Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Infelizmente grande parte da serra está "abandonada", felizmente existem muitas pessoas atentas.
Na semana passada passei por muitas dessas árvores e fiquei sem perceber o que se estava a passar, é incrível o negocio da madeira que se passa na serra...
O ICNF devia era de se preocupar em controlar o movimento de jipes e motos na serra, muitas cancelas em determinados pontos resolvia-se parte do problema.

Pelo que percebi das várias noticias que tem saído acerca destes abates o objectivo do ICNF, é com o abate destas centenas de pinheiros, para venda da madeira para ter depois lucro para investir, na reflorestação da mesma área, mas é claro que o abate e transporte da madeira vai afectar toda a biodiversidade envolvente de um parque natural, devido ao movimento de veículos pesados e também o ruído dos motosseras, que também vai afectar muitas aves em plena época de nidificação.
Vamos ver no vai dar, mas uma ideia triste, mas creio que já não será fácil voltar atrás, até já existe petições a circular na net contra o abate dos pinheiros.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esta negociata da madeira na serra não é nova, quem por lá anda com frequência sabe do que falo.
Só para veres, rara é vez que uma pessoa passa na serra e não vê tratores e camiões, basicamente maquinaria bem pesada a cruzar a serra, e seja dias da semana, fins de semana ou feriados...
E posso aqui partilhar fotos de pinheiros bem novos que também foram marcados, razia valente.
O elemento climatático - vento entra sempre em jogo naquela área da serra, quantas mais árvores abatem, mais vão cair em temporais de inverno e época de nortada violenta, pois vão estar ainda mais expostas.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esta negociata da madeira na serra não é nova, quem por lá anda com frequência sabe do que falo.
Só para veres, rara é vez que uma pessoa passa na serra e não vê tratores e camiões, basicamente maquinaria bem pesada a cruzar a serra, e seja dias da semana, fins de semana ou feriados...
E posso aqui partilhar fotos de pinheiros bem novos que também foram marcados, razia valente.
O elemento climatático - vento entra sempre em jogo naquela área da serra, quantas mais árvores abatem, mais vão cair em temporais de inverno e época de nortada violenta, pois vão estar ainda mais expostas.

Pois é cada vez mais se ve essa "nova moda" da negociata de lenha, bem como muitos outros roubos como o da cortiça.
Quanto mais árvores se cortam de uma clareira, que todas juntas antes se ajudavam mutuamente contra a força dos ventos, basta depois as irem cortando para elas aos poucos ficarem debilitadas e acabarem por tombar com os fortes ventos.
Eu vejo aqui mesmo o exemplo do meu vizinha que antes tinha uma pequena clareira com pinheiros mansos já com mais de 30 anos, e estavam óptimos, bastou cortar um deles para o outro pinheiro já estar inclinado mais de 60%, com os vendavais dos invernos ateriores, e até que um anos destes ele não se aguente com mais uma rajada, e depois acaba por cair literalmente para a estrada.
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Registo de avistamento da Perdiz cinzenta/Charrela em Bragança.
Um facto episódico ou o reaparecimento consistente da espécie em Portugal?
Matéria a seguir.
De qualquer forma, a equipa que filmou a espécie está de parabéns

http://www.wilder.pt/historias/ave-...e-aparece-em-camara-de-fotografo-de-natureza/
Aqui ha uns anos tambem houve registo de um bando.Na altura por reporteres da RTP:
https://www.rtp.pt/noticias/cultura...gal-avistada-no-nordeste-transmontano_n657690
Pessoalmente sigo essa especie regularmente, fico muito contente com esse registo!
Pode ser o regresso a Portugal....a ver vamos.....
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Registo de avistamento da Perdiz cinzenta/Charrela em Bragança.
Um facto episódico ou o reaparecimento consistente da espécie em Portugal?
Matéria a seguir.
De qualquer forma, a equipa que filmou a espécie está de parabéns

http://www.wilder.pt/historias/ave-...e-aparece-em-camara-de-fotografo-de-natureza/

Há quem defenda que a espécie sempre andou por ali pelas terras altas de Montesinho (Lama Grande), mas sem se fixar. De qualquer das formas é uma grande noticia! :thumbsup:

As charrelas foram filmadas com recurso a foto armadilhagem, isto é câmaras com sensores que disparam quando alguma coisa atravessa à frente da lente, quando trabalhei na Associação Transumância e Natureza também recorri a este tipo de câmaras para monitorizar a fauna, há sempre resultados interessantes e até surpreendentes. :)
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Plantar eucalipto pode dar multas até 37 mil euros
A proposta de lei do Governo, que proíbe acções de arborização com eucalipto, prevê coimas e a possibilidade se serem aplicadas sanções acessórias aos infractores.
A proposta de lei do Governo que altera o regime jurídico aplicável às acções de arborização e rearborização, pondo um travão à área de eucalipto, determina contra-ordenações que podem ultrapassar os 37 mil euros a quem utilize esta espécie sem um projecto de compensação.

http://www.jornaldenegocios.pt/empr...ar-eucalipto-pode-dar-multas-ate-37-mil-euros

Tem sido gritante a substituição de áreas de pinhal por novas plantações de eucalipto aqui no Litoral Centro. Esta medida não terá qualquer resultado prático se não houver fiscalização apertada.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
http://www.jornaldenegocios.pt/empr...ar-eucalipto-pode-dar-multas-ate-37-mil-euros

Tem sido gritante a substituição de áreas de pinhal por novas plantações de eucalipto aqui no Litoral Centro. Esta medida não terá qualquer resultado prático se não houver fiscalização apertada.

Concordo completamente, até porque não á lugar a coimas sem a devida fiscalização, e quando digo isto não é simplesmente observar a paisagem de dentro da viatura em andamento pelas estradas rurais. Uma das boas ideias do ministro Capoulas Santos, aquando desta nova reforma do eucalipto foi que não autorizava novas plantações, quando existe muitos hectares de eucaliptos, que não estão a produzir madeira nas devidas condições, quer por abandono, e consequente crescimento de matos.

O medronheiro seria uma das boas ideias, e é uma planta autóctone, e tem muitas valias, desde a sua famosa aguardente, licores entre outras...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e MSantos

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
Alguém me pode dizer que espécie de vespa é esta?

ed3a839e021f2412ef7b48246e6f8391.jpg
497b433bb3e66855fa30f921b2e63ca9.jpg
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
não entremos em pânico, acho que o que esta a acontecer as abelhas é muito mau mas existem mais insectos polinizadores, o problema é a perda de biodiversidade e a culpa estará nos pesticidas usados que matam tudo indiscriminadamente

É verdade os pesticidas são os principais responsáveis por muita perda de biodiversidade e por uma elevada mortandade de polinizadores.
Eu agora estou-me a aventurar pelo mundo da apicultura, é realmente um mundo enorme para descobrir.
Eu falo por mim, aqui na minha quinta já faz dois anos que aboli de vez o uso de toda a gama de pesticidas, e actualmente tenho por aqui muita insectos auxiliares, e ainda esta tarde no meu pomar tinha uma bela cobra.

Ainda a semana passada me aventurei a fazer uma caixa-ninho para os restantes polinizadores, agora é só esperar que seja ocupada por eles.

28ixqtd.jpg

28ixqtd.jpg