Biodiversidade

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já agora deixo aqui o mapa dos hotspots (conhecidos) de biodiversidade (em geral):

1024px-Biodiversity_Hotspots.svg.png



https://en.wikipedia.org/wiki/Biodiversity_hotspot

Na Europa, parece que é baseado essencialmente, na zona Mediterrânica e Macaronésica.

Será que o Norte Litoral, sendo uma zona de transição, (com predominância da influência atlântica) é menos rico em biodiversidade do que o Sul de Portugal, por exemplo?
Tenho algumas duvidas... Sobretudo, porque as zonas Atlânticas, junto às Mediterrânicas, podem ser bastante ricas.

De notar, também que uma área muito vasta do território marítimo Português está incluída nesse mapa como um hotspot de biodiversidade.
 
Última edição:


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mutilação de árvore classificada de Interesse Público

40245344_10156560647009437_7320127128685510656_n.jpg


40158538_10156560647189437_18059276622757888_n.jpg


"LISBOA ENTREGUE AOS BICHOS
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipalde Lisboa
Dr. Fernando Medina
Exma. Sra. Presidente da Juntade Freguesiade Arroios
Dra. Margarida Martins
Conforme poderão V. Exas. constatar pela foto que segue junto (da autoriade Mónica Almeida), e ao que nos acabam de informar moradores no local, foi recentemente podada de forma verdadeiramente escandalosa a bela-sombra junto à Igreja dos Anjos, árvore que está classificada de Interesse Público (http://www2.icnf.pt/portal/florestas/ArvoresFicha…)!
Julgávamos que, após os sucessivos alertas e denúncias sobre más práticas do passado, feitos não só desde que esta Plataforma foi criada, como durante algumas décadas até então, alertas e denúncias que terão contribuído para, finalmente, existir um Regulamento Municipal do Arvoredode Lisboa; assistir-se a uma barbárie como a presente seria impossível deacontecer em Lisboa, contudo aconteceu.
Serve o presente para apresentarmos o nosso protesto veemente, e para solicitar a V. Exas. que punam exemplarmente os responsáveis por este acto a todos os títulos deplorável, ilegal (se se confirmar a não autorização do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas) e indigno do Pelouro dos Espaços Verdes da CML e/ou dessa Junta de Freguesia, no caso de ter havido autorização da vossa parte.
Iremos solicitar esclarecimentos ao ICNF e apresentar queixa ao MinistérioPúblico."

http://somosarvores.blogspot.com/2018/08/mutilacao-de-arvore-classificada-de.html

Ao ver esta belo expemplar desta árvore, até fiquei sem palavras, isto não se faz a qualquer tipo de árvore, quanto mais um que está está classificada.
Creio que quem fez isto, deve ter mesmo interesse na morte da árvore, para depois a poderem abater logo de vez, enquanto isso vai morrendo de forma dolorosa.
Diria mais até, parece que entregaram um motossera nas mãos de uma criança, pois aqueles tipos de corte, até metem medo só de olhar.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Mutilação de árvore classificada de Interesse Público

40245344_10156560647009437_7320127128685510656_n.jpg


40158538_10156560647189437_18059276622757888_n.jpg


"LISBOA ENTREGUE AOS BICHOS
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipalde Lisboa
Dr. Fernando Medina
Exma. Sra. Presidente da Juntade Freguesiade Arroios
Dra. Margarida Martins
Conforme poderão V. Exas. constatar pela foto que segue junto (da autoriade Mónica Almeida), e ao que nos acabam de informar moradores no local, foi recentemente podada de forma verdadeiramente escandalosa a bela-sombra junto à Igreja dos Anjos, árvore que está classificada de Interesse Público (http://www2.icnf.pt/portal/florestas/ArvoresFicha…)!
Julgávamos que, após os sucessivos alertas e denúncias sobre más práticas do passado, feitos não só desde que esta Plataforma foi criada, como durante algumas décadas até então, alertas e denúncias que terão contribuído para, finalmente, existir um Regulamento Municipal do Arvoredode Lisboa; assistir-se a uma barbárie como a presente seria impossível deacontecer em Lisboa, contudo aconteceu.
Serve o presente para apresentarmos o nosso protesto veemente, e para solicitar a V. Exas. que punam exemplarmente os responsáveis por este acto a todos os títulos deplorável, ilegal (se se confirmar a não autorização do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas) e indigno do Pelouro dos Espaços Verdes da CML e/ou dessa Junta de Freguesia, no caso de ter havido autorização da vossa parte.
Iremos solicitar esclarecimentos ao ICNF e apresentar queixa ao MinistérioPúblico."

http://somosarvores.blogspot.com/2018/08/mutilacao-de-arvore-classificada-de.html

Ao ver esta belo expemplar desta árvore, até fiquei sem palavras, isto não se faz a qualquer tipo de árvore, quanto mais um que está está classificada.
Creio que quem fez isto, deve ter mesmo interesse na morte da árvore, para depois a poderem abater logo de vez, enquanto isso vai morrendo de forma dolorosa.
Diria mais até, parece que entregaram um motossera nas mãos de uma criança, pois aqueles tipos de corte, até metem medo só de olhar.
Infelizmente não é só Lisboa que está entregue à "bicharada"... se até em árvores classificadas se cometem verdadeiros crimes como este — que quase de certeza alguém virá desculpar com a desculpa do costume: que estava doente, ou que os ramos estavam descompensados, ou que havia por ali um ninho de formigas ou outro qualquer insecto altamente venenoso... :intrigante:— é fácil perceber o que se faz em todas as outras...
A culpa morrerá, quase certamente, solteira, ou não fosse Portugal um país que odeia árvores por algum motivo que me ultrapassa...
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bom, continuando a minha contribuição para este tópico, com um dos bicharocos mais adoráveis da nossa fauna... :p

Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr


Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr


Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr

:lol:

Estava tão curioso em relação a mim como eu em relação a ele :D

Espero que tenha sobrevivido ao malfadado incêndio do ano passado, que destruiu a Mata da Penoita por completo... :sad:
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Bom, continuando a minha contribuição para este tópico, com um dos bicharocos mais adoráveis da nossa fauna... :p

Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr


Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr


Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr

:lol:

Estava tão curioso em relação a mim como eu em relação a ele :D

Espero que tenha sobrevivido ao malfadado incêndio do ano passado, que destruiu a Mata da Penoita por completo... :sad:
Lindas fotos, como sempre! Ainda hoje vi um aqui a atravessar a estrada. Aqui há muitos esquilos, aliás a Serra d'Aire e Candeeiros tem muita fauna, coelhos, perdizes, esquilos, raposas, furões, etc.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Lindas fotos, como sempre! Ainda hoje vi um aqui a atravessar a estrada. Aqui há muitos esquilos, aliás a Serra d'Aire e Candeeiros tem muita fauna, coelhos, perdizes, esquilos, raposas, furões, etc.
Obrigado Luís! :)
Tive azar na semana passada, não vi nada para além de lagartixas... :lol:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom, continuando a minha contribuição para este tópico, com um dos bicharocos mais adoráveis da nossa fauna... :p

Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr


Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr


Red Squirrel (Sciurus vulgaris). Penoita Woods, 09-10-2016 by JoãoP74, on Flickr

:lol:

Estava tão curioso em relação a mim como eu em relação a ele :D

Espero que tenha sobrevivido ao malfadado incêndio do ano passado, que destruiu a Mata da Penoita por completo... :sad:

Excelentes fotos do esquilo, muito bem capturadas, e que pena tenho eu de nunca ter visto nenhum esquilo ao vivo.
O esquilo na foto do meio, tem os olhos tão esbugalhados, que até parecem que lhes vão sair dos buracos, não devia de estar a contar com a tua presença.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O animal, neste caso ave mais difícil de se ver por cá são as poupas... é muito raro ver.

Olha que por estes lados tem se observado alguns exemplares de poupa, ainda a semana passada vi uma passar por cima de mim em voo.
E no jardim das rosas em Torres Novas, reside por lá um casal de poupas, que são muito fotogénicas, no mes passado observei-as, sem medo de ninguém, e estavam já a 20 metros das pessoas.
O seu "petisco" principal é retirarem minhocas dos relvados.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Olha que por estes lados tem se observado alguns exemplares de poupa, ainda a semana passada vi uma passar por cima de mim em voo.
E no jardim das rosas em Torres Novas, reside por lá um casal de poupas, que são muito fotogénicas, no mes passado observei-as, sem medo de ninguém, e estavam já a 20 metros das pessoas.
O seu "petisco" principal é retirarem minhocas dos relvados.
Por aqui elas escondem-se mais, deve ser isso...
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui elas escondem-se mais, deve ser isso...

Pois é provável, eu sinto o mesmo, em relação quando as observo com tanta facilidade na cidade, e aqui no campo, vejo-as com muito menos intensidade.
Os peneireiros aqui é que tem marcado presença com muitas assiduidade desde á umas semanas atrás.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Pois é provável, eu sinto o mesmo, em relação quando as observo com tanta facilidade na cidade, e aqui no campo, vejo-as com muito menos intensidade.
Os peneireiros aqui é que tem marcado presença com muitas assiduidade desde á umas semanas atrás.
Se quiseres observar esquilos eles já são relativamente frequentes aqui na zona de São Mamede e pela serra. Mas são muito esquivos... :D
 
  • Gosto
Reactions: belem e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Se quiseres observar esquilos eles já são relativamente frequentes aqui na zona de São Mamede e pela serra. Mas são muito esquivos... :D

Obrigado pela dica, pois aí na serra eles tem um bom habitat, sem a presença humana, por estes lados não aguentavam, pois a paisagem é mais humanizada.