MSantos
Moderação
Bons registos pessoal! 
Bem, está visto que tenho que ir ver se o encontro também!

Bem, está visto que tenho que ir ver se o encontro também!

Obrigado, fotos maravilhosas!!sem muito mais a acrescentar, se quiserem partilhar mais agradeço![]()
Muito bom!Também me queria parecer que seria visível a olho nu. Mais fácil de encontrar no céu portanto
![]()
que horas eram, ontem bem tentei mas o fumo de um incendio pode ter sido o suficiente para o encobrirObrigado a ambos!
Acrescento algumas informações sobre o cometa à data e hora a que o fotografei (info do https://www.heavens-above.com/):
![]()
Se não me engano, penso que a magnitude era de 1,6 (hoje dia 15/07 já está com 2,9).
que horas eram, ontem bem tentei mas o fumo de um incendio pode ter sido o suficiente para o encobrir
Para mim, Miguel Claro e Pedro Re são os dois melhores astrofotógrafos portugueses, mas duas abordagens diferentes: mais "estética" para Miguel e mais "científica" para Pedro.Sugiro a leitura deste artigo no Público que explica muito bem tudo sobre a observação do cometa C/2020 F3, ao contrário do que certas páginas no facebook andam por aí a espalhar.
https://www.publico.pt/2020/07/15/c...-neowise-atravessar-ceu-julho-olho-nu-1924401
Fotos magníficas!13/07
![]()
--
![]()
--
![]()
Ontem à noite fiz a minha primeira tentativa de o ver e fotografar. Fui até ao vértice geodésico de São Paio, mas estava uma ventania desgraçada e a máquina não parava quieta...Estava também uma ténue neblina sobre o mar que o escondia parcialmente. No entanto, com algum esforço, era visível a olho nu.
As fotos ficaram, portanto, ligeiramente esbatidas pelo movimento da câmera. Não foi um flop total, já que alguma coisa saiu e porque o vi!Mas ainda tentarei de novo, noutra localização mais afastada do mar.
Sim, foi por estar num tripé que o vento conseguia abanar a câmeraBoa noite,
Fantástico!
Se me é permitido ser tão ousado a ponto de dar uma opinião:
se tiver um tripé, reduza o tempo de exposição para evitar "girar" e tire 4 ou 5 fotografias que empilhar (ver acima a ligação de um software livre, há outros)
Sim, foi por estar num tripé que o vento conseguia abanar a câmera
Nunca usei a técnica do empilhamento de fotos, apesar de conhecer. Tenho de a explorar primeiroMas ontem, com aquele vento todo, já foi uma sorte conseguir uma, quanto mais 4 ou 5!
![]()
Eu ainda vou, em princípio, fazer mais uma tentativa. Se o ambiente for bom ainda tiro algumas para fazer um testeAí está uma técnica que como eu nunca usei, nem me lembrei que podia ter tirado várias fotos seguidas e depois fazer sobreposição. Enfim, daqui a 7.000 anos quando o cometa passar de novo, eu tento![]()
Aí está uma técnica que como eu nunca usei, nem me lembrei que podia ter tirado várias fotos seguidas e depois fazer sobreposição. Enfim, daqui a 7.000 anos quando o cometa passar de novo, eu tento![]()