Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Lindas fotos, desculpem a pergunta podem-se ter em casa?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Podes os ter, no teu quintal, ou terreno, mas de forma livre, não em cativeiro. dentro de uma gaiola, é proibido por lei.
Os pintassilgos, gostam de vários tipos de pequenas sementes, como é o caso do dente-de-leão, o cardo, entre outras.
Esta semana já observei por aqui os abelharucos, com o seu cantar tão cacterístico.
 
  • Gosto
Reactions: remember


remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Podes os ter, no teu quintal, ou terreno, mas de forma livre, não em cativeiro. dentro de uma gaiola, é proibido por lei.
Os pintassilgos, gostam de vários tipos de pequenas sementes, como é o caso do dente-de-leão, o cardo, entre outras.
Esta semana já observei por aqui os abelharucos, com o seu cantar tão cacterístico.
Isso é recente? lembro-me de em miúdo vê-los em alguns locais em gaiolas...

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Isso é recente? lembro-me de em miúdo vê-los em alguns locais em gaiolas...

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Julgo que já não seja muito recente, antigamente também a ocupação dos miúdos era atirar ás aves, com recurso a fisgas e irem destruir os seus ninhos, isto há uns 40 anos atrás, felizmente e tendo em conta o decréscimo de grande parte das aves hoje em dia, são praticas proíbidas.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Observei da minha janela uma ave pousada numa árvore já há algum tempo e por lá continua.

Será um simples pombo ou rola jovem?

SKert4b.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Observei da minha janela uma ave pousada numa árvore já há algum tempo e por lá continua.

Será um simples pombo ou rola jovem?

SKert4b.jpg

Diria que se trata de uma jovem rola-turca.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu apesar de saber identificá-la nunca vi nenhuma ao vivo, as Sementes Vivas já está também a fazer a comercialização da semente, para que as pessoas a possam ter no seu jardim, de modo a não destruírem as que existem no seu habitat natural.

https://www.sementesvivas.bio/pt/se...O0kZCqMhE-hl9wjr_tGDmZHfPe9BHL_IaAi4qEALw_wcB

Já que não vou tirar férias tão cedo estou a pensar tirar na altura da colheita as bolotas e colher de várias espécies e sub-espécies de carvalhos nacionais mas vou precisar da vossa ajuda para trocarmos bolotas e plantarmos as árvores, se estiverem interessados, claro.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Já que não vou tirar férias tão cedo estou a pensar tirar na altura da colheita as bolotas e colher de várias espécies e sub-espécies de carvalhos nacionais mas vou precisar da vossa ajuda para trocarmos bolotas e plantarmos as árvores, se estiverem interessados, claro.

Eu cá estarei para ajudar no que for preciso, tenho feito muitas árvores autóctones neste últimos 2 anos, principalmente carvalho-cerquinho, carrasco, e sobreiros, estou muito satisfeito com os carvalho que plantei de alvéolo florestal, há cerca de 3 meses, e levam já quase um palmo de crescimento.
Semeei outras tantas dezenas delas, logo no local definitivo.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu cá estarei para ajudar no que for preciso, tenho feito muitas árvores autóctones neste últimos 2 anos, principalmente carvalho-cerquinho, carrasco, e sobreiros, estou muito satisfeito com os carvalho que plantei de alvéolo florestal, há cerca de 3 meses, e levam já quase um palmo de crescimento.
Semeei outras tantas dezenas delas, logo no local definitivo.

O ideal é ter de várias localizações, por exemplo, os carvalhos-roble variam muito, conheço pelo menos 4 variedades genéticas diferentes em Portugal: Alto Minho e Gerês, Litoral Norte, Centro e uma sub-espécie raríssima do Sul de Portugal.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O ideal é ter de várias localizações, por exemplo, os carvalhos-roble variam muito, conheço pelo menos 4 variedades genéticas diferentes em Portugal: Alto Minho e Gerês, Litoral Norte, Centro e uma sub-espécie raríssima do Sul de Portugal.

Claro que sim, é o ideal, eu como só faço a recolha de bolotas aqui num raio de 2 km, tenho de me contentar com o que existe nas redoendezas, escolho sempre de exemplares imponentes, gostava de experimentar outro tipo de carvalho, principalmente o negral, gosto muito da sua folhagem.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Claro que sim, é o ideal, eu como só faço a recolha de bolotas aqui num raio de 2 km, tenho de me contentar com o que existe nas redoendezas, escolho sempre de exemplares imponentes, gostava de experimentar outro tipo de carvalho, principalmente o negral, gosto muito da sua folhagem.

Se puder tirar férias na altura certa para colheita de bolotas então enviar-te-ei de Quercus marianica de Monchique, e Quercus faginea alpestris do barrocal algarvio, são dois carvalhos muito raros que certamente não tens.
 

almeida96

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
167
Local
Algueirão - Sintra (194 m)
Rosa Albardeira, uma espécie que está em risco de se perder, no Parque Natural das Serras D'Aire e Candeeiros.

Créditos: Serra Serena

Nunca vi esta planta ao vivo...falo daqui na zona de Sintra principalmente. É pena, pois é lindíssima. Se um dia a ver, ganhei a semana :D

Mas ainda será relativamente comum nas zonas calcárias da Estremadura certo? Aire e Candeeiros, Alvaiázere, Sicó...