Biodiversidade

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Obrigado ;)
É possível, vejo-os sempre a ir ou a vir da direção do estuário. O que é interessante é que só com a abertura deste trilho é que me apercebi que eles por lá andavam, nunca tinha reparado neles antes, o que é surpreendente pois os bandos são mesmo grandes.

Talvez, a maré estava baixa e andavam ali bastantes aves, esta chamou-me atenção por ser um pouco maior e ser um pouco invulgar, digamos assim.
 


WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Na base de uma nogueira jovem, deparei-me com uma aranha dentro de uma toca que parecia ser de rato, mas que afinal é mesmo desta aranha, que nunca tinha visto igual.
Só tinha o telemóvel e as fotos não ficaram nítidas.
Já tentei voltar a encontrá-la nas está sempre lá dentro.
Algumas vezes só vejo mesmo a pontinha das patas, lá ao fundo com ajuda da luz do telemóvel.
Parece que desta vez estava curiosa com o que se passava cá fora.
Vou continuar a tentar uma foto digna.
60419c42d95363c29e3d69760cfbd61a.jpg
e177964ecad6cb701d610ae8cb265a78.jpg
7f1d6006ebacc5aa2a3296c7ad5b26a3.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Na base de uma nogueira jovem, deparei-me com uma aranha dentro de uma toca que parecia ser de rato, mas que afinal é mesmo desta aranha, que nunca tinha visto igual.
Só tinha o telemóvel e as fotos não ficaram nítidas.
Já tentei voltar a encontrá-la nas está sempre lá dentro.
Algumas vezes só vejo mesmo a pontinha das patas, lá ao fundo com ajuda da luz do telemóvel.
Parece que desta vez estava curiosa com o que se passava cá fora.
Vou continuar a tentar uma foto digna.
60419c42d95363c29e3d69760cfbd61a.jpg
e177964ecad6cb701d610ae8cb265a78.jpg
7f1d6006ebacc5aa2a3296c7ad5b26a3.jpg
Que "querida"... :rolleyes::lol: Gostou de ti, achou que tinhas cara de almoço possivelmente... :D

Parece-me ser uma aranha-lobo-radiada (Hogna radiata), uma das maiores aranhas de Portugal.
Vê aqui:
http://naturdata.com/Hogna-radiata-12975.htm
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já vi fêmeas de pirilampo (Lampyris iberica e não só) a usarem buracos com esse tamanho e aspeto (presumo que abandonados) para se abrigar durante o dia, enquanto à noite apareciam a alguns centimetros da abertura dos mesmos para tentar atrair algum macho com a sua forte luz (processo que pode durar 2 semanas).
Normalmente brilham por umas 2 horas e depois são vistas a entrar nos mesmos. Na noite seguinte, aparecem a brilhar quase no mesmo local.
Se logram o acasalamento descem até ao fundo das tocas, para pôr os ovos (normalmente selecionam as partes mais húmidas).
Fêmeas da espécie Nyctophila reichii já foram vistas a entrar em formigueiros ativos (e a rara Pelania mauritanica prefere os da Messor barbarus).
Será fácil de presumir, portanto, que os pirilampos usem tocas feitas por várias outras espécies (inclusive por musaranhos, ralos, etc...).
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Já vi fêmeas de pirilampo (Lampyris iberica e não só) a usarem buracos com esse tamanho e aspeto (presumo que abandonados) para se abrigar durante o dia, enquanto à noite aparecem a alguns centimetros da abertura dos mesmos para tentar atrair algum macho com a sua forte luz (processo que pode durar 2 semanas).
Normalmente brilham por umas 2 horas e depois são vistas a entrar nos mesmos. Na noite seguinte, aparecem a brilhar quase no mesmo local.
Se logram o acasalamento descem até ao fundo das tocas, para pôr os ovos (normalmente selecionam as partes mais húmidas).
Fêmeas da espécie Nyctophila reichii já foram vistas a entrar em formigueiros ativos (e a rara Pelania mauritanica prefere os da Messor barbarus).
Será fácil de presumir, portanto, que os pirilampos usem tocas feitas por várias outras espécies (inclusive por musaranhos, ralos, etc...).
Se estivessem ocupados por uma aranha destas estou certo que não verias os pirilampos a usá-los... :D
 
  • Gosto
Reactions: remember

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Acho que as aranhas lobo, normalmente não ligam muito aos pirilampos, pois estes têm toxinas.

Já vi larvas de pirilampo (Luciola sp.), a andar até por cima de aranhas (não me lembro da espécie) e as mesmas ignoravam-nos.

Mas existem casos, em que alguns pirilampos vão parar a teias de aranhas (que aparecem tecidas em arbustos, como as da aranha diadema) e estas comem-nos (pelo menos alguns).
Mas também são muitas as aranhas a deixá-los intactos a brilhar na teia, como se os evitassem,..
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Acho que as aranhas lobo, normalmente não ligam muito aos pirilampos, pois estes têm toxinas.

Já vi larvas de pirilampo (Luciola sp.), a andar até por cima de aranhas (não me lembro da espécie) e as mesmas ignoravam-nos.

Mas existem casos, em que alguns pirilampos vão parar a teias de aranhas (que aparecem tecidas em arbustos, como as da aranha diadema) e estas comem-nos (pelo menos alguns).
Mas também são muitas as aranhas a deixá-los intactos a brilhar na teia, como se os evitassem,..
Interessante... será que as que os comem são apenas "distraídas"?... E pagam o preço mais tarde... :D
 
  • Gosto
Reactions: remember

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Hoje trago-vos mais um "passarinho"... :D

Um bonito milhafre-preto e a sua característica cauda em forma de bacalhau :D
Fotografado no percurso pedestre de Salreu, um dos vários que existem no Baixo Vouga Lagunar.


Black Kite (Milvus migrans). Salreu, 22-05-2016 by JoãoP74, on Flickr


Black Kite (Milvus migrans). Salreu, 22-05-2016 by JoãoP74, on Flickr


Black Kite (Milvus migrans). Salreu, 22-05-2016 by JoãoP74, on Flickr

:)

Muito bem apanhado! :thumbsup:

Não confundir com o milhafre-real (Milvus milvus), esse sim também é chamado de milhafre-cauda-de-bacalhau!:)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Sim, bem mais raro esse, e mais colorido. Nunca vi nenhum ao vivo :(

Obrigado Miguel :)

É mais raro, mas durante o Inverno consegue-se ver em alguns locais do Interior. ;)
 
Última edição: