Biodiversidade

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Esta manhã, Louva-a-Deus-Anã (Ameles spallanzania) aqui num jardim da cidade.
IMG_1852.JPG
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Dois gatos daqui de Azinhoso:

TlbqH4t.png


zWKU7TZ.png
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,024
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Falta um estudo a demonstrar que o eucalipto aumenta a biodiversidade. Provavelmente um tal estudo vai dizer que... quando o eucalipto lá foi posto, já a biodiversidade era reduzida. Mas... e os estudos que mostram que se fôrem plantadas outras espécies, a biodiversidade poderá recuperar? Afinal, tudo se pode tentar comprovar e só depende dos objectivos. O problema da discussão do eucaliptal industrial é o facto de os dois lados da discussão terem objectivos diferentes.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia.

Deixo a seguinte pergunta a quem perceba mais do assunto:

Se há algo que me incomoda, sobretudo nas refeições ao ar livre, são as vespas. No ano passado por esta altura no interior alentejano era absolutamente insuportável estar a comer ao ar livre, sobretudo ao fim da tarde, tal a concentração destes insetos!
Este ano em 2 dias, no mesmo sítio (Mértola) nem uma vespa observei (felizmente).

Alguém me pode indicar o que pode estar a ocorrer?
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Bom dia.

Deixo a seguinte pergunta a quem perceba mais do assunto:

Se há algo que me incomoda, sobretudo nas refeições ao ar livre, são as vespas. No ano passado por esta altura no interior alentejano era absolutamente insuportável estar a comer ao ar livre, sobretudo ao fim da tarde, tal a concentração destes insetos!
Este ano em 2 dias, no mesmo sítio (Mértola) nem uma vespa observei (felizmente).

Alguém me pode indicar o que pode estar a ocorrer?
Olá,
Não sei a resposta mas também confirmo que por aqui (numa freguesia de Vila do Conde) também não há vestígios de vespas (no nosso caso vespas asiáticas) e o ano passado eram às centenas.
Cumps.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,024
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia.

Deixo a seguinte pergunta a quem perceba mais do assunto:

Se há algo que me incomoda, sobretudo nas refeições ao ar livre, são as vespas. No ano passado por esta altura no interior alentejano era absolutamente insuportável estar a comer ao ar livre, sobretudo ao fim da tarde, tal a concentração destes insetos!
Este ano em 2 dias, no mesmo sítio (Mértola) nem uma vespa observei (felizmente).

Alguém me pode indicar o que pode estar a ocorrer?

Olá,
Não sei a resposta mas também confirmo que por aqui (numa freguesia de Vila do Conde) também não há vestígios de vespas (no nosso caso vespas asiáticas) e o ano passado eram às centenas.
Cumps.

Boa tarde, confirmo que aqui pela zona da Póvoa de Santa Iria não se vê vespa alguma, embora seja uma zona predominantemente urbana.
E também confirmo que o ano passado havia até ninhos de vespa asiática, mas este ano desapareceu tudo.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Aqui também na Parede, no ano passado viam-se algumas vespas asiáticas e vespas do papel, mas este ano só vejo vespas do papel, ainda que em menor número do que no ano passado.
Durante o verão do ano passado, denunciei um ninho de vespas asiáticas (em Carcavelos), e foi destruído pela câmara, passados dois dias. Ainda tiveram que vir mais duas vezes, para polvilhar os restos do ninho com veneno, pois ainda se viam algumas vespas asiáticas a rondar o local.
Neste outono que passou, matei 3 rainhas, que tinham escolhido alguns vasos que tinha aqui para hibernar.
Em Óbidos, também notei uma grande diminuição de vespas do papel.
Na minha opinião, tal declínio deverá ser sobretudo devido à seca ou então a alguma epidemia.
 
Última edição: