Clima do Algarve, que futuro ?

Tópico em 'Climatologia' iniciado por algarvio1980 10 Out 2007 às 21:40.

  1. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,250
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Vince, eu sinceramente acho esses mapas (não sei bem a fonte nem método) pouco realistas.

    Porque me parecem interpolações muito grosso modo de estações muito espaçadas, e provavelmente com algum algoritmo para ter em conta a altitude.
    Claro que estou a especular, não sei os métodos utilizados, e são o que há, é o que temos para nos guiar.
    Mas não acredito nem um pouco que a zona de Faro tenha mais dias de geada que Portimão e a zona de Aljezur. Aliás, não tem certamente. Já vimos dados de estações (mesmo sabendo as localizações propícias das EMA's) que mostram isso, e mesmo pessoalmente, tanto em noites de Verão frias em Aljezur, com noites de Inverno gélidas com geada em Portimão, já as apanhei.

    Claro que são muito difíceis elaborar mapas destes com um bom critéri que não seja subjectivo, aliás quase impossível.. Mas sinceramente a maior parte que vejo ou simplesmente se baseia no número de noites com T<0º, o que é subestimar noites de geada, ou se for mesmo contagem de dias com observação de geada, são mapas feitos com pouca amostragem de estações, que será certamente o caso desse do Algarve, a meu ver, pelo menos em boa parte, pouco realista..

    Repare-se que se por exemplo zonas como as que referi (Aljezur e Portimão) onde quase ponho as mãos no fogo em que há bem mais dias de geada que Faro aí não entraram na elaboração do mapa interpolado, já o contrário aparece penso eu em Tavira, que terá sido considerada, apresentando aquela mancha direitinha ao mar. E provavelmente mesmo Tavira tem menos dias de geada que zonas como as que referi ou outras..
     
  2. Redfish

    Redfish
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    6 Jul 2007
    Mensagens:
    489
    Local:
    Salir - Loulé
    O Clima do algarve, que futuro?

    Pessoalmente acho que nos vamos manter com anos mais chuvosos e dentro das medias verificadas nos ultimos tempos, alternados com periodos de seca ligeira...

    O clima do Algarve é muito variado...

    Por exemplo eu na minha area de residencia tenho muitas vezes temperaturas no periodo nocturno a rondar os 0º com registos já alcançados de -5/-7º:cold:

    A realidade é que muitas vezes saio de casa com temperaturas negativas, passo por Loulé com temperaturas a rondar os 6/8 º e em Quarteira já as temperaturas ultrapassam os 10/12º,
    Há um grande diferencial de temperaturas entre o Sul e o Norte algarvio , com muitos microclimas em variadas zonas e a ser atingindos umas minimas interessantes:rolleyes:.

    O mesmo sucede no Verão onde muitas vezes tomo por base as previsões anunciadas para Beja (muitos identicas ás registadas na minha zona).

    Quanto a precipitação é usual e o pessoal localizado na linha de costa pode confirmar, muitas vezes há chuva e concentração de massa nublosa na zona interior, contrastando com o ceu limpo junto á costa sendo a zona de Monchique onde essa evidência é mais notoria.
     
  3. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Explica lá esta frase melhor .....
    "Acho que nos vamos manter com anos mais chuvosos e medias verificadas nos ultimos tempos, alternados com seca ligeira"

    Ora bem nos ultimos tempos como dizes, temos tido algumas das maiores secas, e maior numero de secas, e o manter com anos mais chuvosos e dentro das médias como falas, não sei de que altura do ano falas e ultimos anos que falas, mas se é respeitante á ultima década o que evitou termos alguns anos menos secos foi alguns meses de Setembro, porque senão teriamos tido mais anos com apenas 300 mm de precipitação como em 2004-2005, porque Setembro nesta década foi particularmente chuvoso salvo erro com 3 anos acima dos 120 mm, e mesmo alguns Verões foram mais chuvosos e ajudarem a puxarem alguns anos para cima ....
    ..........................
    No periodo das chuvas que acho que podemos considerar de Out a Fev (quando a precipitação tem média igual ou acima dos 60 mm) vê na ultima década a relação entre média e precipitação ocorrida ...
     
  4. 1337

    1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    26 Jun 2010
    Mensagens:
    1,740
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    tiveste secas como todo o país nos ultimos anos, e tiveste o ultimo inverno acima da media como todo o país
     
  5. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Infelizmente para muita gente Portugal não tem regiões com grandes riscos de Seca nem o proprio Algarve que em nenhuma zona encontramos valores de percipitação inferiores a 500 mm com valores destes falar em seca acaba quase por ser ofensivo para populações do interior Iberico por exemplo mesmo em latitudes bem superiores...
    o Clima do Algarve é o clima mais ameno de Portugal continental mas mesmo assim dentro dos climas mais amenos europeus acaba por ser o mais fresco, passado 40 anos de "Boom"turistico o Algarve começa a passar por verdadeiros problemas turisticos parece que os turistas da europa do norte e central começam a descobrir climas mais amenos e com Oceanos mais tranquilos e brandos que o proprio Algarve oferece parece que o Marketing de Portugal pais super quente e ameno da europa começa a ser desmestificado pelos nossos proprios consumidores Turisticos.
    Relativo aos anos de seca se formos isentos e repararmos chegamos a conclusão que esta decada foi identica a todas as outras tivemos anos mais chuvosos mas mais amenos como anos mais frios mas com menos percipitação nada demais nada que comprove tendencias apocaliticas que condenam a penisula iberica ocidental a secas extremas e a paisagens semi-aridas o Algarve continua a oferecer uma paisagem rica e diversifcada variando radicalmente de uma localidade para outra.

    Cumps :)
     
  6. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    827
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    Era precisamente sobre este mapa que eu me referia quanto aos 0 dias de geada. É muito radical dizer que não há nenhum dia de geada nesses locais quando eu próprio já vi e ouço falar por vezes que há nos dias mais frios. Concordo com a tua análise.
     
  7. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    8,542
    Local:
    Sto. Estêvão (Benavente) Monte da Barca (Coruche)
    Tanta asneira num post só :lmao::lmao::lmao:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    6,549
    Local:
    Porto
    Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

    Já passei dois Verões em Inglaterra e eles também têm paisagens com muito pasto seco durante o Verão, há zonas imensas onde o único verde nesta estação é o da vegetação das sebes, bosquetes, parques e jardins, até o Minho é mais verde no Verão que a Inglaterra.
     
  9. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    No interior alentejano e alguns locais do interior centro deve chover então que se farta presumo ..... ainda não percebo porque se fala em grave seca no Alentejo:huh:

    Se não fosse tão tendencioso quando fala, e tirasse os dados das verdadeiras fontes como o IM veria que isso é completamente falso, as secas foram mais graves que noutras décadas, os outonos e invernos foram bem mais secos do que o normal, e os periodos que se mantiveram foi a Primavera (março, abril, maio)....
    Mesmo os anos mais chuvosos estiveram na média ou pouco acima, no que se fala em relação a anos hidrológicos

    Segundo o que diz vamos mas deixar de ter graves secas, e a região sul vai ter portanto um clima igual ao Norte.

    Sim os campos golfe estão dominando o litoral, bem como os hoteis, depois temos o interior sem população quase, km e km de terras sem cultivo, sem árvores, nem nada ... o que muda é a zona de Monchique e Serra do Caldeirão
     
  10. HotSpot

    HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Nov 2006
    Mensagens:
    3,613
    Local:
    Moita, Setubal
    Clima do Algarve, que futuro ?

    Futuro = Presente = Passado

    Tudo o resto é discutir o sexo dos anjos.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,629
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    [​IMG]

    Alguma vez estudou turismo? Em alguma das suas aulas lhe foi dito que o potencial turístico de Portugal se deve a ser um "país super quente"?
    A mim nunca me disseram nada disso! Além de que aquilo que verdadeiramente conta no turismo, na hora de decisão, é o preço/qualidade. E a concorrência nesse campo nunca foi tão feroz. Claro que culpar mitos e clima é muito mais fácil.

    [​IMG]


    Ainda de referir que quando fazemos uma avaliação de seca, é importante ter em conta não só o valor da precipitação como o número de horas de sol e a evapotranspiração. Se pegarmos só no valor da precipitação, daqui a pouco estamos a dizer que Londres tem um "potencial" de seca idêntico a Loulé.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. 1337

    1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    26 Jun 2010
    Mensagens:
    1,740
    Local:
    Ponte de Lima (centro)

    mas penso que esse gráfico é tanto no norte como no sul Andre
     
  13. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,629
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    O gráfico é referente à precipitação em Portugal continental e penso que era a isso que o SocioMeteo se referia quando citou a tua frase: "tiveste secas como todo o país nos ultimos anos, e tiveste o ultimo inverno acima da media como todo o país".
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. 1337

    1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    26 Jun 2010
    Mensagens:
    1,740
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    ah ok não tinha visto que era para portugal :)
     
  15. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Assim a olho parece-me que nas décadas de 80 e 90 houve uma diminuição da precipitação anual em Portugal continental, e nesta década acentuou-se claramente .....
    Nota-se claramente que os anos com muita pluviosidade diminuiram imenso, sendo alguns pouco acima da média, e as secas tornaram-se mais severas !!


    Mas se calhar sou eu e 99% dos membros que não percebemos nada disto, e o Socio Meteo é que domina isto ...:lmao::lmao:

    Oh André consegues arranjar algo do género aqui para o Algarve, nem que seja para uma estação só ???
     

Partilhar esta Página