Biodiversidade

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Será que não está a ser empurrada para fora de outros habitats mais habituais? :intrigante:
As lontras não são novidade no rio Uíma; pelo menos no seu percurso em Santa Maria da Feira. O que deve estar a acontecer é que estão a subir o rio em direção à foz com o Douro, em Gaia, algo que não acontecia ou há muito que não acontecia, ao ponto de já não haver memória disso.
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
A foto que ilustra a notícia parece ser de uma lontra marinha. Não era muito difícil arranjar uma foto de ula lontra nacional
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Quando um papagaio "rouba" uma GoPro na Nova Zelândia, só pode dar umas belas imagens

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Ontem vi as primeiras andorinhas-das-chaminés (Hirundo rustica) aqui na Azambuja. Ainda não vi as dos beiriais nem os andorinhões-pretos, mas não devem tardar a chegar. A Primavera vai entrando...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A fazer o IC19 todo e há azedas a cobrir quase toda a vegetação.

Não sei se o tempo seco ajudou a aumentar a incidência da espécie. Parece-me muito mais expressa este ano, o que achas @StormRic?

Aqui pelo Ribatejo, aconteceu, que as geadas foram poucas e fracas, e nunca chegaram a queimar as azedas, e como consequencia floriram mais cedo do que o normal, e claro, as temperaturas amenas também ajudaram muito.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A fazer o IC19 todo e há azedas a cobrir quase toda a vegetação.

Não sei se o tempo seco ajudou a aumentar a incidência da espécie. Parece-me muito mais expressa este ano, o que achas @StormRic?

Concordo. Observou-se com as primeiras chuvas de Outono as ervas a nascerem, depois começaram a crescer cada vez mais devagar e por fim, já este ano, a secarem. Sem esse coberto vegetal acho que a azeda consegue brotar muito melhor pela maior insolação recebida e por se reproduzir de bolbilhos (subterrâneos).

A par da reprodução pelos bolbilhos a Azeda conseguiu superar uma incompatibilidade inicial da variante trazida da África do Sul (origem desta invasora) e reproduz-se agora também por semente.

Ler mais aqui: https://invasoras.pt/pt/um-pequeno-grande-detalhe-faz-diferença-como-se-reproduzem-azedas

e aqui: https://www.publico.pt/2013/11/11/c...a-nova-forma-de-reproducao-das-azedas-1612093
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Mesmo com péssima qualidade, não posso deixar de partilhar um avistamento de guarda-rios no Parque da Cidade :w00t:

hWBokxG.jpg


A primeira vez que vi por lá um em 17 anos a viver no Porto. É obra! :D

Bom registo de um guarda-rios urbano! :thumbsup:

No meio da cidade de Leiria também há guarda-rios, quando lá vivi por lá, vi alguns na vegetação rípicola associada ao Rio Lis.