Clima do Algarve, que futuro ?

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Se o cenário 1 verificar-se no mês de Dezembro no Algarve, o Sotavento Algarvio passa a seca extrema, segundo o Observatório das Secas do IM, segundo este observatório o cenário mais provável é o cenário 2 que manteria a seca e o cenário 3 que continuava a seca mas passava a seca fraca, para o mês de Dezembro o mais chuvoso no Algarve, mais informações em: http://www.meteo.pt/pt/oclima/observatoriosecas/apresentacao/introducao/index.html.

Dou os meus parabéns ao IM por ter criado este Observatório que cada vez mais é preciso.
 


Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Se o cenário 1 verificar-se no mês de Dezembro no Algarve, o Sotavento Algarvio passa a seca extrema, segundo o Observatório das Secas do IM, segundo este observatório o cenário mais provável é o cenário 2 que manteria a seca e o cenário 3 que continuava a seca mas passava a seca fraca, para o mês de Dezembro o mais chuvoso no Algarve, mais informações em: http://www.meteo.pt/pt/oclima/observatoriosecas/apresentacao/introducao/index.html.

Dou os meus parabéns ao IM por ter criado este Observatório que cada vez mais é preciso.

É verdade, muito bom por parte do IM!
Lamentável é que, neste momento, já não seja válida a antevisão feita pelo instituto, na qual o período de 30/11 - 13/12 teria uma anomalia posivita de precipitação (10-60mm), desagravando a situação de seca severa por aqui. Como é lógico, a culpa nao é do IM, na altura em que foi elaborada esta antevisão era o que estava previsto. Mas a verdade é que já vamos a meio desse período, não choveu, e provavelmente nao choverá nada de relevante da 1ª quinzena. Ou a 2ª quinzena compensa com uma grande abundancia para atenuar um pouco a situação de seca do sotavento algarvio, ou entraremos no que o IM se refere como cenário 1 com a evolução para seca extrema. Da maneira que os modelos andam andam desde Setembro, temo que esta seja a situação mais provável :(
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Essa previsão já está completamente desactualizada e nem se percebe como é que o IM prevê períodos de chuva para amanhã... são os tais 5mm de chuva... :lol:

Roubando os dados ao algarvio1980 vamos com 289mm desde Setembro de 2008... o que dá um período de seca pelo menos semelhante ao do princípio da década de 80... se juntarmos os dados desde 2004/2005 então... :cold:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
O que temos visto desde de 2004 é uma diminuição de precipitação, isto já todos sabemos, o que eu quer perguntar é o seguinte: Que influência no clima no Algarve, teve o incêndio em Monchique em 2003, o enorme incêndio que devastou centenas e centenas de hectares na Serra do Caldeirão em 2004, que impacto teve o incêndio que devastou mais 1000 hectares na Serra de Tavira no ano passado, será que estes incêndios estão relacionados com a situação que vivemos? :unsure:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Boas!!!
Respondendo à tua pergunta na minha opinião os incêndios não tiveram impacto nenhum em relação à precipitação nem tão pouco mais ao menos. Acho que a diminuição da precipitação deve-se unicamente à circulação da atmosfera que assim o dita e provavelmente devido às alterações climáticas ou apenas a um periodo/fase cíclico.
No que diz respeito à degradação do nosso coberto vegetal, solos e aquíferos acho que o impacto foi significativo, estando grande parte do caldeirão, e sei por experiência própria, pois tenho terrenos que arderam completamente, ainda a "definhar" , e que nunca mais vão ser nada sem intervenção humana, pois a diminuição da precipitação só premite o crescimento de mato que é o que aguenta tudo e todos. Derivado disso verifica-se muito menos captação de água para os aquíferos e uma maior escorrência superficial.
Mas isto trata-se apenas da minha opinião, e nem sei se já haverá algum estudo sobre o efeito, por isso, passo a palavra a quem tenha outra opinião ou facto comprovado.
 

Climat

Cirrus
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
28
Local
Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
Boas!!!
Respondendo à tua pergunta na minha opinião os incêndios não tiveram impacto nenhum em relação à precipitação nem tão pouco mais ao menos. Acho que a diminuição da precipitação deve-se unicamente à circulação da atmosfera que assim o dita e provavelmente devido às alterações climáticas ou apenas a um periodo/fase cíclico.
No que diz respeito à degradação do nosso coberto vegetal, solos e aquíferos acho que o impacto foi significativo, estando grande parte do caldeirão, e sei por experiência própria, pois tenho terrenos que arderam completamente, ainda a "definhar" , e que nunca mais vão ser nada sem intervenção humana, pois a diminuição da precipitação só premite o crescimento de mato que é o que aguenta tudo e todos. Derivado disso verifica-se muito menos captação de água para os aquíferos e uma maior escorrência superficial.
Mas isto trata-se apenas da minha opinião, e nem sei se já haverá algum estudo sobre o efeito, por isso, passo a palavra a quem tenha outra opinião ou facto comprovado.

Vim, desenterrar um tópico, que bastou chover morreu.
Trovoadas, não estou de acordo contigo, com a tua 1ªfrase em que os incêndios não tiveram impacto nenhum na precipitação. Sei que na altura, a UALG realizou um estudo em que os incêndios de 2003 e 2004, tiveram efeitos ao nível da precipitação. Existe uma relação causa-efeito, floresta com a precipitação, por exemplo Portugal teve a maior seca de sempre em 2004/2005,mas também devido aos incêndios, a culpa pode atribuir-se ao anticiclone, mas devido à enorme poluição causada pelos incêndios. Não foi nem o aquecimento global, nem as alteracões climáticas, foi uma série de factores todos conjugados que vieram a acontecer que determinou que o ano de 2003 e 2004 fosse um caos em termos de incêndios, desde desses anos nunca mais houve esses factores todos conjugados. Quando vejo, que no futuro, haverá mais calor, mais incêndios, menos precipitação mas mais intensa, não passa disso mesmo de ironias. Nos últimos anos, tem havido um decréscimo em termos de incêndios e de área ardida, mas não foi, por causa das medidas do governo, mas assim que os verões têm sido mais amenos, sem muitos extremos, e isso reflecte-se nessa área.
 

Climat

Cirrus
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
28
Local
Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
Agora, vou entrar num tema mais sensível. Se, para muitos de vocês, que pensam, apesar do Algarve em apenas 3 meses ter chovido a média anual, não quer dizer com isto, que os problemas no Algarve acabaram todos. A falta de água ao abastecimento foi restabelecido. Mas na agricultura e principalmente na apicultura, o mal já está feito e já não tem remédio este ano. Muitos apicultores, nesta altura, viram reduzidas as suas capacidades de produzirem mel, por três razões: !º a falta de precipitação; 2º altas temperaturas no Algarve no Outono, 3º a falta de flores nesra altura do ano.

Existem apicultores, que no ano passado tinham 300 colmeias e neste momento, só têm 20 colmeias, as abelhas morreram todas devido ao calor, e correm o grande risco de perderem a sua produção toda.

Já na agricultura, quem tem alfarrobeiras, este ano o lucro vai ser zero, as alfarrobeiras, por serem, árvores que não perdem folha, muitas encontram-se sem a maior parte da folha e o fruto é quase nulo, por isso, os efeitos colaterais de um Outono quente e extremamente seco, ainda fazem sentir-se, e não é um Inverno chuvoso que repõe o que de mal correu no passado, assim, as árvores sofrem mais do que nunca de stress hídrico, umas vezes têm falta de água, outras é por terem água a mais, e pode mesmo levar à morte das próprias árvores.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Agora, vou entrar num tema mais sensível. Se, para muitos de vocês, que pensam, apesar do Algarve em apenas 3 meses ter chovido a média anual, não quer dizer com isto, que os problemas no Algarve acabaram todos. A falta de água ao abastecimento foi restabelecido. Mas na agricultura e principalmente na apicultura, o mal já está feito e já não tem remédio este ano. Muitos apicultores, nesta altura, viram reduzidas as suas capacidades de produzirem mel, por três razões: !º a falta de precipitação; 2º altas temperaturas no Algarve no Outono, 3º a falta de flores nesra altura do ano.

Existem apicultores, que no ano passado tinham 300 colmeias e neste momento, só têm 20 colmeias, as abelhas morreram todas devido ao calor, e correm o grande risco de perderem a sua produção toda.

Já na agricultura, quem tem alfarrobeiras, este ano o lucro vai ser zero, as alfarrobeiras, por serem, árvores que não perdem folha, muitas encontram-se sem a maior parte da folha e o fruto é quase nulo, por isso, os efeitos colaterais de um Outono quente e extremamente seco, ainda fazem sentir-se, e não é um Inverno chuvoso que repõe o que de mal correu no passado, assim, as árvores sofrem mais do que nunca de stress hídrico, umas vezes têm falta de água, outras é por terem água a mais, e pode mesmo levar à morte das próprias árvores.

Só tenho desde já a agradecer, pela tua opinião, que é bastante valiosa/realista em relação às actividades agrícolas/apícolas no Algarve e que certamente ensina muito a todos nós.:thumbsup:
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Não me levem a mal, mais eu adorava que o Algarve deixa-se de ter o tempo seco e quente para a Madeira conquistar maior cota de mercado. Certamente que fechar uns hotéis no Algarve não fazia falta nenhuma...
(Este pessoal reclama e não vê que o Algarve precisa desse tempo para sobreviver)...
Quanto aos modelos nada mais que 120h é minimamente fiável este ano...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Não queria adiantar muito mais algo que não está dentro deste tópico.

O Aurélio é pessimista e vê-se em todos os seus comentários. ;)

Só fiz a referência porque ele nem tem assim tanta razão, em virtude de e segundo o relatório climático de Outubro do IM, praticamente todo o Algarve teve precipitação dentro média para o mês em questão e ainda estamos no dia 10 de Novembro de 2010.

Não irei replicar e nem devia ter efectuado o "reparo" ao Aurélio neste tópico.

Lousano, uma depressão a sudoeste do Cabo de São Vicente, com ventos de sueste ou sul, temperaturas amenas, trovoada e dezenas de L/m2 em poucas horas está para os algarvios assim como a neve está para os brigantinos... sem isso o ano hidrológico pode ficar comprometido, pois as frentes de noroeste que temos tido deixam apenas «chuviscos» para lá dos contrafortes setentrionais do Caldeirão e de Monchique.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Lousano, uma depressão a sudoeste do Cabo de São Vicente, com ventos de sueste ou sul, temperaturas amenas, trovoada e dezenas de L/m2 em poucas horas está para os algarvios assim como a neve está para os brigantinos... sem isso o ano hidrológico pode ficar comprometido, pois as frentes de noroeste que temos tido deixam apenas «chuviscos» para lá dos contrafortes setentrionais do Caldeirão e de Monchique.

Sim, o problema está mesmo aí.

Eu já tinha explicado isso neste tópico.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Caros foristas cada região tem o seu próprio clima , aqui por exemplo um micro-clima de grandes extremos , e como tinha dito cada região tem o seu clima ora mais ou menos regulado pela orografia, etc..., por isso é um pouco triste para quem visita este fórum estar a ver tipo de guerrilhas meteorológicas e outros a lamentarem-se como se isto fosse um muro de lamentações o nome do tópico é bem explicito Previsão do Tempo e Modelos , por isso há que ter mais calma e seguir o que o tópico diz previsões afinal andamos todos aqui para o mesmo «O GOSTO PELA METEOROLOGIA»:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Eu só tou a fazer o papel do diabo em defender os algarvios, eu não me queixo de nada, ao fim ao cabo eles "choram" "choram" mas ao fim ao cabo eles têm razão. Eu entendo a revolta deles, basta ter alguns conhecimentos disto pra perceber os porquês. Mas todo o tempo é tempo como costumo dizer, mas uma pessoa não é de ferro.

Olha um diabo a defender-nos e tudo. :D Eu gostava de ver muitos dos membros que criticam-nos a passarem aqui uns belos tempos mas não de Verão, aí talvez tenham uma noção melhor das coisas. Desde do dia 10 de Outubro, não chove nada de jeito, se para vocês se 1, 2 ou 3 mm é chuva, e chover num mês 6 mm. Quando alguns se queixam há só tive 20 mm que tristeza quantos não escrevem isso, há o evento foi um fiasco e tiveram 30 mm, então que digo eu que tive 5 mm no evento passado. :unsure: O Aurélio simplesmente fez a análise correcta dos modelos para o Algarve, se não gostam de ler não lêem.

Já viram-me aqui a dizer ai o norte tem tanta chuva, ai o norte vai ter neve, ai que vem aí um nevão histórico, nunca critiquei, mas quando algum algarvio diz que tempo pasmaceiro não chove nada, se chover na vossa zona, vem logo aí a correr ai são pessimistas, ai que exagerados. :D

Novembro acaba a 1ª década com 1 mm, engraçado para o mês que é o 2º mês mais chuvoso no Algarve. :rolleyes: Será que existe aqui alguém que tenha 1 mm acumulado neste mês até agora? Eu duvido, depois nós é que somos bruxos, pessimistas, curandeiros, astrólogos podemos ser isso tudo, mas o que somos acima de tudo é realistas. Já pensaram o que é um algarvio visitar o fórum e ler vêm aí chuva com fartura e depois cai uns chuviscos, a imagem do fórum não seria a melhor. Penso que não é isso que eu, vocês os moderadores e os admistradores deste fórum querem.

Peço desculpa, pelo off-topic, mas não tarda estamos como no ano passado, parece que aqui existe muito regionalismo, norte -> sul e não devia haver. É por isso, que cada vez menos escrevo aqui, porque aqui no Algarve a lenga lenga é a mesma, nem vale a pena dizer o que quer que for, só gosto de postar quando vejo animação a sério, porque o resto é andar a bater no ceguinho.

Tal como disse o David sf os modelos parece que andam a jogar à roleta. vamos ver é quem faz o bingo desta vez. ;)
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Se é para mim o que referes, residi em Albufeira 2 anos (1999 e 2000). Conheço o clima algarvio e sei bem as diferenças entre os vários locais.

Só não gosto é que se queixem tanto.

Por exemplo, no Inverno passado tiveram perto do dobro da precipitação que registei na minha estação, uma zona que não sofreu precipitação elevada a partir de Novembro de 2009.

Não andei a "chorar" por ser residir numa das zonas menos chuvosas do Inverno de 2009/2010.

Os climas em cada zona são diferente e o Algarve é tipicamente temperado e seco, com Verões não extremamente quentes e Invernos não muito frios (para comparação, o Verão é muito mais quente que no Oeste mas o Inverno (a noite) é mais fria que no Oeste).
 

Meteo Caldas

Nimbostratus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
850
Local
Caldas Da Rainha 114m/Geneve 420m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Calma amigos,a chuva chegara ao Algarve.Aposto num mes de Dezembro bastante chuvoso,mas a ver vamos.

O ano passado por esta altura as coisas nao estavam melhores,e eu sou dos que nao acredita que o Inverno vai ser seco e frio para Portugal.Nao tao chuvoso como o ano passado mas dentro das medias.:thumbsup:

E mesmo este mes ainda esta tudo muito indeciso,para ja espera-se que caia 10mm no maximo no Domingo,mais ou menos em todos os locais do Algarve.O que sendo pouco ja é alguma coisa..