Clima do Algarve, que futuro ?

Re: O futuro do Algarve, deserto em breve?

Ao que parece...
Mas se formos a ver com atenção:

Madeira ( Madeira, Porto Santo, Desertas, Ilhas Selvagens) = Portugal

Canárias ( Todo o grupo das Ilhas Canárias) = Espanha

O que é que o facto de pertencerem a países diferentes tem a ver com o serem ou não parte de África:confused:?

O único deserto conhecido no continente europeu não fica só em Almeria.
Quanto muito só na Europa Continental.
Porque se formos a ver as Canárias e as Ilhas Selvagens, também já têm níveis pluviométricos de climas desérticos, sendo tão ou mais baixos que o Cabo da Gata.
E existem locais na P. Ibérica, bem mais quentes no verão (e se calhar até anualmente) que o Cabo da Gata e Almeria, que provocam igualmente grande stress hídrico e dão origem a paisagens bastante áridas.
Estive a ver um artigo científico sobre a Macaronésia e é dado um valor de apenas 150 mm para as Ilhas Selvagens assim como para algumas Ilhas Canárias.
As palmeiras das vassouras também crescem no Sudoeste Alentejano.

Sim claro, referia-me ao continente europeu/Europa continental :D
E claro que existem locais mais quentes que o Cabo de Gata da península ibérica. Está junto ao mar, nao há grandes extremos. Todo o interior atinge temperaturas maiores, Sevilha por exemplo.
Os valores das Selvagens são de facto impressionantes. É o resultado de se localizarem no meio do mar, sem factor orográfico a ajudar e com a influência de uma corrente "fria" grande parte do ano.
Desconhecia as palmeiras no sw alentejano :thumbsup:

se alguma região se tornar deserto em Portugal, será um deserto rochoso, e não aqueles mais conhecidos (mas mais raros) desertos de areia.

Sim, as Ilhas Selvagens são rochosas.
Porto Santo não é desértico como estas , mas não está muito longe disso e contudo tem muita areia.
Este é um dos únicos locais que é arenoso e se pode tornar desértico.

Boas sou novo por estas bandas:thumbsup:

Como Algarvio que sou venho expressar a minha opinião acerca deste assunto. Deserto ou não o que sei é que tenho observado, e costumo andar normalmente pelo algarve e mais pelo interior, é que há zonas onde a floresta está em declinio absoluto. Os sobreiros e azinheiras estão a secar-se a um ritmo alarmante e até observei este ano eucaliptos secos ou murchos e pinheiros bravos só com o topo verde. Além disso é impressionante ver o contraste entre os topos (550-400m) da serra do caldeirão e as zonas mais baixas, limite do algarve/alentejo. Partindo da zona do Ameixial(Loulé) que se situa a cerca de 400m e à medida que se começa a descer até cotas dos 200m, num espaço de 5 km, parece que há uma parede que não deixa passar a chuva.
O contraste entre a vegetação é bem evidente...impressionante
Curioso também foi ver este ano uma espécie de barreira virtual que penetrou na serra nas zonas afectadadas pelos fenómenos convectivos de setembro e que receberam uma boa carga de água, de um lado tudo murcho e seco e do outro erva verde e vegetação a rebentar com alguns riachos já a correr, isto num raio de uns 40 km, fora é o deserto...

Um do fenómenos que tem contribuido para uma rápida desflorestação e desmatação no Algarve tem sido os fogos. A rápida propagação em áreas vastas de matagal e floresta contínuas, associadas a altas temperaturas e secura quase extrema, propiciaram fogos que puseram a nu as serras algarvias.
A meu ver a mão humana é uma grande responsável pelo estado de seca que se sente aí em baixo.
Eu só vejo uma forma de tentar aumentar a precipitação: reflorestar o mais rápida e eficientemente possível as serras - as árvores no seu conjunto iriam servir para formar uma barreira húmida e levariam a maior precipitação no Algrave.
Podem perguntar: como iria fazer cair precipitação junto à costa? Ao condensar a humidade na floresta, esta condensação na forma de nuvens iria fazer-se sentir não só nas serras como também nas orlas desta e porventura aumentar me determinada percentagem a precipitação em todo o Algarve.
Um plano destes teria de ser levado a cabo pelo estado, necessariamente estendido no tempo. Mas seria benéfico para todos a longo prazo.
Nós temos ferramentas para o fazer, tem é faltado vontade para tal.
Em Porto santo houve há dezenas de anos um projecto - não sei se terminado ou não - em que povoaram as zonas mais altas, de árvores capazes de condensar a humidade e aumentar a pluviosidade da ilha, tão necessitada de água.
Esta medida devia ser de âmbito nacional nas zonas onde fosse mais premente o aumento de chuvas.
Apostar em transvases ou dessalinização é uma resolução a prazo...

Boas sou novo por estas bandas:thumbsup:

Como Algarvio que sou venho expressar a minha opinião acerca deste assunto. Deserto ou não o que sei é que tenho observado, e costumo andar normalmente pelo algarve e mais pelo interior, é que há zonas onde a floresta está em declinio absoluto. Os sobreiros e azinheiras estão a secar-se a um ritmo alarmante e até observei este ano eucaliptos secos ou murchos e pinheiros bravos só com o topo verde. Além disso é impressionante ver o contraste entre os topos (550-400m) da serra do caldeirão e as zonas mais baixas, limite do algarve/alentejo. Partindo da zona do Ameixial(Loulé) que se situa a cerca de 400m e à medida que se começa a descer até cotas dos 200m, num espaço de 5 km, parece que há uma parede que não deixa passar a chuva.
O contraste entre a vegetação é bem evidente...impressionante
Curioso também foi ver este ano uma espécie de barreira virtual que penetrou na serra nas zonas afectadadas pelos fenómenos convectivos de setembro e que receberam uma boa carga de água, de um lado tudo murcho e seco e do outro erva verde e vegetação a rebentar com alguns riachos já a correr, isto num raio de uns 40 km, fora é o deserto...

O teu relato é excelente, obrigado! :)

Um do fenómenos que tem contribuido para uma rápida desflorestação e desmatação no Algarve tem sido os fogos. A rápida propagação em áreas vastas de matagal e floresta contínuas, associadas a altas temperaturas e secura quase extrema, propiciaram fogos que puseram a nu as serras algarvias.
A meu ver a mão humana é uma grande responsável pelo estado de seca que se sente aí em baixo.
Eu só vejo uma forma de tentar aumentar a precipitação: reflorestar o mais rápida e eficientemente possível as serras - as árvores no seu conjunto iriam servir para formar uma barreira húmida e levariam a maior precipitação no Algrave.
Podem perguntar: como iria fazer cair precipitação junto à costa? Ao condensar a humidade na floresta, esta condensação na forma de nuvens iria fazer-se sentir não só nas serras como também nas orlas desta e porventura aumentar me determinada percentagem a precipitação em todo o Algarve.
Um plano destes teria de ser levado a cabo pelo estado, necessariamente estendido no tempo. Mas seria benéfico para todos a longo prazo.
Nós temos ferramentas para o fazer, tem é faltado vontade para tal.
Em Porto santo houve há dezenas de anos um projecto - não sei se terminado ou não - em que povoaram as zonas mais altas, de árvores capazes de condensar a humidade e aumentar a pluviosidade da ilha, tão necessitada de água.
Esta medida devia ser de âmbito nacional nas zonas onde fosse mais premente o aumento de chuvas.
Apostar em transvases ou dessalinização é uma resolução a prazo...

Em Porto Santo, vão proteger algumas zonas por causa de espécies endémicas de caracóis terrestres que são bastante raras e únicas.
Não sei se no plano ambiental está incluída a plantação de árvores, mas seria algo interessante, colocar uns dragoeiros, por exemplo, a condensar nevoeiro nas suas folhas e aumentar de alguma forma a humidade nas ilhas.
Estas ilhas conhecem períodos de seca bastante extensos, realmente é espantoso como vivem lá tantas espécies de caracóis, com um aspecto tão fascinante e em tão grande densidade.
Faz-me lembrar um pouco Marrocos, nesse aspecto.

Em relação a Porto Santo, a plantação de árvores na sua zona mais alta foi feita há dezenas de anos com o intuito de condensar a humidade e proporcionar o aumento de precipitação na ilha, isto para providenciar água para consumo humano. Eles tem por lá uma pequena barragem com água represada.
Como é óbvio, aquilo que foi pensado há mais de 50 anos hoje em dia não serve as necessidades - várias unidades hoteleiras estão agora lá, a população é mais numerosa, por isso recorrem agora à dessalinização, sendo que esta opção vai ser proximamente adoptada em força no Algarve se a situação hidríca não se alterar para melhor.
O envio de água para consumo humano da barragem do Alqueva afigura-se difícil - a qualidade desta parece que não é a melhor para esse fim.

Em relação a Porto Santo, a plantação de árvores na sua zona mais alta foi feita há dezenas de anos com o intuito de condensar a humidade e proporcionar o aumento de precipitação na ilha, isto para providenciar água para consumo humano. Eles tem por lá uma pequena barragem com água represada.
Como é óbvio, aquilo que foi pensado há mais de 50 anos hoje em dia não serve as necessidades - várias unidades hoteleiras estão agora lá, a população é mais numerosa, por isso recorrem agora à dessalinização, sendo que esta opção vai ser proximamente adoptada em força no Algarve se a situação hidríca não se alterar para melhor.
O envio de água para consumo humano da barragem do Alqueva afigura-se difícil - a qualidade desta parece que não é a melhor para esse fim.

O que plantaram já agora?
As imagens de Porto Santo, continuam a mostrar uma ilha bastante árida.
Provavelmente não mostram essa zona de que falas.
As zonas de reserva em princípio não devem conhecer qualquer alteração.

Portimão: Administração da Região Hidrográfica conclui haver “relação causa/efeito” - Obra seca poços

A Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH-A) concluiu haver uma "relação causa/efeito" entre as escavações da obra do novo centro comercial Aqua Portimão e a diminuição, por vezes total, de água em captações particulares para rega nos arredores da cidade.
"Inequivocamente, os rebaixamentos de água estão associados à obra", disse ao CM Paulo Cruz, vice-presidente da ARH-A. A conclusão foi alcançada após a realização de testes de bombagem de água da obra, entre os dias 12 e 16 deste mês.
As primeiras denúncias de particulares chegaram à ARH-A no dia 24 de Setembro. No dia seguinte, a ARH-A fez deslocar técnicos à obra, na zona das Cardosas, principal entrada da cidade, e mandou suspender as bombagens, verificando até que a dimensão das mesmas carecia de autorização prévia, que não foi pedida. No dia 6 deste mês, o promotor da obra manifestou vontade de pagar o uso de água da rede para rega e propôs alterar o método construtivo para reduzir a profundidade. Pediu nove dias de testes com bombagens. A ARH-A só precisou de dois dias para a sua própria conclusão. Até ao final da semana serão decididos "os procedimentos futuros", garantindo desde já a ARH-A um acompanhamento apertado da obra.

Paulo Marcelino

Correio da Manhã

Acho que é uma boa altura para reavivar este tópico pois a seca no Algarve começa a preocupar principalmente pelo nível das barragens que é baixo, sendo este o centro das atenções dos media e do aglomerado populacional mas também a outros níveis a que se dá menos valor como é o caso da cobertura vegetal que tende e está a regredir.
Pois este ano hidrológico de 2009/2010 a concretizarem-se as tendências será o segundo ano consecutivo de seca por terras algarvias.
Relembrando que no periodo 2008/2009 os valores de precipitação foram particularmente muito baixos na orla litoral cerca de 200-300mm, ou seja entre 50% a 60% do normal e de 400 a 500mm nas zonas serranas, os mesmos 50% a 60% do normal por comparação.
Ora até aqui nada de anormal o Algarve está habituado a lidar com essas anomalias pois fazem parte do seu clima característico, no entanto o periodo estival que se seguiu refiro-me ao final de primavera e verão de 2009 foi particularmente muito seco com ausência de precipitação em grande parte do território desde Maio até final de Setembro a aliar a uma Primavera também ela seca.
Esta introdução vem na base de um grande risco que o Algarve tem em perder grande parte da sua cobertura vegetal e de progressivamente se ir tornando numa zona cada vez mais árida, o que já é sabido por muitos, mas que é falado numa tendência de tantos e muitos anos.
Pois no presente o que se verifica é assustador e no ano de 2010 o rombo será grande, tirando a lenga lenga dos incêndios e tal, nota-se na serra um claro stress hidrico dos tão famosos sobreiros e também da sua parente azinheira, que não sendo isso que as mata definitivamente abre portas pra entrada de um fungo responsável pela sua morte. É assustador verificar que para qualquer lado que se olhe na serra algarvia só se veêm árvores a definhar. Até os pinheiros que parecem resistentes a tudo começam a perder agulhas e a ficar "capados", não é tão evidente de observar mas quem conhece um pinheiro saudável nota a diferença.
O problema é que agora com a entrada do Outono/Inverno as árvores entram no seu periodo de repouso e algumas até perdem as suas folhas, como é sabido, dando um aspecto de normalidade, mas que com os tempos que se avizinham sem perspectiva de normalidade no que à precipitação dis respeito como será o inicio do novo ciclo na primavera/verão 2010? Uma mortandade em larga escala? Talvez...o tempo o dirá mas o que é certo é que muitas já estão condenadas