Biodiversidade



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
São 3 macrolepiota procera, os pés estão separados, a forma como a foto foi tirada é que é enganadora e parece que estão todos juntos no mesmo pé.

Pois na foto dava mesmo a entender que eram tres, eu estava aqui com o guia dos cogumelos em aberto, mas basta deixar passar um pormenor para falhar na identificação, mas ainda bem que o identificas-te correctamente, pelo menos este é daqueles que podes comer várias vezes, o que por norma é o medo que as pessoas no mundo rural ainda tem, relativamente as estas belezas de outono.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
pelo menos este é daqueles que podes comer várias vezes, o que por norma é o medo que as pessoas no mundo rural ainda tem, relativamente as estas belezas de outono.
o problema é que ao contrario de muitos alimentos regra geral basta um erro para ser fatal nas melhores das hipóteses um transplante pode salvar
 

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Pois na foto dava mesmo a entender que eram tres, eu estava aqui com o guia dos cogumelos em aberto, mas basta deixar passar um pormenor para falhar na identificação, mas ainda bem que o identificas-te correctamente, pelo menos este é daqueles que podes comer várias vezes, o que por norma é o medo que as pessoas no mundo rural ainda tem, relativamente as estas belezas de outono.

Sim, com estes deste tipo tenho muita segurança e verifico sempre as principais características. É preciso ter muito cuidado com os Macrolepiota venenata, que são parecidos. Há uns anos que ando a evitar os tricholoma equestre, devido a notícias que têm saído sobre possível toxicidade a nível hepático e renal a longo prazo... A verdade é que sempre comi tricholoma equestre, chamados de míscaros amarelos cá na região, e todos os anos é às dezenas de pessoas atrás deles, até há feiras dedicadas a este cogumelo em algumas vilas do país. De qualquer forma, por agora prefiro não os comer, por não me sentir 100% seguro.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
o problema é que ao contrario de muitos alimentos regra geral basta um erro para ser fatal nas melhores das hipóteses um transplante pode salvar

Sim, isso aí é o mais importante de tudo, ou a pessoa é que colhe e consome ou vende, tem um grande conhecimento no assunto, ou o melhor a fazer quando alguém que não conhece, é observar, pode tirar uma foto, e seguir caminho de novo, sem cair na tentação de o levar para casa e consumi-lo, que infelizmente já se perderam muitas vidas, e por vezes até famílias inteiras que ficam entre a vida e a morte.
É mais na zona norte é que existe uma grande cultura de colheita e consumo, dos míscaros na floresta, até inclusive, se fazem festivais em torno disso mesmo.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
ja ouvi uma pequena piada que diz que os melhores a apanhar cogumelos são os mais velhos, pois se o professor é velho significa que sabe o que faz , mas isto é so um aparte

Pois uma pessoa mais velha tem sempre mais conhecimeto, ainda para mais nesta área tão sensível, que é preciso todo o cuidado.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Este acho que é um Macrolepiota rhacodes, mas longe de ter a certeza. Creio que é um dos que se pode confundir com o M. procera, tal como o M. venenata.


3653f0d44bc257f0e519c1961679cef9.jpg


Foto tirada ontem debaixo de um pinheiro-manso no meu quintal.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
 

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Este acho que é um Macrolepiota rhacodes, mas longe de ter a certeza. Creio que é um dos que se pode confundir com o M. procera, tal como o M. venenata.


3653f0d44bc257f0e519c1961679cef9.jpg


Foto tirada ontem debaixo de um pinheiro-manso no meu quintal.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


Parece-me M.venenata, tem o centro aplanado e/ou com ligeira depressão, falta-lhe o "mamilo" característico no centro que os procera têm. As escamas no M. Procera também são maiores na periferia. Ajudava ter fotos do bolbo do pé, caule e do anel, para uma melhor identificação. :)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Este acho que é um Macrolepiota rhacodes, mas longe de ter a certeza. Creio que é um dos que se pode confundir com o M. procera, tal como o M. venenata.


3653f0d44bc257f0e519c1961679cef9.jpg


Foto tirada ontem debaixo de um pinheiro-manso no meu quintal.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk

Olhando para a foto, para além de ter destaque o cogumelo, pode-se ver também uma boa camada de mulching debaixo do pinheiro, que acaba por criar um solo vivo, e muito rico em matéria organica e fungos.
Esta altura do ano, é excelente para observar o micélio principalmente a proliferar por debaixo de todo esse material que ainda é recente.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Parece-me M.venenata, tem o centro aplanado e/ou com ligeira depressão, falta-lhe o "mamilo" característico no centro que os procera têm. As escamas no M. Procera também são maiores na periferia. Ajudava ter fotos do bolbo do pé, caule e do anel, para uma melhor identificação. :)

Vou tirar mais fotos! :)

Debaixo deste pinheiro-manso aparecem todos os anos. O pé é baixo mas o chapéu é amplo, cerca de 15cm de diâmetro.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Olhando para a foto, para além de ter destaque o cogumelo, pode-se ver também uma boa camada de mulching debaixo do pinheiro, que acaba por criar um solo vivo, e muito rico em matéria organica e fungos.
Esta altura do ano, é excelente para observar o micélio principalmente a proliferar por debaixo de todo esse material que ainda é recente.

Sim, debaixo deste cogumelo o solo em bem rico em húmus.

Era escusado a ponta do rolo de plástico para a estufa ter aparecido no canto superior direito da foto... :facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sim, debaixo deste cogumelo o solo em bem rico em húmus.

Era escusado a ponta do rolo de plástico para a estufa ter aparecido no canto superior direito da foto... :facepalm:

Olha que se não falasses no assunto, tinha-me passado despercebido, também não por aí que tira o mérito á foto e a todo o cenário benéfico na envolvencia.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Então não é de forma definitiva M. procera :) No Macrolepiota procera a altura do pé é manifestamente superior ao diâmetro do chapéu.

Que não era M. procera tinha a certeza. :) É um dos primos manhosos do M. procera! :D

(De qualquer das formas não apanho cogumelos para consumo, acho que não sei o suficiente)
 
Última edição: