Biodiversidade

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Hoje, uma raposa bem grande, atropelada na IP4, mesmo junto a Bragança.
21599606_86r6W.jpeg
Preferia que nos mostrasses uma viva... :) Esta deixou-me mais desanimado...
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
O que me fez crer que a 2 é o arando é o formato das folhas, vou pesquisar melhor.
Da 7 tenho imagem com a folha e tronco, não encontrei correspendência correta.
Obrigado pelas correções.
3c9dc66083e51689a491ff4ff590894c.jpg


Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Os liquidâmbares, especialmente os jovens como este da tua foto, têm uma característica muito invulgar e que os torna muito fáceis de identificar; os ramos mais finos têm uma espécie de "asas".

American Sweet Gum Liquidambar styraciflua 1248-79-B
by Bob Mayer, on Flickr

Quando estão sem folha ainda se vê melhor. Vai lá espreitar :)
 

magnusson73

Nimbostratus
Registo
1 Nov 2018
Mensagens
890
Local
Covilhã

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Duas bonitas fotos, cada uma com um cenário, e com "personagens" diferentes, a garça está muito atenta á espera de ver algum peixe para se alimentar, e os patos a correrem nesse tapete de folhas, parecem uns atletas.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aqui está o abrigo que eu construí há cerca de 2 semanas para os lucanídeos, toda a madeira foi reaproveitada de um sobreiro que já tinha secado, e que foi derrubado, pelas máquinas quando fizeram faixa de gestão de combústíveis debaixo da linha de alta tensão.




Hoje foi dia também de fazer algumas bombas de sementes para depois fazer o seguimento de todo o processo de germinação e de crescimento.
Agora estão prontas para irem ao forno. :lol:

 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Aqui está o abrigo que eu construí há cerca de 2 semanas para os lucanídeos, toda a madeira foi reaproveitada de um sobreiro que já tinha secado, e que foi derrubado, pelas máquinas quando fizeram faixa de gestão de combústíveis debaixo da linha de alta tensão.




Hoje foi dia também de fazer algumas bombas de sementes para depois fazer o seguimento de todo o processo de germinação e de crescimento.
Agora estão prontas para irem ao forno. :lol:

Está aí também o que me parece ser um pequeno medronheiro! :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Está aí também o que me parece ser um pequeno medronheiro! :D

Sim, é verdade é uma das plantas que faz parte de uma linha de agrofloresta que iniciei na primavera passada e estou agora a concluir, plantei outras árvores, como casuarina, carvalho-cerquinho, salgueiro, choupo, amieiro, e plantas aromátcas.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Sim, é verdade é uma das plantas que faz parte de uma linha de agrofloresta que iniciei na primavera passada e estou agora a concluir, plantei outras árvores, como casuarina, carvalho-cerquinho, salgueiro, choupo, amieiro, e plantas aromátcas.

Cuidado com a casuarina é exótica e em alguns casos pode tornar-se invasora! ;)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Cuidado com a casuarina é exótica e em alguns casos pode tornar-se invasora! ;)

Sim eu sei, a ideia da casuarina é fazer corta vento, e ir fazendo sempre podas, para ir criando matéria organica, e como era o que tinha disponivel no meu viveiro.
Já vi aqui casuarinas grandes e nunca vi nascer nenhuma a partir das sua sementes nem de rebentações.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Plantei algumas casaurinas este Outono, é uma árvore que se adapta bem ao litoral algarvio, pois serve para proteger as árvores de fruto da nortada nos meses de Junho e Julho. São muito baratas no viveiro de Monte Gordo, com 10 euros temos uma pequena «vedação» com quase uma dúzia de árvores. Não sabia que tinham potencial invasor, mas no Algarve nunca vi indícios de tal. Onde se planta uma não nascem outras.

Outra árvore que faz boas sebes no Algarve litoral é o plátano, contudo nos últimos anos é praticamente impossível encontrá-lo nos viveiros algarvios. Só se encontra em Espanha ou no viveiro de Pegões. Se alguém souber de outros locais que vendam plátanos no Algarve e Alentejo fico grato. Há vários anos que também não encontro à venda álamos. Nem falo de amieiros ou freixos.

Quando estive no viveiro de Monte Gordo tinham lodãos, carvalho-português, carvalho-de-Monchique, alfarrobeiras, romanzeiras, pinheiro-manso e marítimo ou casaurinas.

Também estive no de Pegões, onde a variedade é bem maior, mas os preços são um pouco mais altos. Tinham alvarinho, carvalho-negral, carvalho-português, sobreiro, plátano, amoreira, choupo, amieiro, medronheiro, etc. Sugeri-lhes que vendessem também pinheiros de Alepo. Não comprei plátanos e choupos pois eram demasiado grandes e não podia transportar.