Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Cada vez mais acho que é uma questão geográfica. Em S Pedro de Moel há um alojamento local onde o proprietário colocou apenas uns comedouros simples que ia enchendo de sementes. Vi tanta ave em tão poucos minutos, quase indiferentes à minha presença, que fiquei maravilhado.

Pois por vezes pensamos que em zonas rurais conseguimos observar muitas espécies de aves, em principio sim, mas é nos jardins das cidades, principalmente junto de rios, que se observam inúmeras espécies de aves, porque elas se concentram mais num só local, que lhes serve alimentação e água em abundância, enquanto que nas zonas rurais elas se disperçam por várias zonas.
Ainda esta tarde observei aqui um casal de pintassilgos, que resolveram descansar um pouco no arame de estende a roupa.
 


ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Pois por vezes pensamos que em zonas rurais conseguimos observar muitas espécies de aves, em principio sim, mas é nos jardins das cidades, principalmente junto de rios, que se observam inúmeras espécies de aves, porque elas se concentram mais num só local, que lhes serve alimentação e água em abundância, enquanto que nas zonas rurais elas se disperçam por várias zonas.
Ainda esta tarde observei aqui um casal de pintassilgos, que resolveram descansar um pouco no arame de estende a roupa.
Pois, também acho que é assim. Aqui tem muito local para procurarem comida.
Porem na primavera, cada arvore aqui do jardim, tem um ninho.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Pedro1993

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
eu acho que os animais como os pássaros evitam elementos novos mesmo que tenham comida e se forem coloridos ainda pior, em minha casa tenho um medronheiro um diospireiro e uma azevinho que são do deleite da passarada, já vi um pisco a roubar comida de gato que tenho para uns vadios
Eu escolhi este modelo por ser verde e se adaptar bem ao jardim.
Também tenho um diospireiro que assim que ficam maduros eles deliciam-se.
Medronheiro já andei a ver se conseguia arranjar algum, mas não consigo por estes lados.
Por acaso alguém tem que possa dispensar?
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Obrigado @Mr. Neves pelos videos e também pelas sugestões.
Eu vivo num meio rural, uma pequena aldeia na Serra da Estrela. Talvez por terem muita escolha de comida aqui pelos campos, não os consigo atrair.
Coloquei aquelas misturas para pássaros de gaiola, mais concretamente mistura de canários. Foi aquilo que eu pensava ser um manjar para eles, mas que não passa de uma desilusão.
Hoje coloquei uma tabua muito fina por baixo do comedouro, pois da-me a sensação que não tenham muito espaço para se pendurarem.
Coloquei várias semente também na tábua, na esperança de avistarem mais rapidamente a comida.
Quero desde já agradecer os videos que colocou, passei uma horita boa a vê-los. Tem também boas sugestões para quem gostar de bricolage.
Quanto á água, tenho 2 lagos e vejo no verão eles irem lá beber.

Essa mistura para canários é a preferida dos pardais, dos chamarizes (primos afastados dos canários), de alguns piscos, dos verdilhões (estes perferem claramente o girassol e niger - que ainda não consegui encontrar). Há outras espécies que comem por vezes a alpista dessa mistura, é o caso das rolas, dos chapins, de algumas toutinegras-de-barrete-preto no inverno, e quem sabe outras espécies, mas aqui e depois dos incêndios parece que tive uma redução da diversidade de aves.

Dê algum tempo, e coloque essa mistura bem à mostra, eles hão de passar e descobrir, entretanto não sei se os lagos são muito profundos, no caso de serem não vão conseguir lá tomar banho. Se puder arranje um pouco de girassol e fruta, certamente atrairá mais espécies. Tanto quanto sei essa zona de Gouveia e da Serra da Estrela em geral tem uma grande biodiversidade em termos de aves, por isso certamente hão de chegar até ao seu quintal, até já vi registos aí por Gouveia dos famosos abelharucos (uma ave migratória). Por vezes é um processo moroso, mas eles acabam por vi.

Há aves que não são muito recetivas aos comedouros, talvez até associem a algo perigoso, tenho um exemplo muito concreto, no qual deixei suspenso no meu diospireiro vários dias, um dióspiro com outras variedades de fruta num suporte de vaso e eles recusaram-se a ir lá. Preferem que eu os pendure, como se a árvore continuasse a dar fruta:D. Enfim alimentar os pássaros é um processo que requer paciência e várias tentativas. Relativamente às cores que o @camrov8 falou não conheço nenhuma teoria que o confirme, no entanto acredito piamente que eles prefiram comedouros de cores mais mortas e da cor da vegetação do que de cores aberrantes que os denunciem logo ao seu pouso, até porque as aves têm um poder visual muito superior a nós, o mundo deles é muito mais colorido:D!

Medronheiro também não tenho, e por acaso também já não vejo à venda há muito tempo, talvez haja alguém a vender aí pela net. No meu quintal coloquei já alguns mirtileiros há umas semanas, espero poder atrair para lá as toutinegras:malandro:.

Relativamente à distribuição das aves, bom, de facto, parece-me que em meio rural como era de esperar elas se dispersam mais, os terrenos de cultivo atraem muitas espécies, no entanto por vezes é um erro pensar que elas gostam dessas zonas cultivadas, ou melhor, há agricultores indecentes e que por vezes revelam o cúmulo da estupidez humana de criar formas de espantar/impedir/matar as aves, tenho aqui um senhor bem perto que detesta que eu atraia as aves para o meu quintal ( e eu ralado com isso:lmao:), reparem bem que o senhor decidiu até colocar umas redes em torno do cebolo, porque diz que a passarada lho come, bem eu não sabia que havia aves ruminantes, mas há doidos para tudo...

Mas concordo com o @Pedro1993, quando diz que nos jardins das cidades e rios as aves se concentram mais, isso é pura verdade, a pressão ambiental das infraestruturas das cidades assim os obriga, os estuários são exemplo disso, ou eram, o do Tejo está cada vez mais ameaçado.

Vá dando notícias:thumbsup:
 

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Essa mistura para canários é a preferida dos pardais, dos chamarizes (primos afastados dos canários), de alguns piscos, dos verdilhões (estes perferem claramente o girassol e niger - que ainda não consegui encontrar). Há outras espécies que comem por vezes a alpista dessa mistura, é o caso das rolas, dos chapins, de algumas toutinegras-de-barrete-preto no inverno, e quem sabe outras espécies, mas aqui e depois dos incêndios parece que tive uma redução da diversidade de aves.

Dê algum tempo, e coloque essa mistura bem à mostra, eles hão de passar e descobrir, entretanto não sei se os lagos são muito profundos, no caso de serem não vão conseguir lá tomar banho. Se puder arranje um pouco de girassol e fruta, certamente atrairá mais espécies. Tanto quanto sei essa zona de Gouveia e da Serra da Estrela em geral tem uma grande biodiversidade em termos de aves, por isso certamente hão de chegar até ao seu quintal, até já vi registos aí por Gouveia dos famosos abelharucos (uma ave migratória). Por vezes é um processo moroso, mas eles acabam por vi.

Há aves que não são muito recetivas aos comedouros, talvez até associem a algo perigoso, tenho um exemplo muito concreto, no qual deixei suspenso no meu diospireiro vários dias, um dióspiro com outras variedades de fruta num suporte de vaso e eles recusaram-se a ir lá. Preferem que eu os pendure, como se a árvore continuasse a dar fruta:D. Enfim alimentar os pássaros é um processo que requer paciência e várias tentativas. Relativamente às cores que o @camrov8 falou não conheço nenhuma teoria que o confirme, no entanto acredito piamente que eles prefiram comedouros de cores mais mortas e da cor da vegetação do que de cores aberrantes que os denunciem logo ao seu pouso, até porque as aves têm um poder visual muito superior a nós, o mundo deles é muito mais colorido:D!

Medronheiro também não tenho, e por acaso também já não vejo à venda há muito tempo, talvez haja alguém a vender aí pela net. No meu quintal coloquei já alguns mirtileiros há umas semanas, espero poder atrair para lá as toutinegras:malandro:.

Relativamente à distribuição das aves, bom, de facto, parece-me que em meio rural como era de esperar elas se dispersam mais, os terrenos de cultivo atraem muitas espécies, no entanto por vezes é um erro pensar que elas gostam dessas zonas cultivadas, ou melhor, há agricultores indecentes e que por vezes revelam o cúmulo da estupidez humana de criar formas de espantar/impedir/matar as aves, tenho aqui um senhor bem perto que detesta que eu atraia as aves para o meu quintal ( e eu ralado com isso:lmao:), reparem bem que o senhor decidiu até colocar umas redes em torno do cebolo, porque diz que a passarada lho come, bem eu não sabia que havia aves ruminantes, mas há doidos para tudo...

Mas concordo com o @Pedro1993, quando diz que nos jardins das cidades e rios as aves se concentram mais, isso é pura verdade, a pressão ambiental das infraestruturas das cidades assim os obriga, os estuários são exemplo disso, ou eram, o do Tejo está cada vez mais ameaçado.

Vá dando notícias:thumbsup:
Obrigado por toda a informação prestada.
Vou tentar arranjar girassol e niger. Nunca tinha ouvido falar deste ultimo.
Tambem tenho um vizinho que na altura das cerejas, cobre a cerejeira com uma rede fina para os passarinhos não lhe comerem uma cereja. E posso dizer que a arvore é bem grande. Enfim são mentalidades.
Vamos aguardar a ver se eles se habituam.
E se por acaso alguem que tenha um medronheiro, o poder dispensar, agradeço, pois por aqui é dificil.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Obrigado por toda a informação prestada.
Vou tentar arranjar girassol e niger. Nunca tinha ouvido falar deste ultimo.
Tambem tenho um vizinho que na altura das cerejas, cobre a cerejeira com uma rede fina para os passarinhos não lhe comerem uma cereja. E posso dizer que a arvore é bem grande. Enfim são mentalidades.
Vamos aguardar a ver se eles se habituam.
E se por acaso alguem que tenha um medronheiro, o poder dispensar, agradeço, pois por aqui é dificil.

Os medroneheiros vende-se em alguns viveiros, aliás alguns até os vendem em tabuleiros com cerca de 25 cm, é claro que demoram algum tempo para entrar em produção, o que é o chamativo para as aves, mas é melhor porque se adaptam logo ao terreno, eu o ano passado plantei alguns com mais de 50 cm e secaram, mas agora estão a rebentar novamente por baixo.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


O destaque não é só para esta bela garça-real, mas sim, para as aplicações de glifostato, que "varrem" o nosso país de norte a sul, aqui em Torres Novas, até já vi aplicarem em passeios calectados, junto ao rio, com os patos, logo ali encostados, na bordas do rio.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Hoje depois de mais uma caminhada, vi de perto, dezenas de hectares totalmente desmatados, com recurso a grades de dscos, tendo em conta que os terrenos são de encosta, assim que chover com alguma intensidade, criando assim muita erosão de solos, isto acontece numa quinta totalmente vedada, talvez umas boas cabras e ovelhas bastavam para controlar o crescimento vegetativo, e tendo em conta que já fazem criação de vacas, porque não aproveitar para fazer de outros animais.
Lá se foram os romaninhos, tojos, queiró, e muitos outros arbustos típicos da nossa flora.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Estive recentemente em Portugal, dei umas voltas pelos arredores do Porto e infelizmente ja se notam os efeitos das "limpezas", varios terrenos foram limpos e os carvalhos foram a vida, alguns carvalhos tinham dimensoes notaveis. Curiosamente os sobreiros ficam todos, portanto estamos perante uma seleccao positiva brutal que num passado recente extinguiu o carvalho a nivel local e varias partes do pais. Alem disso a saga das podas continua sem emenda, durante anos ninguem tocou nas arvores do IPO do Porto, agora ja andam a dar cabo dos metrosideros e das outras arvores, que tinham copas tao boas. Porque?
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Estive recentemente em Portugal, dei umas voltas pelos arredores do Porto e infelizmente ja se notam os efeitos das "limpezas", varios terrenos foram limpos e os carvalhos foram a vida, alguns carvalhos tinham dimensoes notaveis. Curiosamente os sobreiros ficam todos, portanto estamos perante uma seleccao positiva brutal que num passado recente extinguiu o carvalho a nivel local e varias partes do pais. Alem disso a saga das podas continua sem emenda, durante anos ninguem tocou nas arvores do IPO do Porto, agora ja andam a dar cabo dos metrosideros e das outras arvores, que tinham copas tao boas. Porque?

Porque não existe instrução sufciente sobre o que é verdadeiramente limpar uma mata, muito menos de organização e planeamento florestal. Na cabeça de muitos limpar significa total exterminação, e alguns provavelmente até vão usar herbicidas para não terem o mesmo trabalho durante bastante tempo, enfim, são as tais decisões sustentáveis:disgust: Para além disso também não há um papel ativo do governo a este nível, a lei diz que é para limpar é para limpar, não foram feitas ações de sensibilização sobre o que limpar ou como limpar...
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Nem falo das limpezas dos "privados". Estamos num momento terrivel em que ja se perdeu a "sabedoria" dos antigos" mas a populacao por outro lado nao tem instruccao ambiental... pior ainda sao os cortes e podas nos espacos publicos, que nao havia no passado e pioraram nos ultimos anos.

Eu posso falar nas limpezas que vi, feitas por privados, em que só restaram os sobreiros e eucaliptos adultos, tudo o resto como, sobreiros e pinheiros jovens foi tudo dizimado, em certos locais até as estradas estão intransitáveis devido ás grades de discos.