apassosviana
Cumulus
Esses 22-22.5 são média ou média das máximas?
Eu referia-me à vegetação em geral: jardins, serras, etc...
Mas os eucaliptos e os incêndios realmente são uma pena...![]()
são a média estival, segundo dados so IM
Esses 22-22.5 são média ou média das máximas?
Eu referia-me à vegetação em geral: jardins, serras, etc...
Mas os eucaliptos e os incêndios realmente são uma pena...![]()
Como é que posso saber o clima da minha terra?![]()
Pois mas a capital distrito mais perto fica a mais de 30km.podes consultar o IM ou fazes como eu, calculas medias ( as minhas só teem 7 anos )![]()
Pois mas a capital distrito mais perto fica a mais de 30km.![]()
diz o que achas, mesmo que nao tenhas dados 100% crediveis diz qual é a tua ideia do clima , poe uns valores arredondados para ser mais facil a compreensao e já está![]()
O clima daqui é um pouco mais extremado que o da capital distrito(Santarém), mas isso deve dar uma ideia
Por exemplo hoje a mínima foi de 5.4ºC e o IM previu 7ºC para Santarém. Quanto à máxima essa bateu certo, no Verão é um pouco mais aqui, 1/2ºC.
Mas como posso eu confiar nas mínimas se chega a haver 5ºC ou mais, a menos, de diferença entre o previsto e aqui?![]()
E agora acrescenta lá Alcanena a essa listao da louriceira de cima em arruda é mais extremado do que o de lisboa embora tendendo a ser cerca 3 graus mais frio....a zona oeste tem alguns microclimas bastante extremados e interessantes como o de bucelas, torres vedras, rio maior , alenquer ,alcobaça,etc
Últimos 5 anos situação extrema ou interessante-episódio de neve a 28/01/2006, mesmo junto ao mar..![]()
Pequena correcção: Foi num domingo, dia 29 de Janeiro de 2006.![]()