Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"Assim decorrem as intervenções na estrada municipal 535 que faz a ligação entre Santiago do Escoural e a estrada nacional 253. Estão a ser implementadas diversas medidas de mitigação para reduzir a mortalidade de anfíbios e micromamíferos, assim como a recuperação do pavimento. Desta forma espera-se tornar a estrada mais permeável a estas espécies permitindo que estas realizem as suas migrações/deslocações sem o risco de atropelamento. Aguardamos ansiosamente o regresso das chuvas para comprovarmos a sua eficácia"







Esperemos que a ideia seja aprovada pela "bicharada", no geral, pois assim, se evitam os atropelamentos, tão prejudiciais para numerosas espécies de animais.
 
Última edição:


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Espetacular, animais selvagens sem qualquer receio.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Efeitos da tempestade de neve na fauna. Camurças (Rupicapra pyrenaica) perto de La Molina (província de Gerona, Pirinéus Catalães):




Outro da mesma localidade:

 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
PS

O costume de envenenar animais continha entranhado na populacao... isso e as armadilhas a animais.

"O envenenamento é atualmente uma das maiores ameaças às espécies que se alimentam de cadáveres (espécies necrófagas) mesmo que apenas o façam ocasionalmente, como é o caso da águia-imperial-ibérica. Esta prática ilegal afeta também animais domésticos, podendo mesmo afetar seres humanos, e constitui um problema de saúde pública. O uso de venenos está muitas vezes associado às atividades cinegéticas e agropecuárias, decorrente do controlo ilegal de predadores silvestres ou de cães assilvestrados, e a conflitos entre pessoas."

http://www.lifeimperial.lpn.pt/pt/envenenamento-devido-a-uso-ilegal-de-venenos

 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
"O envenenamento é atualmente uma das maiores ameaças às espécies que se alimentam de cadáveres (espécies necrófagas) mesmo que apenas o façam ocasionalmente, como é o caso da águia-imperial-ibérica. Esta prática ilegal afeta também animais domésticos, podendo mesmo afetar seres humanos, e constitui um problema de saúde pública. O uso de venenos está muitas vezes associado às atividades cinegéticas e agropecuárias, decorrente do controlo ilegal de predadores silvestres ou de cães assilvestrados, e a conflitos entre pessoas."

http://www.lifeimperial.lpn.pt/pt/envenenamento-devido-a-uso-ilegal-de-venenos



Dos 3 distritos do pais com mais casos de envenenamento detectados, fico muito surpreendido com Viana do Castelo e com a ausência de Évora e Beja, no top 3. Castelo Branco já suspeitava que seria um caso dificil. Sinceramente não percebo qual a actividade suprema que possa levar ao grande nº de casos em Viana dos Castelo. A caça ali é essencialmente menor, fazem-se batidas a javali e alguma coisa a corço, eventualmente.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Dos 3 distritos do pais com mais casos de envenenamento detectados, fico muito surpreendido com Viana do Castelo e com a ausência de Évora e Beja, no top 3. Castelo Branco já suspeitava que seria um caso dificil. Sinceramente não percebo qual a actividade suprema que possa levar ao grande nº de casos em Viana dos Castelo. A caça ali é essencialmente menor, fazem-se batidas a javali e alguma coisa a corço, eventualmente.

Na zona de Viana do Castelo acredito que possa estar ligado a envenenamento de lobos em zonas próximas do Parque Nacional Peneda-Geres. :unsure:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Perdiz - Cabo Raso, Cascais.
Vou vendo com alguma frequência no PNSC.
Ha uns 2 anos atrás vi uma ave de rapina a perseguir uma perdiz, foi espectacular.


As perdizes também as avisto por aqui com alguma regularidade, mas ontem durante um caminhada, avistei um casal de faizões, esses já são um pouco mais raros de avistar.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Excelente exemplar de aroeira(Pistacia lentiscus L.), de porte já considerável, fica no terreno do meu vizinho, e que serve de "casa" a dezenas de aves, e que bastante me auxiliam, na minha quinta de agricultura biológica.
Aqui na zona, não conheço mais nenhuma aroeira deste porte, desde a seus primeiros ramos até ao final da copa, deve medir mais de 5 metros, isto já para não falar do diametro.
O meu vizinho quando era vivo, ainda a tentou matar, com recurso a herbicida, mas felizmente ela resistiu, e está de boa saúde.
Os melros são logo os primeiros a visitar as minhas pilhas de composto, á procura de minhocas.

29c41me.jpg
 

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Venho com este post apelar à disponibilização de alimentos para aves nos nossos quintais, em particular para os que residem nas zonas muito afetadas pelos incêndios de 2017. O fogo destruiu, como é sabido, imensos habitats, e as aves como tantos outros seres, estão a sofrer agora as consequências da falta de alimentos, e como se não bastasse estamos no inverno, o que piora a situação. Este ano dei-me até ao trabalho de comprar dióspiros e pendurá-los no meu diospireiro (já que a fome foi tanta que ficou tudo comido antes de Dezembro:D), as toutinegras parecem gostar da ideia, já as felosas preferem o dióspiro partido, para além disso fui recolhendo alguma fruta em 2017 que congelei, como amoras, figos, romãs, passas (os Piscos adoram passas) enfim as delicias de muitos. Por vezes em nossas casas, há sempre alguma fruta que se estraga, e até pão, no entanto há sempre quem os coma;)

Aumentei ainda a quantidade de sementes disponíveis, nomeadamente de girassol, milho e misturas de alpista, o girassol é o preferido, no entanto convém não abusar, porque muito girassol pode trazer problemas para a saúde das aves, pelo que tento também fazer alguma rotatividade das sementes, se bem que alguns não gostam lá muito da ideia:lol:, é sempre difícil fazer este controle, porque não podemos distinguir quem abusa e quem não abusa:rolleyes:
Comprei um comedor destes, mas os passarinhos não gostam dele para meu desespero.
O que devo fazer para os atrair?
COMEDOURO_EXTERI_4dfe8e9ab451e.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Comprei um comedor destes, mas os passarinhos não gostam dele para meu desespero.
O que devo fazer para os atrair?
COMEDOURO_EXTERI_4dfe8e9ab451e.jpg

Eu tenho visto pessoas que constroem os seus próprios alimentadores, com recurso a sobras de madeiras, e pelo que sei tem tido bons resultados, em termos de aves.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Comprei um comedor destes, mas os passarinhos não gostam dele para meu desespero.
O que devo fazer para os atrair?
COMEDOURO_EXTERI_4dfe8e9ab451e.jpg

Olá ct1gnd, ótima iniciativa. Por curiosidade, que sementes lá colocou?

Eu devo dizer-lhe que de início também não foi muito fácil atrair para aqui os bichinhos. Mas já lá vão mais de 2 anos que passei essa etapa. Não sei em que contexto reside, e digo isto porque na altura para mim foi mais fácil porque também tenho aqui alguns campos perto, mas tenho pessoas conhecidas e colegas que vivem no meio de ambientes mais urbanos e nem por isso deixam de ter as visitas assíduas de determinadas espécies.

Inicialmente comprei uma mistura de alpista, nabo, linhaça, milho-alvo (etc) e coloquei sobre uma mesa de jardim já danificada e também sobre um poço, os primeiros a detetarem as sementes como não podia deixar de ser foram os pardais, mais tarde vieram os chamarizes, os verdilhões, os chapins, os piscos, enfim vários... Só mais tarde e no fim de eu perceber que eles já conheciam os cantos à casa é que coloquei alguns comedouros. De início fiz 2 muito simples, comprei 2 colheres de pau 2 garrafas plásticas de sumo e foi só furar e colocar lá as colheres, a adesão foi muito boa. Agora comprei 2 suportes para pendurar vasos e coloquei lá girassol com outras sementes misturadas, aparentemente não querem outra coisa, porque os suportes são largos e vão lá aos 2 e 3 ao mesmo tempo, mas confesso que não são soluções muito práticas para o tempo de chuva.

Aquilo que acho que é importante reter, é que de início convém mesmo colocar as sementes bem à mostra e sem grandes complicações, e então depois avançar com os comedouros, no entanto pode manter as duas situações em simultâneo, ou seja colocar as sementes bem à mostra mas também dentro do comedouro;)

Cada espécie tem uma preferência alimentar, umas mais distintas que outras, quanto mais variedade for colocando à disposição, à partida mais aves atrai, uns gostam de girassol, outros de girassol descascado, uns de milho inteiro, outros de milho partido, outros de fruta, alguns de amendoins:lol:, toda uma panóplia de alimentos. O mais complicado é arranjar insetos para as espécies insectívoras:hmm:.

Uma coisa que é importante também, é junto do alimento disponibilizar água! Tive algumas aves que vinham ao meu quintal mais para beber e tomar banho do que propriamente para comer :)

Fico à espera dos registos das suas primeiras espécies atraídas:thumbsup:!

Deixo aqui alguns vídeos interessantes do tema :



 
Última edição:

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Olá ct1gnd, ótima iniciativa. Por curiosidade, que sementes lá colocou?

Eu devo dizer-lhe que de início também não foi muito fácil atrair para aqui os bichinhos. Mas já lá vão mais de 2 anos que passei essa etapa. Não sei em que contexto reside, e digo isto porque na altura para mim foi mais fácil porque também tenho aqui alguns campos perto, mas tenho pessoas conhecidas e colegas que vivem no meio de ambientes mais urbanos e nem por isso deixam de ter as visitas assíduas de determinadas espécies.

Inicialmente comprei uma mistura de alpista, nabo, linhaça, milho-alvo (etc) e coloquei sobre uma mesa de jardim já danificada e também sobre um poço, os primeiros a detetarem as sementes como não podia deixar de ser foram os pardais, mais tarde vieram os chamarizes, os verdilhões, os chapins, os piscos, enfim vários... Só mais tarde e no fim de eu perceber que eles já conheciam os cantos à casa é que coloquei alguns comedouros. De início fiz 2 muito simples, comprei 2 colheres de pau 2 garrafas plásticas de sumo e foi só furar e colocar lá as colheres, a adesão foi muito boa. Agora comprei 2 suportes para pendurar vasos e coloquei lá girassol com outras sementes misturadas, aparentemente não querem outra coisa, porque os suportes são largos e vão lá aos 2 e 3 ao mesmo tempo, mas confesso que não são soluções muito práticas para o tempo de chuva.

Aquilo que acho que é importante reter, é que de início convém mesmo colocar as sementes bem à mostra e sem grandes complicações, e então depois avançar com os comedouros, no entanto pode manter as duas situações em simultâneo, ou seja colocar as sementes bem à mostra mas também dentro do comedouro;)

Cada espécie tem uma preferência alimentar, umas mais distintas que outras, quanto mais variedade for colocando à disposição, à partida mais aves atrai, uns gostam de girassol, outros de girassol descascado, uns de milho inteiro, outros de milho partido, outros de fruta, alguns de amendoins:lol:, toda uma panóplia de alimentos. O mais complicado é arranjar insetos para as espécies insectívoras:hmm:.

Uma coisa que é importante também, é junto do alimento disponibilizar água! Tive algumas aves que vinham ao meu quintal mais para beber e tomar banho do que propriamente para comer :)

Fico à espera dos registos das suas primeiras espécies atraídas:thumbsup:!
Obrigado @Mr. Neves pelos videos e também pelas sugestões.
Eu vivo num meio rural, uma pequena aldeia na Serra da Estrela. Talvez por terem muita escolha de comida aqui pelos campos, não os consigo atrair.
Coloquei aquelas misturas para pássaros de gaiola, mais concretamente mistura de canários. Foi aquilo que eu pensava ser um manjar para eles, mas que não passa de uma desilusão.
Hoje coloquei uma tabua muito fina por baixo do comedouro, pois da-me a sensação que não tenham muito espaço para se pendurarem.
Coloquei várias semente também na tábua, na esperança de avistarem mais rapidamente a comida.
Quero desde já agradecer os videos que colocou, passei uma horita boa a vê-los. Tem também boas sugestões para quem gostar de bricolage.
Quanto á água, tenho 2 lagos e vejo no verão eles irem lá beber.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Obrigado @Mr. Neves pelos videos e também pelas sugestões.
Eu vivo num meio rural, uma pequena aldeia na Serra da Estrela. Talvez por terem muita escolha de comida aqui pelos campos, não os consigo atrair.
Coloquei aquelas misturas para pássaros de gaiola, mais concretamente mistura de canários. Foi aquilo que eu pensava ser um manjar para eles, mas que não passa de uma desilusão.
Hoje coloquei uma tabua muito fina por baixo do comedouro, pois da-me a sensação que não tenham muito espaço para se pendurarem.
Coloquei várias semente também na tábua, na esperança de avistarem mais rapidamente a comida.
Quero desde já agradecer os videos que colocou, passei uma horita boa a vê-los. Tem também boas sugestões para quem gostar de bricolage.
Quanto á água, tenho 2 lagos e vejo no verão eles irem lá beber.
Cada vez mais acho que é uma questão geográfica. Em S Pedro de Moel há um alojamento local onde o proprietário colocou apenas uns comedouros simples que ia enchendo de sementes. Vi tanta ave em tão poucos minutos, quase indiferentes à minha presença, que fiquei maravilhado.