Biodiversidade

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
As andorinhas-das-chaminés é que estão de partida.
IMG_6724.JPG
 
Última edição:


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mais algumas feitas também em Azinhoso e arredores:

2izpb5x.jpg


pXaVL1y.jpg


pVm3lmV.jpg


FdVlEno.jpg
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Nesta altura do ano começam a juntar-se em grandes bandos para irem à vida delas. :)

No Algarve têm uma dinâmica diferente. É comum partirem a meio de Julho ou chegarem no final de Janeiro. Mas isso é variável, e os antigos com estas variações nas datas da chegada e da partida faziam previsões çpara o estado do tempo nos meses seguintes.
 
Editado por um moderador:

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Agora que a caça à rola-brava foi proibida, algumas notas.

1- A rola-brava foi uma das espécies que se adaptou à paisagem rural tradicional da Península Ibérica milhares de anos atrás, uma paisagem mosaico com campos de cereais, matos e carvalhais, azinhais ou sobrais. Essa paisagem tem vindo gradualmente a desaparecer desde o século XIX, e a machadada final será o regadio no Alentejo e a morte do montado com a doença do sobreiro e as alterações climáticas.

2- Os caçadores têm dado um contributo positivo para a manutenção da espécie, pois nas suas reservas semeiam cereais para alimentar as aves. Por outro lado fora de Portugal o contributo para o declínio tem sido terrível. Em Marrocos é comum haver caçadores que matam dezenas de aves apenas num dia. Sendo uma espécie migratória, a protecção só será eficaz se a UE impuser sanções e pressionar o Magrebe.

3- A rola-turca parece ter um impacto negativo na rola-brava, como demonstram estudos feitos na Estremadura espanhola. Há uma competição por habitat e alimento em que a rola-turca leva vantagem. Deveria ser feito o controlo das populações de rola-turca? Creio que sim, mas o tema é polémico e não tenho uma posição definitiva.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Este ano tenho têm aparecido mais aranhas das que fazem as teias redondas do que nos anos anteriores nas plantas que tenho na varanda.
Há uma que apareceu aqui à uns dias que tem feito umas teias maiores do que as outras que andam por aqui e hoje de manhã lá estava ela a fazer a teia e lembrei-me de fazer uma pequena timelapse, mas já foi mais para o fim.

Podia ter usado era um intervalo menor entre as fotos para não ser tão rápido.
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Os Açores terão sido habitados cerca de 700 anos de lá chegarem os portugueses, concluí estudo, depois de terem sido descobertos compostos fecais.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Os Açores terão sido habitados cerca de 700 anos de lá chegarem os portugueses, concluí estudo, depois de terem sido descobertos compostos fecais.
Se isto for verdade será uma enorme bofetada para muita gente que tem feito vida negra à professora Maria Antonieta.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa tarde! Hoje apareceu por aqui um tipo de louva-a-deus que eu nunca vi. Alguém sabe qual é?

8MkvaWg.jpg


vEeaPU9.jpg


uO01Yul.jpg

Quanto à espécie não sei, mas pela posição o bicharoco estava a sentir-se ameaçado! :D