Biodiversidade



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,947
Local
Cabanas - Palmela (75m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,772
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,947
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Sim, é isso.
Este que eu fotografei era uma fêmea, já vi vários mas eram sempre machos.
O tamanho aproximado era de uns 13/15mm.
Obrigado pela identificação @StormRic .
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,713
Local
Aveiras de Cima
Esta noite que passou estiveram algumas cotovias-arbóreas a cantar aqui (perto de Óbidos) pela noite dentro.
Não sei se tal é comum, mas nunca tinha ouvido antes.

Aqui está um vídeo sobre essa espécie:


E um link: https://www.avesdeportugal.info/lularb/

E hoje de manhã ouvi um tordo musical a imitar melros, perdizes, abelharucos, piscos, verdelhões, etc...
Acabou por ser cómico.


Na semana passada também ouvi a Lullula arborea à noite na zona de Vendas Novas, também acho que nunca tinha ouvido.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,529
Local
Bragança (675m)
Esta manhã em Rio de Onor. As fotos estão escuras porque estava a nascer o sol por essa altura.
IMG_7217.JPG
IMG_7226.JPG
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,713
Local
Aveiras de Cima
Esta manhã em Rio de Onor. As fotos estão escuras porque estava a nascer o sol por essa altura.
Ver anexo 12226Ver anexo 12227

Excelente registo Dan! :thumbsup:

As hastes ainda ostentam o veludo típico da estação, com o avançar do Verão o veludo vai cair e deixar as hastes prontas para as lutas e bramas lá para Setembro. :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,529
Local
Bragança (675m)
Excelente registo Dan! :thumbsup:

As hastes ainda ostentam o veludo típico da estação, com o avançar do Verão o veludo vai cair e deixar as hastes prontas para as lutas e bramas lá para Setembro. :D
Sim, nesta foto é bem evidente, este jovem veado macho ainda com o veludo nas hastes.
IMG_7225.JPG


Nessa manhã pude observar, pelo menos, uma dúzia de veados. Dez minutos antes de passar por estes três, passei por um pequeno grupo no qual se encontrava um grande macho. Este grupo, das fotos, foi apenas o terceiro que pude ver na viagem, depois destes ainda me deparei com mais três indivíduos em três locais distintos.

Já relativamente a corços, o dia não foi tão produtivo, apenas avistei um em plena alta montanha, a uns 1900m de altitude.
IMG_7412.JPG
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,947
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Hoje vi esta aranha por aqui, com cerca de 25mm de corpo e 50mm com as patas, alguém conhece?

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,772
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje vi esta aranha por aqui, com cerca de 25mm de corpo e 50mm com as patas, alguém conhece?
Também às vezes a vejo, sobretudo em árvores velhas, penso que será da família da Aranha dos Troncos, mas não tenho a certeza, os desenhos no dorso e abdómen não parecem corresponder bem.


O Google deu-me estas possibilidades.