Biodiversidade



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Sim, e também vacas e cavalos (preferencialmente de tipo primitivo).

E cada vez mais acho que a reintrodução da camurça devia ser realizada, assim como se deviam criar mais núcleos de cabra-selvagem, além dos que existem no PNPG.

A cabra montesa já poderia ter sido levada para Montesinho. Já a camurça não sabia que já teria andando por cá. :intrigante:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
A cabra montesa, o muflão, o gamo, estas espécies já deviam estar bem mais disseminadas pelo território nacional.
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Tal como os veados as cabras também fazem o seu trabalho no desbaste e controlo de invasoras, bem como na redução dos matos.



As mimosas a serem comidas por herbívoros???!!! Será mesmo verdade?

Nunca vi nenhum vertebrado a comer mimosas, sempre assumi que teriam algum composto amargoso/venenoso e que os animais não lhe pegavam (ou tinham problemas de saúde, mais tarde).

Se for real, é um grande furo, contudo, e não sabendo como estava antes, constato que a quantidade de mimosas que se vê na foto é muito grande...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
As mimosas a serem comidas por herbívoros???!!! Será mesmo verdade?

Nunca vi nenhum vertebrado a comer mimosas, sempre assumi que teriam algum composto amargoso/venenoso e que os animais não lhe pegavam (ou tinham problemas de saúde, mais tarde).

Se for real, é um grande furo, contudo, e não sabendo como estava antes, constato que a quantidade de mimosas que se vê na foto é muito grande...

Pois também achei algo estranho, ou as cabras estão mesmo com muita fome, e não sei até que ponto é que elas comem toda a folhagem, deixando apenas o tronco, ou será que comem apenas o espigo do crescimento, pois deve ser a parte mais macia, e sendo as cabras um animal muito selectivo, não me adimirava nada que fosse mais assim.
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Pois também achei algo estranho, ou as cabras estão mesmo com muita fome, e não sei até que ponto é que elas comem toda a folhagem, deixando apenas o tronco, ou será que comem apenas o espigo do crescimento, pois deve ser a parte mais macia, e sendo as cabras um animal muito selectivo, não me adimirava nada que fosse mais assim.

Pode ser isso. Os fetos que se vêm em barda nos pinhais não são comidos pelos animais (domésticos ou selvagens) por terem compostos carcinogénicos, mas os rebentos muito tenrinhos das folhas são um pitéu para os humanos no Japão e noutros sítios (esta vi num documentário na televisão, há uns anos).
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pode ser isso. Os fetos que se vêm em barda nos pinhais não são comidos pelos animais (domésticos ou selvagens) por terem compostos carcinogénicos, mas os rebentos muito tenrinhos das folhas são um pitéu para os humanos no Japão e noutros sítios (esta vi num documentário na televisão, há uns anos).

Elas sabem bem o que querem comer, e certamente não iam comer nada que as podesse matar ou causar problemas graves de saúde, outra coisa a cabra é um animal que mal para comer, pois vai "petiscando" aqui e ali, e assim conseguem andar muitos quilómetros por dia.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
A cabra montesa, o muflão, o gamo, estas espécies já deviam estar bem mais disseminadas pelo território nacional.

O Gamo e o veado e até o muflão se não fosse por ação dos caçadores apenas existiriam em algumas zonas raianas e tapadas nacionais... ;)

O ICNF põe muitos entraves às reintroduções, mas desde que os animais sejam procedentes de populações ibéricas e houver um mecanismo que assegurem o controle das populações caso seja necessário, não vejo entraves às reintroduções de grandes ungulados nativos.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e Dan

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Sim, e também vacas e cavalos (preferencialmente de tipo primitivo).

E cada vez mais acho que a reintrodução da camurça devia ser realizada, assim como se deviam criar mais núcleos de cabra-selvagem, além dos que existem no PNPG.

Concordo inteiramente.
Relativamente à cabra-selvagem, camurça (reintrodução) e muflão, já se devia ter há muito pensado na sua disseminação pelo menos pelo Montesinho, Marão-Alvão, São Pedro do Sul e Serra da Estrela. Acho que somso pouco "arrojados" e miopes em Portugal. Entre ganhos e perdas, estou absolutamente convencido que o saldo seria positivo, entre os quais estaria o "restabelecimento quase total" da cadeia alimentar para o Lobo, o que não é coisa pouca no estado de coisas actual.

Também não percebo porque raio não se faz também a disseminação do Gamo em Portugal, esta espécie se calhar já podia existir várias zonas planálticas do Norte e Centro.

Depois chegamos ao caricato da disseminação das espécies ser fruto de operações clandestinas efectuadas por "privados voluntariosos" ou de cercas rebentadas/abertas de áreas cercadas. Ainda há pouco tempo, vi fotos de gamos que me asseguram de animais que já estão em estado livre na Serra de Sintra, supostamente escaparam de um cercado. O ridículo disto é que já só é uma questão de tempo (saber quando), e não se vai acontecer.

De forma mais ou menos intensa, isto pode acontecer um pouco pelo país, sendo que é uma espécie de assunto tabu, no discurso oficial
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)


Invasão de urso polar em Novaya Zemlya como 50 animais selvagens cercam a cidade remota e perseguem as pessoas. Estado de emergência chamado, os moradores locais são informados de que eles não podem atirar em espécies ameaçadas de extinção que procuram alimentos em depósitos locais
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Para reflectirmos...



Com um pedido de desculpas antecipado ao Pedro1993, parece-me que esse post do facebook é fakenews...

Fui ao site da organização líder mundial em conservação (WWF) e o panorama não é nada esse: https://arcticwwf.org/species/polar-bear/population/. Das populações de ursos polares estudadas 7 estão estáveis, 1 em regressão e 2 a aumentar! E os dados são recentes, de 2017.

Parece aquela cena falsa de há uns tempos, pela qual depois a National Geographic teve que retratar-se e pedir desculpas (https://www.nationalgeographic.com/...e-through-the-lens-starving-polar-bear-photo/)

Não são só os políticos que deveriam ir ao Polígrafo, esta malta também deveria ser examinada.