Biodiversidade

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Capturar3.JPG

Ocorreu-me pensar o seguinte: com o contraste entre a secura das zonas não irrigadas e das áreas irrigadas, não haverá uma tendência de migração de espécies animais, sobretudo aves e mamíferos, das primeiras para as segundas, simplesmente em busca de água? Terá já sido feito um estudo sobre esta possibilidade?
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Ocorreu-me pensar o seguinte: com o contraste entre a secura das zonas não irrigadas e das áreas irrigadas, não haverá uma tendência de migração de espécies animais, sobretudo aves e mamíferos, das primeiras para as segundas, simplesmente em busca de água? Terá já sido feito um estudo sobre esta possibilidade?

Não sei se será assim, pelo menos para as espécies mais sensíveis à perturbação, porque nas áreas irrigadas ocorre muitas vezes destruição de habitats para a implementação das culturas mais intensivas como olivais em sebe ou amendoais. De qualquer das formas terá sempre que ser estudado para se saber.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei se será assim, pelo menos para as espécies mais sensíveis à perturbação, porque nas áreas irrigadas ocorre muitas vezes destruição de habitats para a implementação das culturas mais intensivas como olivais em sebe ou amendoais. De qualquer das formas terá sempre que ser estudado para se saber.
Era isso que eu estava a pensar que podia acontecer, isto é, à partida migram mas depois não encontram condições de habitat apesar de terem água.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sobre este artigo e a introdução desta raça, penso que é muito útil saber as opiniões dos membros do fórum com mais conhecimentos e experiência.
Eu próprio tenho dificuldade em analisar e ter uma opinião sobre os aspectos positivos ou negativos desta introdução.

 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
No sábado por volta das 15 horas vi das coisas mais fascinantes na minha vida relativamente à natureza.

Estava na varanda a observar as trovoadas em desenvolvimento a sul/sudeste quando dei conta de um bando de aves de grande porte em voo circular, relativamente baixas, a uns 500 metros de distância. Ao início achei que só podiam ser garças, pois eram mesmo enormes para serem águias de asa redonda ou gralhas. Depois começaram-se a aproximar um pouco, sempre muito baixas, e para meu espanto, passam mesmo por cima da minha casa. Eram quatro cegonhas, a uns 10 metros de altitude. Ouvia-se perfeitamente aquele estalar esquisito que elas fazem. Fiquei espantado e ao mesmo tempo chateado por não ter registado o momento. O tempo esquisito que estava na altura, com céu todo esbranquiçado numas partes e escuro noutras, tornou aquele momento ainda mais único.

Pelos vistos estão-se a mover também para o Minho e Douro já há algum tempo e eu nem sabia.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Na minha opinião, isto pode dever-se a que não há barreiras que delimitem as áreas protegidas, pelo menos num mesmo oceano, por isso quaisquer efeitos nefastos da actividade humana passam de uma zona não protegida para uma protegida, simplesmente pela dinâmica normal das correntes marinhas. Tem-se observado que por exemplo a poluição por micro-plásticos não conhece quaisquer fronteiras artificiais ou naturais, expande-se por todo o globo pela dinâmica das esferas não sólidas (hidrosfera e atmosfera). Encontram-se destes resíduos da actividade humana em todo e qualquer canto do globo.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Serão estas intervenções positivas para a biodiversidade do Parque?


"
Entre as prioridades elencadas encontram-se a execução de um protocolo de colaboração técnica e financeira entre o Fundo Ambiental ICNF e Câmara de Bragança, criar ou reabilitar infra-estruturas de lazer e visitação, um programa de investigação internacional de Montesinho, uma rede de rotas e percursos, melhoria dos ecossistemas ou das redes de abastecimento de água às populações do parque. "
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Os golfinhos têm o azar de ser demasiado divertidos para os humanos, é muito grande a tentação de encarcerá-los e torná-los artistas de circo à força, dá muito dinheiro...
Não é o caso da observação em liberdade, no entanto não isenta de perigos para a espécie.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Incrível, mas é comum naquela região. Noutras regiões do globo são gafanhotos, ali são grilos.

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
Incrível, mas é comum naquela região. Noutras regiões do globo são gafanhotos, ali são grilos.

Durante a noite, devem fazer uma grilada que deve parecer a 6ª sinfonia de Beethoven. :D

Uns têm grilos, já em Vizela anda o canguru aos saltos pela rua :D

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)

Sardinhas já vão na 2.ª geração nascida em cativeiro em Olhão​



São bem mais gordas, com o tempo ficam tipo douradas, mas já provei têm um sabor melhor do que as do mar. :D