Cometa Neowise C/2020 F3

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Ontem à fui fazer mais uns registos do cometa. Tinha um local em mente só que não deu para ir pois a única estrada que ia para lá estava em obras e não conseguia passar. Sendo assim fui para outro sítio meio à pressa pois não estava a contar com aquilo.

Foto de ontem:
 


Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
:) 13/07

EczDC1NVcAMNcD9
São impressionantes as magnitudes do Halley, a Lua por exemplo tem uma magnitude de -12. Lembro-me to hale-bopp e sempre pensei que tivesse atingido uma magnitude muito maior, era perfeitamente visível, e percebia-se bem a diferença entre as suas (várias) caudas e o núcleo, mas por esse gráfico supostamente teve uma magnitude inferior à de Júpiter, impressionante.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
São impressionantes as magnitudes do Halley, a Lua por exemplo tem uma magnitude de -12. Lembro-me to hale-bopp e sempre pensei que tivesse atingido uma magnitude muito maior, era perfeitamente visível, e percebia-se bem a diferença entre as suas (várias) caudas e o núcleo, mas por esse gráfico supostamente teve uma magnitude inferior à de Júpiter, impressionante.

Lembro-me muito bem em 1986, SABENA (antiga companhia aérea nacional belga) tinha organizado um voo com 2 aviões para observar Halley.
O capitão de um dos dois aviões era um vizinho, por isso voou no cockpit. Esta é uma das minhas mais belas memórias da aviação e da astronomia.
Para ser honesto, na época era a aviação e a astronáutica que me interessava, penso que a visão da Halley me fez querer um instrumento.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Antes disso há de haver outros! :D

Saudades do Hale-Bopp que passou em 1997, o cometa mais bonito e visível durante mais tempo que há memória! Pena só voltar daqui a uns 2300 anos!:D

Temos sempre o Halley que aparece a cada 76 anos, a próxima visita deve ser lá para 2061. Talvez ainda andemos por cá nessa altura! :hmm::p
Lembro-me bem dele, estudava na Universidade de Aveiro em 1997. Incrível o bem que se via. Pena nessa altura não ter máquina fotográfica :(
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Hoje está bem visível e um pouco mais alto. Há poucos minutos com o bónus De passagem da ISS, mesmo por cima.
Vai ficar cada vez mais alto com o passar dos dias. Amanhã vou fazer mais uma tentativa, a 400 metros de altura. Vamos lá ver o que se consegue :)
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Lembro-me bem dele, estudava na Universidade de Aveiro em 1997. Incrível o bem que se via. Pena nessa altura não ter máquina fotográfica :(

Em 1997 também eu andava pela Universidade de Aveiro! De facto, o Hale-Bopp era extremamente visível, recordo-me muito bem!
Há pouco lá consegui visualizar, ainda que muito mal, o Neowise... A olho nu foi preciso muita persistência, mas lá o encontrei. Com uns pequenos binóculos que há cá por casa, vi-o mais claramente. A poeirada na atmosfera não facilita. Amanhã vou tentar sair um pouco da cidade até uma zona sem poluição luminosa (aqui é fácil encontrar locais extremamente escuros... ou não estivesse no Baixo Alentejo profundo...) para ver se o vejo um pouco melhor.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
Vai ficar cada vez mais alto com o passar dos dias. Amanhã vou fazer mais uma tentativa, a 400 metros de altura. Vamos lá ver o que se consegue :)

Eu estou a ficar tentado em ir lá de novo a cima fotografar o bicho :D Já não terá tanto brilho, mas ao início da noite não estará tanta humidade como estava quando lá fui, e o céu estará mais escuro. Vamos ver se me convenço a mim próprio :p
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Em 1997 também eu andava pela Universidade de Aveiro! De facto, o Hale-Bopp era extremamente visível, recordo-me muito bem!
Há pouco lá consegui visualizar, ainda que muito mal, o Neowise... A olho nu foi preciso muita persistência, mas lá o encontrei. Com uns pequenos binóculos que há cá por casa, vi-o mais claramente. A poeirada na atmosfera não facilita. Amanhã vou tentar sair um pouco da cidade até uma zona sem poluição luminosa (aqui é fácil encontrar locais extremamente escuros... ou não estivesse no Baixo Alentejo profundo...) para ver se o vejo um pouco melhor.
Small world... :)
Lembro-me de o ver particularmente bem junto à cantina à hora do jantar :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Há momentos por aqui ( visto da minha janela no Porto ) condições fracas, com algum fumo de incêndio a tirar detalhe, mas cá fica o registo, o ideal era mesmo uma atmosfera limpa.

Pelo menos dá para ver bem a "bolinha do cometa" :D

9fHHQS8.jpg



De referir que, a olho nu não o consegui localizar, só mesmo fazendo experiências com a câmera.
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Eu estou a ficar tentado em ir lá de novo a cima fotografar o bicho :D Já não terá tanto brilho, mas ao início da noite não estará tanta humidade como estava quando lá fui, e o céu estará mais escuro. Vamos ver se me convenço a mim próprio :p
Tens todo o meu apoio! :D

Há momentos por aqui ( visto da minha janela aqui no Porto ) condições fracas, com algum fumo de incêndio a tirar detalhe, mas cá fica o registo, o ideal era mesmo uma atmosfera limpa.

Pelo menos dá para ver bem a "bolinha do cometa" :D

9fHHQS8.jpg


De referir que, a olho nu não o consegui localizar, só mesmo fazendo experiências com a câmera.
Tendo em conta o sítio onde tiraste a foto, diria que está muito aceitável :D
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
Há momentos por aqui ( visto da minha janela aqui no Porto ) condições fracas, com algum fumo de incêndio a tirar detalhe, mas cá fica o registo, o ideal era mesmo uma atmosfera limpa.

Pelo menos dá para ver bem a "bolinha do cometa" :D

9fHHQS8.jpg



De referir que, a olho nu não o consegui localizar, só mesmo fazendo experiências com a câmera.

Belo registo :) Podes dizer qual a máquina + objetiva + confirgurações (velocidade, abertura, iso e dist. focal), por favor?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Belo registo :) Podes dizer qual a máquina + objetiva + confirgurações (velocidade, abertura, iso e dist. focal), por favor?

Fiz várias experiências/disparos, mas esta em particular foi com a Canon Eos 6d - lente Canon 70-200 L a 200 mm, abertura f-4, exposição 2.5 segundos, iso 3200, e claro foco manual e no infinito.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
Fiz várias experiências/disparos, mas esta em particular foi com a Canon Eos 6d - lente Canon 70-200 mm a 200 mm, abertura f-4, exposição 2.5 segundos, iso 3200, e claro foco manual e no infinito.

Esse material já é de outro calibre, daí o excelente resultado :) iso 3200 e não se vê ponta de ruído. Obrigado :thumbsup: