Biodiversidade

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Ontem, perto de Freixo de Espada À Cinta.

Abelharuco.
21872682_DROGO.jpeg

Grifo.
21872683_tp5Sd.jpeg
 
Última edição:


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Espécie de cágado em perigo de extinção avistada em Beja

Por Green Savers 14:12 - 3 Agosto 2020
Mauro-Hil%C3%A1rio.jpg

Mauro Hilário / flickr

O Cágado-de-carapaça-estriada é um réptil de cor preta com manchas amarelas e uma carapaça castanha ou cinzenta. Pesa cerca de 400 gramas e pode chegar aos 20 centímetros de comprimento.

A sua população encontra-se dispersa e maioritariamente nas regiões do Sul de Portugal, mais propriamente na bacia hidrográfica do Guadiana. Está em perigo de extinção em território nacional, segundo o ICNF. Nas ilhas da Madeira e dos Açores não existem exemplares da espécie.

No Concelho de Moura, na Herdade da Contenda, verificou-se recentemente a presença do Emys-orbicularis (nome científico).“Este registo é mais um contributo para o reconhecimento do excepcional capital natural que encerra o concelho”, lê-se na página da Herdade. O acontecimento foi registado pela produtora de filmes portuguesa WildStep Productions.

No resto do mundo, a espécie pode ser vista noutras regiões da Europa Central, no Norte de África e na Ásia Ocidental.

O Cágado-de-carapaça-estriada costuma habitar em charcos temporários, rios e ribeiras com corrente lenta, e alimenta-se de invertebrados aquáticos, vegetação e insetos terrestres. As suas principais ameaças são a poluição, e a “destruição das zonas húmidas, quer devido à captação de água ou à implantação de infra-estruturas”, revela o ICNF.



 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

algumas fotos de hoje na Praia da Boa Nova em Leça da Palmeira, foram captadas a uma grande distância, (e os pássaros são bastante pequenos) com a objetiva Sigma 150-600 mm nos 600 mm (a ideia era mesmo essa, testar os 600 mm da lente), já soube o nome desta espécie,sei que é comum, mas agora não me lembro ... :unsure:

jTUwq8I.jpg



Q0gy0w4.jpg



uOGBBjX.jpg


Esta claro, é uma Gaivota :D


uW3mvDD.jpg
 
Última edição:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boas,

algumas fotos de hoje na Praia da Boa Nova em Leça da Palmeira, foram captadas a uma grande distância, (e os pássaros são bastante pequenos) com a objetiva Sigma 150-600 mm nos 600 mm (a ideia era mesmo essa, testar os 600 mm da lente), já soube o nome desta espécie,sei que é comum, mas agora não me lembro ... :unsure:

jTUwq8I.jpg



Q0gy0w4.jpg



uOGBBjX.jpg


Esta claro, é uma Gaivota :D


uW3mvDD.jpg


São rolas do mar (Arenaria interpres).
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,

algumas fotos de hoje na Praia da Boa Nova em Leça da Palmeira, foram captadas a uma grande distância, (e os pássaros são bastante pequenos) com a objetiva Sigma 150-600 mm nos 600 mm (a ideia era mesmo essa, testar os 600 mm da lente), já soube o nome desta espécie,sei que é comum, mas agora não me lembro ... :unsure:

jTUwq8I.jpg



Q0gy0w4.jpg



uOGBBjX.jpg


Esta claro, é uma Gaivota :D


uW3mvDD.jpg
Que tal? Aprovada? :D
A gaivota é uma das muitas espécies de gaivota que se avistam em Portugal. Esta é uma das mais comuns, uma gaivota-argêntea (Larus michahellis) :)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Que tal? Aprovada? :D
A gaivota é uma das muitas espécies de gaivota que se avistam em Portugal. Esta é uma das mais comuns, uma gaivota-argêntea (Larus michahellis) :)

E esta espécie é uma verdadeira praga na zona do Grande Porto!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Que tal? Aprovada? :D
A gaivota é uma das muitas espécies de gaivota que se avistam em Portugal. Esta é uma das mais comuns, uma gaivota-argêntea (Larus michahellis) :)

Tens que dedicar-te mais às fotos de gaivotas, em vez de fotos de aranhuços gigantes se existisse o botão não gosto levavas com ele. :buh: :D :inocente:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
E esta espécie é uma verdadeira praga na zona do Grande Porto!
Pois... mas é-o com o alto patrocínio do Homo sapiens...

Tens que dedicar-te mais às fotos de gaivotas, em vez de fotos de aranhuços gigantes se existisse o botão não gosto levavas com ele. :buh: :D :inocente:
Só é gigante na foto! :D Na realidade devia ter "apenas" uns 5-6 cm :lol:
Também não gosto muito, é uma espécie de relação amor-ódio-nojo :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Que tal? Aprovada? :D
A gaivota é uma das muitas espécies de gaivota que se avistam em Portugal. Esta é uma das mais comuns, uma gaivota-argêntea (Larus michahellis) :)

Sim, aprovada, boa lente, excelente qualidade imagem e tem estabilizador bastante efetivo ( o único senão é que pesa como o raio, quase 2 Kg) estas fotos foram tiradas com a velhinha Canon 50d.

Na minha Canon 6d a imagem ainda é melhor, mas perde algum alcance devido à natureza Full Frame do sensor, a meu ver estas lentes são melhor aproveitadas em câmeras APS-C ( não faltam para ai excelentes opções como a Canon 90 d) e são muito boas para captar, por exemplo, vida selvagem.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)