Biodiversidade



WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Foto tirada recentemente na serra de Sintra.
Aranhiço com alguma dimensão.


Também existem alguns por aqui
a74464c5b2e9e90c5298cdce39e0f2aa.jpg
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Foto tirada recentemente na serra de Sintra.
Aranhiço com alguma dimensão.


Que engraçado eu tenho uma parecida (ou até mesmo igual) à da tua foto e à do WHORTAS no meu quintal desde há 2 semanas e meia (deve ser tempo delas).:D Vou aprender e postar fotos aqui no site e se conseguir coloco uma foto.
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Tubarão raro capturado em águas portuguesas



Tem uma longa distribuição geográfica, mas “não é muito frequentemente capturado devido às profundidades a que vive"


Uns investigadores portugueses capturaram, em agosto, junto à costa algarvia, “um tubarão com características pouco comuns”.

Trata-se de um macho da espécie tubarão-cobra, com cerca de 1,5 metros, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA.

"Este tubarão, um verdadeiro "fóssil vivo", possui um corpo longo e esguio e uma cabeça que lembra a de uma cobra. Apresenta também uma dentição muito particular, sendo a sua biologia e ecologia pouco conhecidas", explica, em comunicado, o IPMA.

Ainda de acordo com o comunicado, apesar de este animal ter uma vasta distribuição geográfica, ao longo de todo o Atlântico, "não é muito frequentemente capturado devido às profundidades a que vive".
https://sol.sapo.pt/artigo/587829/tubarao-raro-capturado-em-aguas-portuguesas
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Lembro-me de ver essas aranhas de jardim na casa dos meus pais quando era miúda. Uma amiga minha também as tinha no jardim de casa dela é "brincava" com elas na mão (não lhes fazia mal).

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

A minha está numa camélia muito perto do inicio do meu quintal.
É a primeira vez que vejo uma aranha destas.:)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mais uma coisa que não devia acontecer.

Pois, e ainda sendo as energias renováveis, "amigas do ambiente", os locais onde colocam os aerogeradores deviam de ser melhor selecionados de modo a tentar perturbar o mínimo possivel a migração, ou mesmo a passagem regular das aves.
Até porque não são só as grandes aves que são "ceifadas", muitas aves de pequeno porte também são apanhadas, a única diferença é que essas devem de ficar irreconheciveis.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Pois, e ainda sendo as energias renováveis, "amigas do ambiente", os locais onde colocam os aerogeradores deviam de ser melhor selecionados de modo a tentar perturbar o mínimo possivel a migração, ou mesmo a passagem regular das aves.
Até porque não são só as grandes aves que são "ceifadas", muitas aves de pequeno porte também são apanhadas, a única diferença é que essas devem de ficar irreconheciveis.

Embora pareça mais mediático os aerogeradores não são o pior problema, a colisão com cabos elétricos, ou a morte por eletrocução mata milhares de aves por ano. :(
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
“Catástrofe ambiental”: Milhares de peixes aparecem mortos nas águas do rio Tejo
Joana Almeida
15:51
O movimento ativista em defesa do rio Tejo (proTejo) alerta para a perda de qualidade das água do rio, que estão a levar à destruição da fauna e flora do Tejo, e afirma que estamos perante uma "catástrofe ambiental".

Milhares de peixes mortos estão a dar à costa no rio Tejo, em várias zonas na Vila Velha de Ródão e na barragem de Fratel e de Belver. O movimento ativista em defesa do rio Tejo (proTejo) alerta para a perda de qualidade das água do rio, que estão a levar à destruição da fauna e flora do Tejo, e afirma que estamos perante uma “catástrofe ambiental”.

A presença de milhares de peixes mortos nas margens do rio foi detetada no passado fim de semana. Mesmo depois da chuva ligeira, a água do rio continha uma espuma esbranquiçada e tinha uma tonalidade escura, segundo o movimento proTejo. Os ambientalistas acreditam que a poluição causada por empresas e a eutrofização das águas do rio possam explicar o aparecimento dos peixes à deriva.

Em carta remetida ao ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, o movimento proTejo diz que isto se trata de uma “catástrofe ambiental” e que “à poluição que chega de Espanha acrescem as contínuas descargas poluentes das celuloses de Vila Velha de Ródão que se acumulam até à barragem do Fratel”.

O movimento ambientalista pede, por isso, ao Governo o “incremento da intervenção da IGAMAOT [Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território] e da APA [Agência Portuguesa do Ambiente] de forma eficaz e determinada tendo em vista a deteção das origens e dos focos de poluição”. “Isto é inacreditável, inconcebível, inaceitável e intolerável”, afirmam.

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...-aparecem-mortos-nas-aguas-do-rio-tejo-230521
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Pedro1993