Biodiversidade

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Aqui costumo ver um passarinho um pouco maior que o pisco de peito ruivo mas de cor avermelhado bronze... é lindíssimo! E outro rabudo branco e preto que passa o tempo a bicar nas janelas! Também há muitas perdizes, corvos e águias!
Fiquei curioso agora com esse avermelhado... não estou a ver o que será, vais fazer-me correr a lista do Aves de Portugal... :rolleyes::D O rabudo preto e branco deve ser uma pega, não?:intrigante:

Aqui há uns anos fotografei um amarelo espetacular no Baixo Vouga Lagunar. Na altura "matei-me" a tentar descobrir o que seria e não consegui, mas agora já sei. Está na lista para colocar aqui :)
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
E como já há algum tempo que não coloco nada... aqui fica uma bela cobra-de-água-viperina acabadinha de apanhar uma carpa, fotografada num dos lagos do Buddha Eden no Bombarral, à vista de todos.

Foi uma situação um bocadinho inesperada, apesar de espetacular. Fiquei, no entanto, com pena das carpas, que parecia que queriam salvar a companheira. Mas a cobra precisava de comer... mixed feelings... :unsure:

Viperine Water Snake (Natrix maura). Bombarral, 16-08-2015
by JoãoP74, on Flickr


Viperine Water Snake (Natrix maura). Bombarral, 16-08-2015
by JoãoP74, on Flickr
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eles querem proteger a vaca-loura, mas precisam da tua ajuda



O vacaloura.pt, projecto de ciência cidadã 100% voluntário, lançou uma campanha de crowdfunding. Pedem 7500 euros para continuarem a conservar e a estudar este escaravelho.

João Gonçalo Soutinho começou a semana a distribuir madeira morta pela mata de Vilar, em Lousada. Ou, como o coordenador do projecto vacaloura.pt gosta de dizer: “Estivemos, basicamente, a criar abrigos para escaravelhos.”

O biólogo, de 23 anos, anda a fazer o levantamento das árvores de grandes dimensões com raízes naquele concelho do distrito do Porto. Não lhe interessa apenas inventariar os milhares de Gigantes Verdes, como chamou ao projecto premiado e apoiado pela autarquia que está a desenvolver no âmbito do mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Quer também saber se aquelas árvores gigantes podem servir de habitat natural para uma outra espécie bem mais pequena, mas que lhe ocupa grande parte da agenda: a vaca-loura (Lucanus cervus).

Em 2016, o jovem biólogo — com um gosto particular por escaravelhos — começava a reunir a equipa de voluntários que, até hoje, “compila e organiza a informação” enviada por pessoas que avistaram o lucanídeo em território português. Arrancava assim o projecto de ciência cidadã vacaloura.pt, coordenado pela BioLiving, associação da qual o biólogo faz parte.

https://www.publico.pt/2018/10/30/p...qsRKpuUE1eWxdRUW-TvCrJoPEtxuLwoF0QQ_WQmzj1_9Q

Para quem ainda não conhece este excelente projecto de preservação, manutenção de habitats, deste belo escaravelho, aqui fica a oportunidade.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Tenho aqui perto de casa alguns carvalhos que não consigo identificar.
21222425_hC2EH.jpeg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Tenho aqui perto de casa alguns carvalhos que não consigo identificar.
21222425_hC2EH.jpeg

Parece-me ser um carvalho-cerquinho, Quercus faginea subs. faginea, ou algum híbrido de faginea.

Sugiro que partilhes a foto no grupo Carvalhos de Portugal no Facebook. :)
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Tenho aqui perto de casa alguns carvalhos que não consigo identificar.
21222425_hC2EH.jpeg
Também estava aqui a coçar a cabeça... :intrigante:
Efetivamente de todos os que conheço o faginea (tanto um como o outro) como diz o @MSantos é o mais semelhante. Mas também acho que não é nem um nem outro :D

Partilha no FB como o Miguel sugere, estou certo que o Paulo Alves sabe o que é :lol:, não conheço botânico melhor que ele :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Eles querem proteger a vaca-loura, mas precisam da tua ajuda



O vacaloura.pt, projecto de ciência cidadã 100% voluntário, lançou uma campanha de crowdfunding. Pedem 7500 euros para continuarem a conservar e a estudar este escaravelho.

João Gonçalo Soutinho começou a semana a distribuir madeira morta pela mata de Vilar, em Lousada. Ou, como o coordenador do projecto vacaloura.pt gosta de dizer: “Estivemos, basicamente, a criar abrigos para escaravelhos.”

O biólogo, de 23 anos, anda a fazer o levantamento das árvores de grandes dimensões com raízes naquele concelho do distrito do Porto. Não lhe interessa apenas inventariar os milhares de Gigantes Verdes, como chamou ao projecto premiado e apoiado pela autarquia que está a desenvolver no âmbito do mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Quer também saber se aquelas árvores gigantes podem servir de habitat natural para uma outra espécie bem mais pequena, mas que lhe ocupa grande parte da agenda: a vaca-loura (Lucanus cervus).

Em 2016, o jovem biólogo — com um gosto particular por escaravelhos — começava a reunir a equipa de voluntários que, até hoje, “compila e organiza a informação” enviada por pessoas que avistaram o lucanídeo em território português. Arrancava assim o projecto de ciência cidadã vacaloura.pt, coordenado pela BioLiving, associação da qual o biólogo faz parte.

https://www.publico.pt/2018/10/30/p...qsRKpuUE1eWxdRUW-TvCrJoPEtxuLwoF0QQ_WQmzj1_9Q

Para quem ainda não conhece este excelente projecto de preservação, manutenção de habitats, deste belo escaravelho, aqui fica a oportunidade.

Por acaso uma amiga enviou-me o link do projeto ontem, desconhecia :)
E nunca vi nenhuma vaca-loura ao vivo, infelizmente :(
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Por acaso uma amiga enviou-me o link do projeto ontem, desconhecia :)
E nunca vi nenhuma vaca-loura ao vivo, infelizmente :(
e cada vez vais ver menos, tenho o prazer de ter visto muitas , em especial em miudo, elas necessitam de madeira morta, o que é raro pois as leis obrigam a limpar os terrenos, elas gostam de ambientes como matas de carvalhos com muito humos e madeira no chão, a faze adulta é muito curta podendo a faze larvar durar anos
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
As vacas louras são muito raras em Sintra (cuja população é conhecida por ser a mais meridional do nosso país). Por acaso sei de alguns locais onde ainda existem.
Mas agora contam com alguma ajuda das pilhas de troncos "artificiais" que foram colocadas ao seu dispôr...
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por acaso uma amiga enviou-me o link do projeto ontem, desconhecia :)
E nunca vi nenhuma vaca-loura ao vivo, infelizmente :(

Infelizmente e com muita pena minha, nunca vi ao vivo nenhuma vaca-loura, apenas vi este ano 2 exemplares de escaravelho rinoceronte, dos quais 1 deles salvei-o de morrer atropelado na estrada.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Infelizmente e com muita pena minha, nunca vi ao vivo nenhuma vaca-loura, apenas vi este ano 2 exemplares de escaravelho rinoceronte, dos quais 1 deles salvei-o de morrer atropelado na estrada.

A vaca-loura (Lucanus cervus) também nunca vi. Os escaravelhos-rinoceronte vejo com relativa facilidade na zona de Santo Estêvão (Benavente). :)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Também estava aqui a coçar a cabeça... :intrigante:
Efetivamente de todos os que conheço o faginea (tanto um como o outro) como diz o @MSantos é o mais semelhante. Mas também acho que não é nem um nem outro :D

Partilha no FB como o Miguel sugere, estou certo que o Paulo Alves sabe o que é :lol:, não conheço botânico melhor que ele :D

Os malandros dos Quercus hibridam uns com os outros e por vezes surgem exemplares muito difíceis de identificar. :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Infelizmente e com muita pena minha, nunca vi ao vivo nenhuma vaca-loura, apenas vi este ano 2 exemplares de escaravelho rinoceronte, dos quais 1 deles salvei-o de morrer atropelado na estrada.

A vaca-loura (Lucanus cervus) também nunca vi. Os escaravelhos-rinoceronte vejo com relativa facilidade na zona de Santo Estêvão (Benavente). :)
Só vi uma vez o escaravelho-rinoceronte, aqui mesmo no Porto, no Parque de Serralves. Bicharoco fantástico, e enorme também :)

Os malandros dos Quercus hibridam uns com os outros e por vezes surgem exemplares muito difíceis de identificar. :D
São uns promíscuos... :nono::lol: