Biodiversidade



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Com um pedido de desculpas antecipado ao Pedro1993, parece-me que esse post do facebook é fakenews...

Fui ao site da organização líder mundial em conservação (WWF) e o panorama não é nada esse: https://arcticwwf.org/species/polar-bear/population/. Das populações de ursos polares estudadas 7 estão estáveis, 1 em regressão e 2 a aumentar! E os dados são recentes, de 2017.

Parece aquela cena falsa de há uns tempos, pela qual depois a National Geographic teve que retratar-se e pedir desculpas (https://www.nationalgeographic.com/...e-through-the-lens-starving-polar-bear-photo/)

Não são só os políticos que deveriam ir ao Polígrafo, esta malta também deveria ser examinada.

Mesma que a noticia em si seja fake news, o facto dos ursos andarrem "á solta", em meio urbano, também já nos deixa a pensar, pois pelo que vi parece-me que eles estão esfomeados.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Mesma que a noticia em si seja fake news, o facto dos ursos andarrem "á solta", em meio urbano, também já nos deixa a pensar, pois pelo que vi parece-me que eles estão esfomeados.

Ó Pedro, desculpe lá mais uma vez, mas os javalis no norte do distrito de Aveiro andam a destruir milharais e batatais, a espatifar muros e plantações, e são em cada vez maior número, até já andam no meio das cidades (ex. São João da Madeira) e na Arrábida é o que se sabe (até já frequentam a Avenida Luísa Todi no centro de Setúbal e as praias da região), será que também se devem às "alterações climáticas"? Ou será o excesso de população, em virtude de serem mais protegidos (isto é, menos caçados), o que leva a terem que se espalhar mais para comer? Claro que todos estão "esfomeados"...

Obviamente, há um excesso de população de ursos polares, até porque pelo que li noutro site independente (https://thebarentsobserver.com/en/node/4850) o número de ursos nessa parte do Ártico começou a aumentar muito desde que deixaram de ser caçados (1973). E dá muito mais jeito (e menos trabalho) "caçar" em lixeiras e zonas humanizadas, do que andar a abrir buracos no gelo para apanhar focas...
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Em Ribeira de Fráguas a luta é inglória: “Vai tudo à vida”


Pequenos produtores não desistem de tentar salvar as colmeias, mas dizem que se não houver uma intervenção mais forte no ataque à vespa asiática, as abelhas não vão resistir.

Patrícia Carvalho e Nelson Garrido (fotografia)
10 de Fevereiro de 2019, 12:40

Aos 72 anos, Augusto Martins Silva tem ocupado o tempo livre deixado pela reforma de um modo que, há pouco tempo, não lhe passaria pela cabeça. Todos os dias, cerca de uma hora antes do almoço e outra hora ao início da tarde, senta-se num banco improvisado feito com dois tijolos, em frente a algumas das suas colmeias. Numa mão segura um camaroeiro, na outra, um pedaço liso de madeira. Fica ali, à espera que as vespas velutinas (vulgo, asiáticas) que hão-de chegar para rondar as colmeias e se alimentar das suas abelhas, fiquem ao alcance da rede. Prende-as e mata-as com uma paulada. “Todos os dias mato 20, 30, 40. E isto já há meses”, diz o apicultor de Telhadela, local da freguesia de Ribeira de Fráguas, em Albergaria-a-Velha.
... https://www.publico.pt/2019/02/10/s...as-luta-ingloria-vai-vida-1858313#gs.kyQFhjPz
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ó Pedro, desculpe lá mais uma vez, mas os javalis no norte do distrito de Aveiro andam a destruir milharais e batatais, a espatifar muros e plantações, e são em cada vez maior número, até já andam no meio das cidades (ex. São João da Madeira) e na Arrábida é o que se sabe (até já frequentam a Avenida Luísa Todi no centro de Setúbal e as praias da região), será que também se devem às "alterações climáticas"? Ou será o excesso de população, em virtude de serem mais protegidos (isto é, menos caçados), o que leva a terem que se espalhar mais para comer? Claro que todos estão "esfomeados"...

Obviamente, há um excesso de população de ursos polares, até porque pelo que li noutro site independente (https://thebarentsobserver.com/en/node/4850) o número de ursos nessa parte do Ártico começou a aumentar muito desde que deixaram de ser caçados (1973). E dá muito mais jeito (e menos trabalho) "caçar" em lixeiras e zonas humanizadas, do que andar a abrir buracos no gelo para apanhar focas...

Eu conheço bem o problema dos javalis, principalmente na zona da Arrábida, claro, que a população de javalis tem aumentado, por todo o nosso país, aqui na minha localidade, sei de casos em que eles passam literalmente ao lado de casas que estão um pouco mais isoladas, e até brigam com os cães.
Outro problema é que os caçadores também se sentem pouco atraídos pela caça ao javali, não sei se derivado ás doenças que eles tem.
Voltando ao tema dos ursos polares, e se podem ser caçados, aí a ordem tem de vir dos governantes, e da autoridades penso eu, pois visto ser uma espécie protegida.
Claro, isso dos ursos serem atraídos pelas lixeiras, é tal como nós podemos ver por cá as cegonhas em busca de alimento nos nosso aterros, pois existe uma grande disponibilidade de alimento, mesmo que ambas as espécies estejam fora do seu habitat natural.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Em Ribeira de Fráguas a luta é inglória: “Vai tudo à vida”


Pequenos produtores não desistem de tentar salvar as colmeias, mas dizem que se não houver uma intervenção mais forte no ataque à vespa asiática, as abelhas não vão resistir.

Patrícia Carvalho e Nelson Garrido (fotografia)
10 de Fevereiro de 2019, 12:40

Aos 72 anos, Augusto Martins Silva tem ocupado o tempo livre deixado pela reforma de um modo que, há pouco tempo, não lhe passaria pela cabeça. Todos os dias, cerca de uma hora antes do almoço e outra hora ao início da tarde, senta-se num banco improvisado feito com dois tijolos, em frente a algumas das suas colmeias. Numa mão segura um camaroeiro, na outra, um pedaço liso de madeira. Fica ali, à espera que as vespas velutinas (vulgo, asiáticas) que hão-de chegar para rondar as colmeias e se alimentar das suas abelhas, fiquem ao alcance da rede. Prende-as e mata-as com uma paulada. “Todos os dias mato 20, 30, 40. E isto já há meses”, diz o apicultor de Telhadela, local da freguesia de Ribeira de Fráguas, em Albergaria-a-Velha.
... https://www.publico.pt/2019/02/10/s...as-luta-ingloria-vai-vida-1858313#gs.kyQFhjPz

A vespa asiática, deveria ter sido logo atacada em força no inicio, antes de tomar estas grandes proporções, e de se ter espalhado por mais de metade do nosso território, agora a situação já está fora de controlo, e requer um grande investimento na sua luta diária, e com mão de obra de muito apicultores, e da protecção civil.
Mas claro que não podemos baixar os braços, sem dar luta primeiro, isto até porque a vida humana precisa da abelha em tudo, e o mel é um bem valorizado, que contribui muito para a nossa economia, gerando também centenas de empregos, em torno do secto do mel.
 
  • Gosto
Reactions: belem e luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esta manhã no Pisão(Alcabideche, Cascais) vi uma raposa morta, fiquei meio perplexo. A estrada de terra batida não terá movimento nenhum.
Fica a foto, uma pena.:(

Bom se a estrada tem pouco movimento, ou alguém a poderá ter atropelado, ou então poderia ter sido atingida a tiro, dá-me a sensação de ser uma jovem raposa, que infelizmente não sobreviveu.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
China e Índia lideram o caminho da ecologização

asia_tamo_2017.png


https://translate.google.pt/transla...Bx9ySN0Ov6IEes--1Y6lqRerbqFm7JGyr81TWUn2W4yzY
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui as joaninhas fazem a festa nas favas, pois o que não falta é pulgão para elas se alimentarem, e parece até que vou ter mais descendencia brevemente.
Estas favas alimentam as árvores de fruto, e irão dar-me semente para guadar e voltar a semear no próximo ano, e alimentam ainda um grande nicho de biodiversidade, como os abelhões, abelhas e joaninhas.
Quando estas favas acabaram a floração ainda tenho outra zona de faval com mais 150 m2.

2j333hi.jpg


Outra belíssima planta espontanea que está agora em plena floração, e que os insectos auxiliares adoram (fedia graciliflora).

DSC_6175b.JPG
 
Última edição:

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
As tilias que estavam junto ao cemiterio de Paranhos foram destruidas. Vivi ali perto muitos anos. Tinham copas excelentes, boas dimensoes, bem proporcionadas e estavam de boa saude. Ha uns dois ou tres anos levaram umas podas estupidas que estragaram as copas. Agora, foram mesmo destruidas. Como se explica isto? Por que motivo as arvores das nossas cidades e vilas estao a ser destruidas desde ha 4 ou 5 anos? Da proxima vez que for ao Porto vou escrever uma carta aberta a junta de freguesia, autarquia e meios de comunicacao social sobre este assunto, depois de tirar umas fotos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
As tilias que estavam junto ao cemiterio de Paranhos foram destruidas. Vivi ali perto muitos anos. Tinham copas excelentes, boas dimensoes, bem proporcionadas e estavam de boa saude. Ha uns dois ou tres anos levaram umas podas estupidas que estragaram as copas. Agora, foram mesmo destruidas. Como se explica isto? Por que motivo as arvores das nossas cidades e vilas estao a ser destruidas desde ha 4 ou 5 anos? Da proxima vez que for ao Porto vou escrever uma carta aberta a junta de freguesia, autarquia e meios de comunicacao social sobre este assunto, depois de tirar umas fotos.

Pois também ainda não entendi bem esse tipo de podas assassínas que todos os dias assolam as árvores nos nossos jardins públicos, pelo nossa país fora, deve ser uma moda, que infelizmente veio para ficar.
A mim parece-me que a intenção é mesma, realizar esse tipo de podas, num ano, e no ano seguinte simplesmente abater essas mesmas árvores, porque depois a justificação que é dada sempre, é que estava em mau estado sanitário, pois claro que está, qual é a árvore que resiste a cortes totalmente espostos, alguns com mais 40 ou 50 cm de diametro.
O nosso arvoredo público está entregue ao "diabo", e depois queixam-se que não existe uma sombra, para se protegerem em dias de muito calor, e é assim que as nossas cidades se tornam cada vez mais em ilhas de calor.
As tílias é uma boa árvore, plantei agora no mes passado duas, bem perto de casa, de modo a ter uma redução da temperatura em dias de calor, poupando assim na referigeração.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Pois também ainda não entendi bem esse tipo de podas assassínas que todos os dias assolam as árvores nos nossos jardins públicos, pelo nossa país fora, deve ser uma moda, que infelizmente veio para ficar.
A mim parece-me que a intenção é mesma, realizar esse tipo de podas, num ano, e no ano seguinte simplesmente abater essas mesmas árvores, porque depois a justificação que é dada sempre, é que estava em mau estado sanitário, pois claro que está, qual é a árvore que resiste a cortes totalmente espostos, alguns com mais 40 ou 50 cm de diametro.
O nosso arvoredo público está entregue ao "diabo", e depois queixam-se que não existe uma sombra, para se protegerem em dias de muito calor, e é assim que as nossas cidades se tornam cada vez mais em ilhas de calor.
As tílias é uma boa árvore, plantei agora no mes passado duas, bem perto de casa, de modo a ter uma redução da temperatura em dias de calor, poupando assim na referigeração.

Podas assassinas são demasiado frequentes em Portugal, a maioria com o patrocínio das autarquias, ou seja usam o dinheiro dos contribuintes para destruir patrimônio arbóreo anualmente... :mad:
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Pedro1993