Cálculo da temperatura média

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O assunto é de facto bastante pertinente, penso que num chat aqui há uns tempos se falou disso, pois as EMA's modernas como algumas das estações mesmo amadoras permitam imensos registos possibilitando uma média "perfeita", afinal quando mais registos, "melhor" é essa média, penso que contudo se deveria guardar (em termos históricos) médias calculadas de outras formas, para efeitos comparativos.

Ou seja, acho que é um erro comparar uma média imaginemos de 1440 minutos (os minutos de um dia) a outra média que foi calculada com (Tm+TM)/2, seria comparar alhos com bugalhos, gerando eventualmente erros razoáveis numa análise/estudo qualquer em que se tentem comparar coisas entre diferentes locais com médias calculadas de forma diferente.

Por exemplo, o IM em termos de climatologia que média usará ? Tenho ideia de ter lido em qualquer lado um documento da OMM que recomendava 24 leituras horárias (T0+T2...+T23)/24, mas não tenho a certeza sobre isso.

E quando comparamos normais diferentes para um mesmo local, será que as médias foram calculadas da mesma forma ? Nunca encontrei uma resposta sobre essa matéria.
 


Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Este tópico já tem um tempo, mas achei interessante este artigo em *pdf que fala sobre:

"Cálculos da temperatura média diária do ar: repercussões nas temperaturas mensais e anuais "

Podem descarregar aqui: http://www.cbmet2010.com/anais/artigos/496_52734.pdf
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
O artigo praticamente ao início aborda o método já referido aqui no tópico, através de períodos equidistantes de tempo com registos de hora a hora até perfazer as 24 horas do dia e daí determinar o valor médio, acredito que a menos que as estações estejam preparadas para efectuar esse cálculo ao longo do dia, seja um método impraticável...
Fazendo referência ao meu último post, é de facto estranho ou nem tanto, talvez, antes acho que é uma daquelas matérias que naturalmente devíamos minimamente ter aprofundado nas aulas mas que possivelmente trata-se de algo com uma acessibilidade tão restrita ao nível técnico e até científico que até permite que quem adquire certas bases sobre a matéria fique limitado ao básico do básico e além do mais o mesmo parece revelar pormenores pouco correctos! :(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Monitorização Clima de Portugal - 2010

Já agora ficam os dados completos:

2008 - 16,32ºC (1)
2009 - 17,18ºC (2)
2010 - 16,71ºC (2)

(1) - Média de 527040 minutos (366 Dias)
(2) - Média de 525600 minutos (365 Dias)


Calculando a média, através da média das temperaturas máximas com a média das temperaturas mínimas (como o gráfico em baixo), que dados obterias para 2008, 2009 e 2010?
Serão muito diferentes?

semttulo2n.png
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Monitorização Clima de Portugal - 2010

Calculando a média, através da média das temperaturas máximas com a média das temperaturas mínimas (como o gráfico em baixo), que dados obterias para 2008, 2009 e 2010?
Serão muito diferentes?

semttulo2n.png

No seguinte link, tens um gráfico parecido com esse com todos os dados que tenho recolhidos.

http://www.meteomoita.com/index.php/recordes-temperatura

Na Moita a temperatura média é superior no verão e inferior no inverno. A média das máximas é sempre superior e a média das mínimas sempre inferior. Embora não tenha uma normal climatológica para cá penso que a temperatura média seja 0,5-1,0ºC inferior a Lisboa.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Monitorização Clima de Portugal - 2010

No seguinte link, tens um gráfico parecido com esse com todos os dados que tenho recolhidos.

http://www.meteomoita.com/index.php/recordes-temperatura

Na Moita a temperatura média é superior no verão e inferior no inverno. A média das máximas é sempre superior e a média das mínimas sempre inferior. Embora não tenha uma normal climatológica para cá penso que a temperatura média seja 0,5-1,0ºC inferior a Lisboa.

Não me fiz entender bem.
O que eu queria perguntar era se a média da temperatura média anual, ao invés de ser a média da temperatura aos minutos, fosse a média da Tmáxima e da Tminima, se os resultados seriam muito diferentes daqueles que disseste sobre 2008, 2009 e 2010.

Ou seja, e pegando no gráfico e dados da tua página:

semttulo2fc.png


semttulo4x.png


Sendo Tméd2 = (TM+Tm)/2. Que é o método que o IM usa para calcular as médias mensais, ou seja a média directa. (Por isso é que tinha posto aquele gráfico de Lisboa).

Neste caso, uma diferença na forma de cálculo da temperatura média dá uma diferença de 0,55ºC, o que ainda é bastante significativo.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Monitorização Clima de Portugal - 2010

Não me fiz entender bem.
O que eu queria perguntar era se a média da temperatura média anual, ao invés de ser a média da temperatura aos minutos, fosse a média da Tmáxima e da Tminima, se os resultados seriam muito diferentes daqueles que disseste sobre 2008, 2009 e 2010.

...
Sendo Tméd2 = (TM+Tm)/2. Que é o método que o IM usa para calcular as médias mensais, ou seja a média directa. (Por isso é que tinha posto aquele gráfico de Lisboa).

Neste caso, uma diferença na forma de cálculo da temperatura média dá uma diferença de 0,55ºC, o que ainda é bastante significativo.

Tenho andado a trabalhar os dados registados pela minha estação desde 2009, e também já tinha verificado esse aspecto.

De facto, nos dados registados pela estação de 5 em 5 minutos (no datalogger), temos, para a temperatura e para cada período de 5 minutos:
- a temperatura instantânea
- a temperatura máxima
- a temperatura minima

Sendo que a temperatura instantânea apresentada é a média dos valores medidos durante esse 5 minutos. Ex:
---------------------Temp Hi Low
Date----------Time Out Temp Temp
01-12-2010 0:00 7,7 7,8 7,7
01-12-2010 0:05 7,7 7,8 7,7
01-12-2010 0:10 7,6 7,7 7,6
01-12-2010 0:15 7,5 7,6 7,5
01-12-2010 0:20 7,3 7,5 7,3
01-12-2010 0:25 7,4 7,4 7,3
01-12-2010 0:30 7,6 7,6 7,4
01-12-2010 0:35 7,8 7,8 7,6


Dessa forma, fazendo a média diária a partir dos valores da temperatura instantânea atrás referida e dai tirar a respectiva média mensal, vai sempre originar uma pequena diferença para a média retirada a partir da relação entre as máximas e as minimas. Os relatórios mensais gerados pelo Weatherlink utilizam a média gerada a partir dos valores instantâneos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Movi algumas mensagens do tópico do clima de Portugal para aqui pois o assunto é importante.

Hotspot, seria possível fazeres um comparativo de 3 médias diferentes ?

a) cálculo antigo de (Tm+TM)/2
b) cálculo corrente de (T0+T1+...+T23)/24
c) cálculo com os registos todos que tens

Provavelmente nesta altura é complicado para ti conseguires calcular o b), mas se fosse possível, sempre tive curiosidade de conheçer as diferenças com casos concretos.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Meses de Junho e Novembro de 2010:

45306907.png


Conclusões:

- A média simples é geralmente superior à média de todos os minutos.
- Média dos 1440 minutos diários e dos valores médios a cada hora são muito semelhantes.
- Nos meses de verão a diferença acentua-se
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Hotspot, tal discrepancia deve-se ao acentuado regime de inversão térmica que é caracteristico da Moita...e que faz com que as noites sejam frescas e se "passe muito tempo" proximo aos valores minimos ( já de si mais baixos devido á inversão), sendo que os valores durante o dia, apesar de elevados, não chegam para equilibrar a media.

Noutros locais do pais a situação será inversa...no litoral ou em zonas que não sofram grandes inversões, até se podem observar maximas baixas, mas a temperatura tambem desce pouco...havendo depois locais como a Amareleja que teem dias muito quentes, e que como não está numa area propicia a grandes inversões, acaba por ter noites tambem amenas...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Conclusões:

- A média simples é geralmente superior à média de todos os minutos.
- Média dos 1440 minutos diários e dos valores médios a cada hora são muito semelhantes.
- Nos meses de verão a diferença acentua-se

Obrigado :thumbsup:
Interessante saber que pelo menos no teu caso a média dos 24 registos se aproximam da média ao minuto. A ver se membros de outras regiões também podem fazer este exercício.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Meses de Junho e Novembro de 2010:

45306907.png

Vou tentar fazer uma análise semelhante e fiquei só com uma pequena dúvida: Para Thora(24), pelo que percebi, fizeste a média dos últimos 10 minutos de cada hora, certo? Alguma razão em especial para essa escolha? Porque não utilizar o registo de 1 minuto à hora certa?
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Vou tentar fazer uma análise semelhante e fiquei só com uma pequena dúvida: Para Thora(24), pelo que percebi, fizeste a média dos últimos 10 minutos de cada hora, certo? Alguma razão em especial para essa escolha? Porque não utilizar o registo de 1 minuto à hora certa?

Tenho os dados arquivados dessa forma. Parto também do principio que oficialmente a coisa seja feita assim.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Tenho os dados arquivados dessa forma. Parto também do principio que oficialmente a coisa seja feita assim.

Ok. Eu os meus dados, tenho-os arquivados na forma que o Weatherlink os regista, ou seja, de 5 em 5 minutos (em que o valor dado é referente à média dos valores lidos durante esses 5 minutos). Por exemplo, o valor da temperatura que está registado à 01h00, refere-se à media da temperatura lida entre as 00h56 e as 01h00, julgo eu. Para o cálculo da Thora(24), se calhar posso utilizar apenas esse valor para cada hora? O que achas?