Biodiversidade



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,514
Local
Bragança (675m)

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,201
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Moro há poucos anos num apartamento alto tendo uma varanda para a rua onde existem umas árvores de grande porte, julgo que plátanos, já com uma altura significativa com a extremidade do topo a chegar ao nível dum 5º andar.

À partida apenas mais uma vista desinteressante de um qualquer apartamento de cidade, mas por vezes, sobretudo na Primavera e Outono, é uma espécie de plateia para a vida do topo de uma arvore.
Toda a gente conhece as arvores, mas geralmente vemo-las de baixo ou de lado. Eu neste caso passei a ter uma vista para o topo de uma arvore mesmo à frente do nariz.

Na Primavera por exemplo é fascinante assistir ao rápido crescimento das folhas, desde os primeiros sinais na pontinha mais alta de todas do eixo central a indicar que está para começar o espetáculo ou de como é sempre a mesma árvore na rua que dá o tiro de partida, sendo depois no Outono a primeira a começar a perder as folhas. E por aí fora. Uma vista que só com o tempo descobri que era mais interessante do que parecia inicialmente.

Se por acaso alguém me souber dizer porque parece haver sempre uma arvore mais precoce, agradecia. Será genética, diferenças de terreno ou raízes?

Mas o que me leva a escrever isto nem tem a ver com as árvores em si mas outra coisa relacionada que já tinha assistido o ano passado e depois fiquei de investigar mas esqueci.

Ontem lá do topo da arvore vi fios de aranha, dumas arvores para outras a mais de 10 metros de distância. Um fio mesmo do topo, outro mais abaixo, e mais outro e outro. Parecia quase um "assalto" organizado ao "castelo" vizinho.

Alguém sabe que tipo de aranhas são e como elas conseguem fazer isto?
A primeira coisa que me ocorreu é que elas vão a planar com uma brisa soltando fio?
Mas ontem não estava vento, ao contrário de hoje, esteve nevoeiro até tarde e eu comecei a ver os fios às primeiras horas de sol. E os fios são tão frágeis que o vento os estraga, sobrevivem poucas horas. São tão finos que só se conseguem ver quando bate a luz do sol, e com alguma dificuldade.

Outra hipótese que coloquei, será que usam "térmicas", ligeiras correntes ascendentes nas tais primeiras horas de sol a aquecer a rua depois do nevoeiro dissipar?

Alguém faz ideia? E já agora, porque as aranhas farão isto? Estará relacionado com a perda das folhas ?
Não sei qual é a espécie no teu caso, mas há várias espécies que fazem isso. Assumo que seja um caso de "balonismo" ou "ballooning" em inglês.

Podes explorar mais aqui:

As aranhas, muito pequenas, produzem um fio de seda e, depois, esperam pacientemente que o vento lhe pegue, fazendo-as "voar" e viajar, por vezes, distâncias muito grandes.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,179
Local
Belas
Não sei qual é a espécie no teu caso, mas há várias espécies que fazem isso. Assumo que seja um caso de "balonismo" ou "ballooning" em inglês.

Podes explorar mais aqui:

As aranhas, muito pequenas, produzem um fio de seda e, depois, esperam pacientemente que o vento lhe pegue, fazendo-as "voar" e viajar, por vezes, distâncias muito grandes.
" a spider might be taken up into a jet stream."

eu só estou a imaginar uma aranha no jet-stream atlântico a viver a sua melhor vida :lol:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
É giro de se ver, já vi em alguns documentários da NGS :D
É claro que, para quem sofre de aracnofobia, a ideia de a qualquer momento se poder levar com uma aranha na cara não será uma ideia muito reconfortante.... :lol:
Não acho nada giro esses documentários , ai ai... :D

Prefiro ver as fofinhas cegonhas brancas que está a dar na RTP1.

@joralentejano , no documentário mostrou uma cegonha preta aí em Arronches. :D
 

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
125
Local
Portugal
Por aqui, estes últimos dias quentes e húmidos devem ter feito eclodir milhões de aranhas que a paisagem está cheia de fios e teias. Na manhã de sábado, o nevoeiro estava a desfazer-se e a vegetação, coberta de fios de aranha e pequenas gotas de água, aos primeiros raios de sol, fazia um efeito próximo a uma sincelada. Ia de carro e não deu para tirar fotos.

Ontem, o telhado aqui em frente, cheio de fios de aranha.

Interessante. Eu ontem detectei restos de fios em roupa estendida. são mesmo muito finos, e já são tipo "destroços" da atividade do dia anterior.
Aranhas é que nunca as consegui ver, devem ser mesmo pequenas ou juvenis como referem alguns textos via link do @João Pedro
Fica por descobrir o que desencadeia eventos destes, talvez determinada fase do ciclo reprodutivo e depois condições meteorológicas ou outras, favoráveis ao voo improvisado? Queda das folhas das árvores que as leva a uma debandada ?
Nalguns países como Austrália ocorrem mesmo eventos em massa a ponto da paisagem ficar branca com tanto fio. Há textos que referem uma coisa diferente do que testemunhei, que foram uma espécie de pontes aéreas entre arvores, pontes com mais de 10 metros de fio.
Na Austrália há registos delas descolarem literalmente do chão com uma espécie de parapente feita de fios, para fugir a uma inundação por exemplo. Incrível.

Não sei qual é a espécie no teu caso, mas há várias espécies que fazem isso. Assumo que seja um caso de "balonismo" ou "ballooning" em inglês.

Podes explorar mais aqui:

As aranhas, muito pequenas, produzem um fio de seda e, depois, esperam pacientemente que o vento lhe pegue, fazendo-as "voar" e viajar, por vezes, distâncias muito grandes.

Fascinante, desconhecia isto. Usam os fios como uma vela ou parapente.
Alguns textos referem que com ajuda do vento, eletricidade estática e térmicas.

Como referi, não estava vento que até acho que vento mesmo fraco destrói os frágeis fios. No que observei acredito que térmicas se encaixa melhor pois duma manhã de nevoeiro que se levantou tardiamente e direto para uma hora de maior exposição solar, é capaz de ter gerado umas térmicas suficientes para isto. Já o mecanismo de eletricidade estática, não o entendi bem, mas quem sabe.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,678
Local
Aveiras de Cima

Comissão do Ambiente do PE dá mais um passo na aprovação da Lei do Restauro da Natureza​


 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,382
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Quais serão as espécies que estão a ser plantadas?
O "sequestro de CO2eq" indicado refere-se a que intervalo de tempo? Seria também interessante a notícia detalhar um pouco mais.

"Já começaram a ser plantadas 72.500 árvores na Corvaceira, Chãs de Tavares, Mangualde, numa área de 87 hectares, com um sequestro de CO2eq total esperado de 68 085 toneladas."
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,684
Local
Viso Norte, Viseu (520m)