São impressionantes as magnitudes do Halley, a Lua por exemplo tem uma magnitude de -12. Lembro-me to hale-bopp e sempre pensei que tivesse atingido uma magnitude muito maior, era perfeitamente visível, e percebia-se bem a diferença entre as suas (várias) caudas e o núcleo, mas por esse gráfico supostamente teve uma magnitude inferior à de Júpiter, impressionante.13/07
![]()
Pode haver malta que não tem bússola nem giroscópio no telemóvel, o que torna a missão mais complicada (por exemplo o meu telemóvel não tem nada disso).
São impressionantes as magnitudes do Halley, a Lua por exemplo tem uma magnitude de -12. Lembro-me to hale-bopp e sempre pensei que tivesse atingido uma magnitude muito maior, era perfeitamente visível, e percebia-se bem a diferença entre as suas (várias) caudas e o núcleo, mas por esse gráfico supostamente teve uma magnitude inferior à de Júpiter, impressionante.
Lembro-me bem dele, estudava na Universidade de Aveiro em 1997. Incrível o bem que se via. Pena nessa altura não ter máquina fotográficaAntes disso há de haver outros!
Saudades do Hale-Bopp que passou em 1997, o cometa mais bonito e visível durante mais tempo que há memória! Pena só voltar daqui a uns 2300 anos!
Temos sempre o Halley que aparece a cada 76 anos, a próxima visita deve ser lá para 2061. Talvez ainda andemos por cá nessa altura!![]()
Vai ficar cada vez mais alto com o passar dos dias. Amanhã vou fazer mais uma tentativa, a 400 metros de altura. Vamos lá ver o que se consegueHoje está bem visível e um pouco mais alto. Há poucos minutos com o bónus De passagem da ISS, mesmo por cima.
Lembro-me bem dele, estudava na Universidade de Aveiro em 1997. Incrível o bem que se via. Pena nessa altura não ter máquina fotográfica![]()
Vai ficar cada vez mais alto com o passar dos dias. Amanhã vou fazer mais uma tentativa, a 400 metros de altura. Vamos lá ver o que se consegue![]()
Small world...Em 1997 também eu andava pela Universidade de Aveiro! De facto, o Hale-Bopp era extremamente visível, recordo-me muito bem!
Há pouco lá consegui visualizar, ainda que muito mal, o Neowise... A olho nu foi preciso muita persistência, mas lá o encontrei. Com uns pequenos binóculos que há cá por casa, vi-o mais claramente. A poeirada na atmosfera não facilita. Amanhã vou tentar sair um pouco da cidade até uma zona sem poluição luminosa (aqui é fácil encontrar locais extremamente escuros... ou não estivesse no Baixo Alentejo profundo...) para ver se o vejo um pouco melhor.
Tens todo o meu apoio!Eu estou a ficar tentado em ir lá de novo a cima fotografar o bichoJá não terá tanto brilho, mas ao início da noite não estará tanta humidade como estava quando lá fui, e o céu estará mais escuro. Vamos ver se me convenço a mim próprio
![]()
Tendo em conta o sítio onde tiraste a foto, diria que está muito aceitávelHá momentos por aqui ( visto da minha janela aqui no Porto ) condições fracas, com algum fumo de incêndio a tirar detalhe, mas cá fica o registo, o ideal era mesmo uma atmosfera limpa.
Pelo menos dá para ver bem a "bolinha do cometa"
![]()
De referir que, a olho nu não o consegui localizar, só mesmo fazendo experiências com a câmera.
Há momentos por aqui ( visto da minha janela aqui no Porto ) condições fracas, com algum fumo de incêndio a tirar detalhe, mas cá fica o registo, o ideal era mesmo uma atmosfera limpa.
Pelo menos dá para ver bem a "bolinha do cometa"
![]()
De referir que, a olho nu não o consegui localizar, só mesmo fazendo experiências com a câmera.
Belo registoPodes dizer qual a máquina + objetiva + confirgurações (velocidade, abertura, iso e dist. focal), por favor?
Fiz várias experiências/disparos, mas esta em particular foi com a Canon Eos 6d - lente Canon 70-200 mm a 200 mm, abertura f-4, exposição 2.5 segundos, iso 3200, e claro foco manual e no infinito.