Cometa Neowise C/2020 F3

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Já estive lá fora e ainda não consigo vislumbrar o cometa, mesmo com a vossa ajuda.
Não tenho a melhor vista para NW por causa de uns telhados da oficina aqui ao lado da casa a Norte, mas mesmo assim vou lá fora agora outra vez tentar observar o cometa.
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
Já estive lá fora e ainda não consigo vislumbrar o cometa, mesmo com a vossa ajuda.
Não tenho a melhor vista para NW por causa de uns telhados da oficina aqui ao lado da casa a Norte, mas mesmo assim vou lá fora agora outra vez tentar observar o cometa.

Faz este exercício:

Vai a este site https://www.heavens-above.com/AllSats.aspx?lat=38.5549&lng=-8.9746&loc=Unnamed&alt=0&tz=PWT (já coloquei as coordenadas de Cabanas, Palmela), escolhe um satélite que tenha uma magnitude semelhante à do cometa e tenta encontrá-lo no céu. Se conseguires, significa que poderás conseguir ver o cometa. Caso contrário, poderá querer dizer que não o conseguirás encontrar. Escolhe de preferência um que passe quase à vertical, ou então que passe por uma constelação que consigas identificar facilmente no céu, para assim ser mais fácil de encontrar o satélite.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Já estive lá fora e ainda não consigo vislumbrar o cometa, mesmo com a vossa ajuda.
Não tenho a melhor vista para NW por causa de uns telhados da oficina aqui ao lado da casa a Norte, mas mesmo assim vou lá fora agora outra vez tentar observar o cometa.
Bem, ainda não consegui observar o cometa, mas ainda não desisti, mas pelos vistos vou ter que esperar 6.000 mil anos para conseguir observar este cometa. :lmao:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Faz este exercício:

Vai a este site https://www.heavens-above.com/AllSats.aspx?lat=38.5549&lng=-8.9746&loc=Unnamed&alt=0&tz=PWT (já coloquei as coordenadas de Cabanas, Palmela), escolhe um satélite que tenha uma magnitude semelhante à do cometa e tenta encontrá-lo no céu. Se conseguires, significa que poderás conseguir ver o cometa. Caso contrário, poderá querer dizer que não o conseguirás encontrar. Escolhe de preferência um que passe quase à vertical, ou então que passe por uma constelação que consigas identificar facilmente no céu, para assim ser mais fácil de encontrar o satélite.

Obrigado @Duarte Sousa, vou tentar mais uma vez!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bem, lá consegui dar com o "bicho", aqui na Cidade com tanta poluição luminosa, neblina , e ainda algum fumo no horizonte, é complicado, cá fica a primeira tentativa, as condições de visibilidade eram bastante fracas.

De referir que é muito difícil na Cidade ver a olho nú o cometa, se a pessoa não souber onde procurar, simplesmente não dá com ele.

Se se guiarem pela constelação da Ursa Menor é mais facil, mas mesmo assim difícil em locais com muita luz pois é praticamente imperceptível no céu.

tsowkDY.jpg
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Bem, lá consegui dar com o "bicho", aqui na Cidade com tanta poluição luminosa, neblina , e ainda algum fumo no horizonte, é complicado, cá fica a primeira tentativa, as condições de visibilidade eram bastante fracas.

De referir que é muito difícil na Cidade ver a olho nú o cometa, se a pessoa não souber onde procurar, simplesmente não dá com ele.

Se se guiarem pela constelação da Ursa Menor é mais facil, mas mesmo assim difícil em locais com muita luz pois é praticamente imperceptível no céu.

tsowkDY.jpg
Engraçado como tendo a cidade "aos pés" o cometa aparenta estar muito mais alto do que desde a praia como o vi ontem.
Então e esse mega zoom que tens aí em casa não o apanha? :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Engraçado como tendo a cidade "aos pés" o cometa aparenta estar muito mais alto do que desde a praia como o vi ontem.
Então e esse mega zoom que tens aí em casa não o apanha? :D

Vou ver nos próximos dias se apanho mais próximo, na foto de cima ainda o apanhei numa zona escura do céu e ainda visível, à medida que desce no horizonte, a poluição luminosa encarrega-se de o fazer "desaparecer".
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Hoje consegui!
Tirada entre a Praia da Aguda e as Azenhas-do-Mar.
Primeiro só o consegui ver através das fotografias (pelas 21H50-22H00). Depois tornou-se visível a olho nu, mas sempre como uma mancha difusa. Muito bom no binóculo, apesar da neblina por cima do mar.
Deixo os meus registos.

Nikon D3300 +AF-S DX Nikkor 55-200@80 mm 13 sec f/5.6 ISO 800 Stacking de 6 fotos (Sequator)
kUO7F7L.jpg


Nikon D3300 + Sigma 17-50@50 mm f/7.1 13 sec ISO 1600
BQwvqAT.jpg


Nikon D3300 +AF-S DX Nikkor 55-200@55 mm 6 sec f/4 ISO 800
wD13htt.jpg
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Hoje consegui!
Tirada entre a Praia da Aguda e as Azenhas-do-Mar.
Primeiro só o consegui ver através das fotografias (pelas 21H50-22H00). Depois tornou-se visível a olho nu, mas sempre como uma mancha difusa. Muito bom no binóculo, apesar da neblina por cima do mar.
Deixo os meus registos.

Nikon D3300 +AF-S DX Nikkor 55-200@80 mm 13 sec f/5.6 ISO 800 Stacking de 6 fotos (Sequator)
kUO7F7L.jpg


Nikon D3300 + Sigma 17-50@50 mm f/7.1 13 sec ISO 1600
BQwvqAT.jpg


Nikon D3300 +AF-S DX Nikkor 55-200@55 mm 6 sec f/4 ISO 800
wD13htt.jpg
Hehe obrigado

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Aí está uma técnica que como eu nunca usei, nem me lembrei que podia ter tirado várias fotos seguidas e depois fazer sobreposição. Enfim, daqui a 7.000 anos quando o cometa passar de novo, eu tento :D

Antes disso há de haver outros! :D

Saudades do Hale-Bopp que passou em 1997, o cometa mais bonito e visível durante mais tempo que há memória! Pena só voltar daqui a uns 2300 anos!:D

Temos sempre o Halley que aparece a cada 76 anos, a próxima visita deve ser lá para 2061. Talvez ainda andemos por cá nessa altura! :hmm::p
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures

Pode haver malta que não tem bússola nem giroscópio no telemóvel, o que torna a missão mais complicada (por exemplo o meu telemóvel não tem nada disso).

Antes disso há de haver outros! :D

Saudades do Hale-Bopp que passou em 1997, o cometa mais bonito e visível durante mais tempo que há memória! Pena só voltar daqui a uns 2300 anos!:D

Temos sempre o Halley que aparece a cada 76 anos, a próxima visita deve ser lá para 2061. Talvez ainda andemos por cá nessa altura! :hmm::p

Para mim foi particularmente especial pois foi o primeiro cometa que vi e fotografei. Em 1997 ainda mal conseguia abrir os olhos :D Aguardemos por outros, até porque tal como este era desconhecido, pode ser que apareçam outros que ainda não tenham sido descobertos :)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Pode haver malta que não tem bússola nem giroscópio no telemóvel, o que torna a missão mais complicada (por exemplo o meu telemóvel não tem nada disso).



Para mim foi particularmente especial pois foi o primeiro cometa que vi e fotografei. Em 1997 ainda mal conseguia abrir os olhos :D Aguardemos por outros, até porque tal como este era desconhecido, pode ser que apareçam outros que ainda não tenham sido descobertos :)

Tinha 9 anos em 1997 e lembro-me bem, o Hale-Bopp era muito fácil de ver e foi visível durante meses! Foi o primeiro e único cometa que vi. Hoje vou tentar ver o segundo, o nosso Neowise, antes que desapareça! :D