Ex-secretário de Estado aconselha Portugal a investir em energia nuclear
Com os reactores de nova geração nada disto teria acontecido”.
Eu não entendo como é que alguém pode afirmar isto sem ser com alguma ligeireza. Mantemos-nos ainda em plena crise, não sabemos sequer a dimensão exacta dela, de como estão na verdade os reactores, primeiro tem que resolver o problema, depois a investigação e inquérito ao que aconteceu levará meses ou mesmo anos. Até é um bocado de mau gosto para não dizer pouco inteligente (para os próprios interessados na industria) nesta altura em que o Japão ainda vive o drama disto estar a levantar-se o tema da central em Portugal.
Como pode alguém afirmar que nas centrais de 3ª geração isto não aconteceria ? Que eu saiba o que falhou até foi uma coisa secundária, o sismo afectou o fornecimento de energia e o tsunami afectou os geradores diesel de emergência, e isso nada tem a ver com o design dos reactores de 3ª geração. Pode especular-se que nesta 3ª geração não teria havido explosão de hidrogénio, ou que caso os reactores tenham fundido parcialmente, essa fuga seria contida por baixo, mas sem geradores diesel os reactores aqueceriam na mesma e as consequências seriam as mesmas ou outras quaisquer.
O problema com os acidentes é que nunca conseguimos prever tudo o que pode acontecer. Se conseguíssemos prever tudo, o mundo era muito lindo, não haveria acidentes de avião, acidentes de spaceshuttle, etc,etc.
Perderemos competitividade com energia cara!
E qual é o custo da nuclear ? É que há números para todos os gostos, não sou eu que sei qual é a verdade e duvido que tu também saibas, cada lobby puxa os números para onde lhe dá jeito. Custos baixos numa central isolada num país pequeno para mim devem ser mito. Já li contas em que o nuclear ficava até mais caro que as subsidiadas eólicas. E nesses custos não vem o risco como expliquei anteriormente. O Japão se tudo correr bem, conseguirá mitigar a situação, mas mesmo que o problema não se torne grave, os custos de tratar daquilo vão ser enormes e a central está perdida.
Mas sobre custos, vamos a alguns factos concretos que nos dizem respeito a nós por exemplo.
A central que algumas pessoas querem construir em Portugal é o chamado ERP,
European Pressurized Reactor, uma central nuclear de 3º geração.
As duas primeiras em construção (early adopters) são a
Olkiluoto 3 na Finlandia e
Flamanville 3 em França.
Uma das coisas que não gosto é logo ser nova tecnologia. É bom ter a última tecnologia, supostamente mais segura, mas em actividades de alto risco nunca é assim tão bom, prefiro tecnologia amadurecida. Sabiam que por exemplo os sistemas aviónicos que são usados na industria espacial são bastante "desactualizados", e não coisas muito recentes ? Precisamente porque confiam mais em tecnologia com bastantes anos do que em coisas muito recentes.
Regressando ao ERP, no caso da Finlândia, a central começou a ser construída em 2005, era para estar finalizada em 2009, mas as últimas previsões apontam apenas para 2013. De um custo previsto de 3,3 mil milhões € já derrapou até agora para os 6 mil milhões € !
Em França a situação é idêntica, derrapagem de 3,3 para 5 mil milhões, entrada em funcionamento adiada para 2014, custos provavelmente a derrapar ainda mais até lá.
Com o acidente do Japão, é natural que os custos aumentem ainda mais, mais investigação, mais regras, mais fiscalização, etc,etc.
Eu nem sequer sou fundamentalista anti-nuclear, como referi antes, se não houver grandes progressos na energia nos próximos 20 anos provavelmente o nuclear será inevitável mesmo cá. Mas também disse que só acho isso viável com economia de escala, de entidades que fiscalizam e gerem dezenas de centrais, e não uma ou duas isolada.
Para Portugal além da dimensão do país em gerir tudo isso o meu receio é este, nós temos na nossa história um destes excepcionais sismos que a Terra é capaz de produzir. E não sabemos se não podemos voltar a ter, seja já daqui a bocado, seja daqui a mil anos. E se um dia tivermos que lidar com isso já teremos problemas que cheguem para resolver para além duma crise nuclear. Há muitos países onde esse risco é muito menor, não é o caso de Portugal.
http://en.wikipedia.org/wiki/Megathrust_earthquake
http://www.ngdc.noaa.gov/hazard/tsu_travel_time_events.shtml