Clima da vossa Terra

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Agarrando um pouco na ideia do iceberg quando questionou sobre o perfil de cada membro, sugeria agora o perfil da vossa terra. Será uma forma interessante de conhecer melhor a vossa realidade climática e compreender alguns dados que por vezes surgem no "seguimento".

No Mapa Norte da Madeira
Altitude 538 metros
Mar e Serra A menos de 10 Km tanto do mar como da serra (Pico Ruivo 1862 metros)
Verão com temperaturas médias de 20 a 25ºC - o recorde 37,4ºC (em 2006) Em 20 a 40% dos dias de verão chove
Inverno Invernos com temperaturas médias que variam entre os 10 e os 14ºC recorde 7,1ºC (2005) talvez em mais de 50% dos dias chove
Últimos 5 anos situação extrema ou interessanteTalvez a passagem perto do furacão Vince e tempestade tropical Delta
Humidade Na maior parte do ano está acima de 70%.
outros dados Não há registo de ter caido neve por cá apenas granizo (neve só no Pico Ruivo e Areeiro.) É raríssimo trovoada no Verão, apenas nos meses mais frios. Devido à alta percentagem de humidade, a sensação de frio no inverno é maior.
 
Última edição:


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu observo o tempo há pouco tempo, desde Março de 2005. Vou tentar descrever mais ou menos o clima de Bragança :)

No Mapa Nordeste de Portugal
Altitude 700 metros
Mar e Serra A uns 170Km do mar emn linha recta e com a serra mesmo ao lado, os maiores picos são o da Serra da Nogueira a quase 1300m e o da Serra de Montesinho a quase 1500m
Verão a média costuma ficar mais ou menos entre 18ºC e 23ºC, os dias são quentes e secos mas as noites costumam ser frias (tendo em conta que é verão), o record está em 39,5ºC. Pelo que tenho observado, a pouquissima chuva que cai neste estação costuma ser em trovoadas devido ao calor.
Inverno a média costuma ficar mais ou menos entre 2ºC e 6ºC, é nesta estação que cai a maior parte da chuva durante o ano. Até hoje, não me lembro de nenhum inverno sem neve. O record está em -12ºC.
Últimos 5 anos situação extrema ou interessante Agora não me estou a lembrar de nada de especial :p
Humidade Não sei, mas no inverno tem vários dias de nevoeiro permanente, ou seja, humidade a 100% todo o dia.
Outros dados Hmm não sei :hehe:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Obrigado Fil, interessante mais ao menos à altitude que eu vivo, mas com condições climáticas nada parecidas.
Gostava que mais membros também deixagem por cá o seu cunho.
Não é necessário responderem a todos os dados como fiz, se preferirem deixem apenas um pequeno apontamento, à vossa maneira sobre o clima da vossa terra.;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Obrigado Fil, interessante mais ao menos à altitude que eu vivo, mas com condições climáticas nada parecidas.
Gostava que mais membros também deixagem por cá o seu cunho.
Não é necessário responderem a todos os dados como fiz, se preferirem deixem apenas um pequeno apontamento, à vossa maneira sobre o clima da vossa terra.;)

Deixa passar o gordon que depois eu faço...:D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Eu observo o tempo há pouco tempo, desde Março de 2005. Vou tentar descrever mais ou menos o clima de Bragança :)

No Mapa Nordeste de Portugal
Altitude 700 metros
Mar e Serra A uns 170Km do mar emn linha recta e com a serra mesmo ao lado, os maiores picos são o da Serra da Nogueira a quase 1300m e o da Serra de Montesinho a quase 1500m
Verão a média costuma ficar mais ou menos entre 18ºC e 23ºC, os dias são quentes e secos mas as noites costumam ser frias (tendo em conta que é verão), o record está em 39,5ºC. Pelo que tenho observado, a pouquissima chuva que cai neste estação costuma ser em trovoadas devido ao calor.
Inverno a média costuma ficar mais ou menos entre 2ºC e 6ºC, é nesta estação que cai a maior parte da chuva durante o ano. Até hoje, não me lembro de nenhum inverno sem neve. O record está em -12ºC.
Últimos 5 anos situação extrema ou interessante Agora não me estou a lembrar de nada de especial :p
Humidade Não sei, mas no inverno tem vários dias de nevoeiro permanente, ou seja, humidade a 100% todo o dia.
Outros dados Hmm não sei :hehe:

Como vivo na mesma cidade não vou acrescentar grande coisa. Gostaria, no entanto, de referir como situação extrema, nestes últimos 5 anos, o dia 18 de Fevereiro de 2003. Nesse dia choveu durante várias horas com valores de temperatura inferiores a zero (Freezing rain). Esta situação deixou tudo coberto por uma película de gelo muito perigosa para veículos e até para os peões :D A máxima desse dia ficou em -1,5ºC. No final da tarde a chuva passou a neve e ainda caiu mais de 5 cm nessa noite.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
RogPacheco, lamento não ter mais tempo disponível para participar neste brilhante forum, mas mal possa prometo deixar o meu contributo neste tópico, e logo com três localizações:

Braga (onde vivo actualmente)
Porto (onde vivi durante muitos anos)
Miranda do Douro (onde passo muito do meu tempo livre)

Excelente tópico. :thumbsup:
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
No Mapa Cerca de 8 km a sul do Porto
Altitude 180 metros
Mar e Serra Cerca de 7-8 km do mar, vivo na vertente leste da Serra de Canelas, o que me tira bastantes horas de sol ao fim da tarde. Estou ainda mais ou menos a 25km em linha recta da Serra da Freite, cuja altitude máxima se encontra a 1222 metros de altitude, o que me permite, todos os anos, ver belíssimas paisagens nevadas aqui de casa
Verão Mínimas entre os 15ºC e os 19ºC, e máximas entre os 25ºC e os 30ºC
Inverno Mínimas entre os 1ºC e 5ºC e máximas entre 12ºC e 15ºC
Últimos 5 anos situação extrema ou interessante Talvez um dia na vaga de valor de 2003, em que pelas 16.00 a temperatura rondava os 30ºC, e ás 19.30 estava pelos 38ºC
Humidade Não tenho registo na minha modesta estação, mas diria que anda por cima dos 50% na maioria do Inverno, e pelos 30-40% no Verão
Outros dados Não há neve por aqui desde Janeiro de 1987, mas espero que a coisa mude neste Inverno. Estivemos tão perto este ano... :sad: Para além disso, a situação orográfica especial em que me encontro faz com que tenha cerca de 15-20 dias de mínima negativa durante o Inverno, enquanto no Porto não deve passar de 1-2 dias anuais. :)
 
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
322
Local
São Joaquim/ 1345 m Brasil
LOCALIZAÇÃO; FICA NA REGIÃO SUL DO BRASIL NO ESTADO DE SANTA CATARINA (QUE TEM QUASE O MESMO TAMANHO DE PORTUGAL). ESTÁ A +- 230 KM DA CAPITAL/SC: FLORIANÓPOLIS.

ALTITUDE: OSCILA ENTRE 1320 A 1440 m NA ÁREA URBANA, O MUNICÍPIO VARIA DESDE +-900 m A +-1700 m. A CIDADE ESTÁ, EM LINHA RETA, +- 80/100 KM DO ATLÂNTICO. É A CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL.

VERÃO; MUITO FRESCO, AS NOITES EM GERAL FICAM ENTRE 10/15ºC E ALGUMAS VEZES CHEGAM A 6/9ºC. DURANTE O VERÃO CLIMÁTICO, DEZ A MARÇO, NÃO É RARO TER GEADA FRACA, NA REGIÃO JÁ TEVE MÍNIMA NEGATIVA EM JANEIRO (11/01/1994 COM -1,0ºC EM URUPEMA, CIDADE BEM PRÓXIMA). DURANTE A TARDE AS MÁXIMAS OSCILAM ENTRE 22/27ºC, RARAMENTE PASSA DOS 28ºC A MAIS ALTA NA CIDADE FOI DE 31,4ºC.

INVERNO; DURA EM MÉDIA DE MAIO A SETEMBRO. AS MÍNIMAS NORMALMENTE FICAM ENTRE 5/10ºC E MÁXIMAS ENTRE 13/18ºC, ALGUMAS VEZES PASSA DOS 20/22ºC E EM MÉDIA TEM 50/70 DIAS COM MÍNIMAS ABAIXO DOS 5ºC E ENTRE 13/18 DIAS ABAIXO DE ZERO E 15 DIAS COM MÁXIMAS ABAIXO DOS 10ºC. EM MÉDIA OCORREM 70/80 GEADAS NO ANO, QUASE TODOAS ENTRE ABRIL A OUTUBRO. E EM MÉDIA DE 5/7 DIAS COM NEVE, GERALMENTE MUITO FRACA, 1 A 3 NEVADAS BOAS A CADA 3/6 ANOS EM MÉDIA ( ÚLTIMAMENTE ESTÁ ESCASSA A NEVE, FAZ 10 ANOS QUE NÃO NEVA FORTE NA CIDADE.) A CIDADE JÁ FICOU ISOLADA PELA NEVE POR QUASE 10 DIAS EM AGOSTO DE 1957 (NA CIDADE A NEVE VARIOU DE 0,60 m A 1,30 m E NO CAMPO PASSOU DE 1,5 m. NA ÚLTIMA NEVE FORTE EM 1996 FORAM 21 CM EM 7 HORAS. A MENOR TEMPERATURA, OFICIAL, É DE -10,0ºC EM 1991. NO DISTRITO DO CRUZEIRO ESTIMO QUE JÁ TENHA CHEGADO A -15ºC ( NESTE ANO CHEGOU A -8,1ºC.) E NO MORRO DA IGREJA E DAS ANTENAS (1822 m E +-1700 m) JÁ PASSOU DOS -17ºC. O ANO QUE MAIS DIAS DE NEVE TEVE FOI EM; 1990 COM 15 DIAS, SENDO 12 NA CIDADE.

FATOS MARCANTES; EM 1999 TIVEMOS A NEVE MAIS CEDO E MAIS TARDE JÁ REGISTRADA, DIA 16/04 E 03/10. E EM 2004 TIVEMO A PASSAGEM DO FURACÃO "CATARINA" NO LITORAL SUL DE SC, SENDO QUE O OLHO PASSOU A +-15/20 KM DO CENTRO DE S.JOAQUIM!! UM BELO SUSTO!

UMIDADE RELATIVA DO AR; JÁ REGISTREI ATÉ 12% E NÃO É RARO DESCER A 18/23%, MAIS ENTRE ABRIL A NOVEMBRO.

CHUVA; CHOVE BEM E AO LONGO DO ANO, SEM ESTAÇÃO SECA DEFINIDA, O TOTAL ANUAL É DE; +-1700 mm. COHVE MAIS NA PRIMAVERA E VERÃO E É COMUM TER ENTRE 25/35 DIAS COM OCORRÊNCIA DE GRANIZO (TERROR DOS FRUTICULTORES)
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
LOCALIZAÇÃO; FICA NA REGIÃO SUL DO BRASIL NO ESTADO DE SANTA CATARINA (QUE TEM QUASE O MESMO TAMANHO DE PORTUGAL). ESTÁ A +- 230 KM DA CAPITAL/SC: FLORIANÓPOLIS.

ALTITUDE: OSCILA ENTRE 1320 A 1440 m NA ÁREA URBANA, O MUNICÍPIO VARIA DESDE +-900 m A +-1700 m. A CIDADE ESTÁ, EM LINHA RETA, +- 80/100 KM DO ATLÂNTICO. É A CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL.

VERÃO; MUITO FRESCO, AS NOITES EM GERAL FICAM ENTRE 10/15ºC E ALGUMAS VEZES CHEGAM A 6/9ºC. DURANTE O VERÃO CLIMÁTICO, DEZ A MARÇO, NÃO É RARO TER GEADA FRACA, NA REGIÃO JÁ TEVE MÍNIMA NEGATIVA EM JANEIRO (11/01/1994 COM -1,0ºC EM URUPEMA, CIDADE BEM PRÓXIMA). DURANTE A TARDE AS MÁXIMAS OSCILAM ENTRE 22/27ºC, RARAMENTE PASSA DOS 28ºC A MAIS ALTA NA CIDADE FOI DE 31,4ºC.

INVERNO; DURA EM MÉDIA DE MAIO A SETEMBRO. AS MÍNIMAS NORMALMENTE FICAM ENTRE 5/10ºC E MÁXIMAS ENTRE 13/18ºC, ALGUMAS VEZES PASSA DOS 20/22ºC E EM MÉDIA TEM 50/70 DIAS COM MÍNIMAS ABAIXO DOS 5ºC E ENTRE 13/18 DIAS ABAIXO DE ZERO E 15 DIAS COM MÁXIMAS ABAIXO DOS 10ºC. EM MÉDIA OCORREM 70/80 GEADAS NO ANO, QUASE TODOAS ENTRE ABRIL A OUTUBRO. E EM MÉDIA DE 5/7 DIAS COM NEVE, GERALMENTE MUITO FRACA, 1 A 3 NEVADAS BOAS A CADA 3/6 ANOS EM MÉDIA ( ÚLTIMAMENTE ESTÁ ESCASSA A NEVE, FAZ 10 ANOS QUE NÃO NEVA FORTE NA CIDADE.) A CIDADE JÁ FICOU ISOLADA PELA NEVE POR QUASE 10 DIAS EM AGOSTO DE 1957 (NA CIDADE A NEVE VARIOU DE 0,60 m A 1,30 m E NO CAMPO PASSOU DE 1,5 m. NA ÚLTIMA NEVE FORTE EM 1996 FORAM 21 CM EM 7 HORAS. A MENOR TEMPERATURA, OFICIAL, É DE -10,0ºC EM 1991. NO DISTRITO DO CRUZEIRO ESTIMO QUE JÁ TENHA CHEGADO A -15ºC ( NESTE ANO CHEGOU A -8,1ºC.) E NO MORRO DA IGREJA E DAS ANTENAS (1822 m E +-1700 m) JÁ PASSOU DOS -17ºC. O ANO QUE MAIS DIAS DE NEVE TEVE FOI EM; 1990 COM 15 DIAS, SENDO 12 NA CIDADE.

FATOS MARCANTES; EM 1999 TIVEMOS A NEVE MAIS CEDO E MAIS TARDE JÁ REGISTRADA, DIA 16/04 E 03/10. E EM 2004 TIVEMO A PASSAGEM DO FURACÃO "CATARINA" NO LITORAL SUL DE SC, SENDO QUE O OLHO PASSOU A +-15/20 KM DO CENTRO DE S.JOAQUIM!! UM BELO SUSTO!

UMIDADE RELATIVA DO AR; JÁ REGISTREI ATÉ 12% E NÃO É RARO DESCER A 18/23%, MAIS ENTRE ABRIL A NOVEMBRO.

CHUVA; CHOVE BEM E AO LONGO DO ANO, SEM ESTAÇÃO SECA DEFINIDA, O TOTAL ANUAL É DE; +-1700 mm. COHVE MAIS NA PRIMAVERA E VERÃO E É COMUM TER ENTRE 25/35 DIAS COM OCORRÊNCIA DE GRANIZO (TERROR DOS FRUTICULTORES)

Pois tendo em conta o Brasil (conhecido pelo calor), esta região foge a este padrão, mas também, o Brasil é bem grande, e deverá ter várias regiões climáticas destintas. Quanto ao furacão Catarina, recordo e na altura acompanhei com bastante interesse o seu desenvolvimento, falta criar aqui no forum um debate sobre esta raridade no Atlântico Sul.;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Pois cá vai a minha. Não tenho dados climáticos da minha terra, tive de me basear nos dados de Orense que tem o clima extremamente parecido com o de Melgaço. As temperaturas previstas para Ourense quase sempre são as que se verificam por Melgaço. Talvez um pouco mais quente no verão...

No Mapa: Extremo Norte de Portugal - 42° 6'54.37"N 8°15'30.58"W

mlgwv4.jpg


Altitude: dos 100 metros até 250 metros sendo que o centro histórico situa-se a 190

Mar: A 40 KM das Rias Baixas e a 53 KM do Mar Aberto
Serra: Fica no sopé de várias picos com altitudes de 1200. Do outro lado do rio também é circundado por serras que variam entre os 900 e 800 metros

Verão com temperaturas Máximas de 26,3 a 29,6 e das Mínimas de 12.1 a 14.4 - o recorde - Não sei

Inverno : Invernos com temperaturas Máximas que variam entre os 11,5 e os 14,2ºC recorde Não sei. Mas certamente no Inverno de 2001/2002 que chegou aos -5ºC.

Últimos 5 anos situação extrema ou interessante: Sem dúvida os sucessivos nevões de 2006 :p

Humidade: Sempre acima dos 50% sendo que o máximo é de 71% em Jan e Dez e o mínimo de 53% em Agosto.

Precipitação: +- 1000mm anuais

Outros dados
: Sofre um misto de influência atlântica e das serras circundantes. Fazem-se sentir particularmente as forte inversões térmicas no Inverno.