COMPRO Ligeiro passageiros

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Estou interessada em adquirir um ligeiro de passageiros com cerca de 15.000km e matricula de 2015. Neste momento estou indecisa entre:
Peugeot 108, Citroen C1 e Kia Picanto

Agradeço opinião e/ou proposta
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Estou interessada em adquirir um ligeiro de passageiros com cerca de 15.000km e matricula de 2015. Neste momento estou indecisa entre:
Peugeot 108, Citroen C1 e Kia Picanto

Agradeço opinião e/ou proposta
Desses 3 não se aproveita 1, ainda assim acho que o Kia seria o pior é um motor de 3 cilindros dos outros 2 tanto faz, visto que o motor é quase igual.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
e metes a prancha de surf onde? só se tiver tecto de abrir.

Certo dia conduzi um chevrolet matiz como carro de substituição... nunca me diverti tanto. Tenho saudades.
 
  • Gosto
Reactions: Maria Papoila

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Desses 3 não se aproveita 1...
É para andar em Lisboa e dar um saltinho à Ericeira de vez em quando. 100% citadino e só para mim (quando os meus filhos não o "cravarem"). Não necessito de uma manada de cv. O Kia Picanto, bastante feiinho todavia, avaria pouco mas não tem nenhum valor de mercado depois da compra - eu sei que comprar um automóvel é um desinvestimento e esta compra não é para lucrar. O citroen C1 é simpático mas eu gostei do Peugeot 108 todo branquinho e acho que de todos é o que condiz comigo :)


... fóruns melhores...
Esses Foruns poem-me a cabeça à roda. Já andei a ver vários. Na verdade só comprei um carro uma vez - 1989. Entreguei em Outubro o carro de serviço porque terminava o leasing e saiu uma circular a dizer que só os comerciais têm direito a viatura :( Daí a pouca experiência neste tipo de compras ... Vou decidir da melhor maneira ;)


e metes a prancha de surf onde? só se tiver tecto de abrir ... chevrolet matiz como carro... nunca me diverti tanto. Tenho saudades.
Não é para andar com as pranchas... Agora Faço SUP e a minha prancha é uma 8.5" 29. Não cabe em todo lado :D
Acho que esse Matiz tem motor fabricado na Polónia na mesma fábrica do Citroen C1 e do Peugeot 108. É precisamente essa a impressão que eu tenho: vai ser prático e por vezes até divertido.



O meu primeiro carro era um clássico Peugeot 204 Cabriolet de 1974. Foi amor à primeira vista e quando o vendi fiquei de lágrima no olho. Mas era bem caprichoso e uma vez deixou-me "agarrada" à 5h da manhã, sozinha, na estrada que vai dar a Mafra vinha eu do Ouriço (discoteca). Um verdadeiro desgosto de amor. Vendi-o pouco depois.
Penso que será boa ideia comprar um carro com matricula de 2015 e poucos quilómetros (aí uns 10.000/15.000) para combater a ideia do desinvestimento que é a compra de carro (e ao mesmo tempo evitar o pânico de conduzir carro velho...). Ainda são cerca de 3.000€ a menos do preço de um novo.
Verifiquei que os Peugeot 107 foram um sucesso e que, com 5 anos, mantêm um bom valor de mercado. Penso que se eu comprar o Peugeot 108 e depois me arrepender e quiser mudar para a Aston Martin ou Maserati (hihihi) não vou perder assim tanto. Além disso, não sou de estragar e, por exemplo, o carro que entreguei em Outubro de 2015 estava todo bem estimado e com motor excelente quase novo (ao fim de o usar 4 anos seguidos). Se soubesse que não ia ter outro teria ficado com ele ...

Também ando a ver o assunto do seguro automóvel. Verifiquei que a ok teleseguros tem contrato com a DECO mas a LOGO ofereceu-me uma proposta bem simpática. Não vejo porque razão não contratar com uma seguradora low cost.

Enfim, tudo assuntos novos para mim. No carro da empresa nunca tive de ligar à marca nem ao seguro nem às portagens nem ao mecânico ...
Por isso, todas as opiniões são bem vindas :)
 
Última edição:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não sou de todo um expert do assunto mas, tal como o Agreste, também gostei do Matiz.

Se é um citadino que queres sem dúvida que já falaste de um bom leque de opções. Agora é só escolher ao gosto. Nenhum carro hoje em dia é "mau" (e no fundo também poucos são "bons"). De resto é gosto e tipo de utilização. Apenas mais uma opinião pessoal: Um citadino é sempre "para partir". Eu nunca investiria muito num carro que terá sempre desgaste, pelo que opções económicas neste segmento seriam sempre a minha prioridade. Está provado que a condução em cidade tira longevidade a um veículo.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O que eu não aconselhava nada é o Kia Picanto, é um motor de 3 cilindros teoricamente quando mais cilindros o carro tem melhor o desempenho, rendimento e fiabilidade.
Dos outos 2 como disse ontem tanto faz, o motor é quase igual Peugeot e Citroen são do mesmo grupo( PSA).
Também tenho alguns conhecimentos na área.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
O que eu não aconselhava nada é o Kia Picanto, é um motor de 3 cilindros teoricamente quando mais cilindros o carro tem melhor o desempenho, rendimento e fiabilidade.
Dos outos 2 como disse ontem tanto faz, o motor é quase igual Peugeot e Citroen são do mesmo grupo( PSA).
Também tenho alguns conhecimentos na área.
Na verdade uma vez levei um VW Polo para Ericeira e numa ultrapassagem faltou-me carro. Já foi há muitos anos mas penso que o Polo tinha 3 cilindros. O C1 e o 108 têm melhor desempenho? A ideia que eu expus acima sobre a escolha tem lógica não tem?

um chevrolet camaro:)

Sim um Camaro amarelo. Só falta sair a herança a saber a caramelo ...
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Não sou de todo um expert do assunto mas, tal como o Agreste, também gostei do Matiz.

Se é um citadino que queres sem dúvida que já falaste de um bom leque de opções. Agora é só escolher ao gosto. Nenhum carro hoje em dia é "mau" (e no fundo também poucos são "bons"). De resto é gosto e tipo de utilização. Apenas mais uma opinião pessoal: Um citadino é sempre "para partir". Eu nunca investiria muito num carro que terá sempre desgaste, pelo que opções económicas neste segmento seriam sempre a minha prioridade. Está provado que a condução em cidade tira longevidade a um veículo.

Sim é mesmo isso. Curioso é que a Kia disse que me dava 7 anos de garantia pelo usado de 2015 e a Citroen e a Peugeot oferecem dois anos. Na próxima semana vou ver os carros e, está claro, analisar o tipo de garantia...
Curiosamente a unica marca que não me deu para ver foi a Renault.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Na verdade uma vez levei um VW Polo para Ericeira e numa ultrapassagem faltou-me carro. Já foi há muitos anos mas penso que o Polo tinha 3 cilindros. O C1 e o 108 têm melhor desempenho?
A grande maioria dos carros têm 4 cilindros, não te posso garantir que um carro com 3 cilindros não seja bom, mas á partida terá menor fiabilidade.
As grandes " máquinas" como os Ferraris, lamborghinis etc, tem todos 6,8,12 cilindros, quanto mais cilindros melhor desempenho e potencia.
Esses 2 motores têm 4 cilindros não há muita diferença entre eles que como já mencionei eles são do mesmo grupo.
é veres do qual gostas mais;)
 
  • Gosto
Reactions: Maria Papoila

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
melhor desempenho e potencia
Foi o que me levou a por de lado o VW UP. Achei que era uma máquina de costura.
P.s. Cá em casa também todos torceram o nariz à ideia do Kia Picanto (participam pouco na escolha para depois puderem criticar à vontade :mad:). De qq maneira vou ao stand ver na próxima semana.

EDIT: Davidmpb, estive a pensar e acho que tem razão. O Kia é o pior. Ir ver será perder tempo. Obrigada pela dica. :)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Davidmpb

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
eu não quis dizer tudo...

as rodas do matiz são pequeninas, todo o carro é mini.
o carro só anda bem até aos 60... depois nota-se.
os materiais eram do mais plástico do plástico.
penso que não tinha vidros elétricos.
só cabiam 4 pessoas lá dentro de 1,80m embora seja de 5 lugares.

era um carro básico, metes a chave e anda... mas pouco.
Não queria o carro pra mim mas é divertido, é o tipico carro feminino.
 
  • Gosto
Reactions: Maria Papoila

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
Eu iria para o C1, Peugeot 108 ou o VW Polo, eliminava da lista o Kia Picanto. Tenho uma amiga que comprou um Kia Picanto em 2014 e vendeu-o logo no início de 2015, era usado tinha 15000 kms, andou com o carro mais vezes na oficina do que propriamente com o carro, era só problemas com o motor de 3 cilindros. Tenho amigas e alguns amigos com C1 e o Peugeot 108 e muito raramente têm problemas.

A nível pessoal, sou fã da VW. Tenho um Polo e até agora, só tenho feito as revisões de 2 em 2 anos, e já faz 8 anitos para o mês que vem. Quando for comprar outro daqui a uns anitos, será certamente VW. :D
 
  • Gosto
Reactions: Maria Papoila