novos investimentos, porque não deixa de ser mais uma monocultura o nosso país acaba por perder o seu património arbóreo, para dar lugar a uma árvore da "moda", não quero com isto dasacreditar os abacates em sim, e o seus benefícios para a saúde, mas a acho que se as coisas fossem bem mais planeadas e estudadas, talvez hovesse lugar para os abacateiros sem estar a destruir estas magnificas árvores.

Mas pronto, pode ser que um dia, nós(ser humano) nos venhamos a arrepender desta destruição e desmatação que temos praticado nos ultimos anos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"3 meses depois do incêndio que destruiu 2/3 do pomar, as robustas estão a mudar de pele. Atenção que foram as que menos sofreram."







Grande capacidade de resistencia, deste tipo de plantas, é por isso é que elas são usdas como barreiras de contra-fogo.