Conjunção entre a Lua, Vénus e Júpiter

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
boa noite!
nestes dias como, por cá, não se passa nada de especial e têm estado bom tempo (sol) é porque bom tempo está é no norte do país (isto é um desabafo), tenho reparado, outras pessoas também já me chamaram a atenção, que existem duas "estrelas a acompanhar a lua".

penso que as duas estrelas que se referem, sejam os planetas Venus e Jupiter, mas não tenho a certeza e como só um mero curioso destas andanças e não sei bem se é ou não resolvi perguntar.

as estrelas será mesmo os dois planetas que referi?

é "normal" eles aparecerem nesta posição fequentemente, ou não?

ou será porque este ano o céu como está menos nuvens tenho observado melhor?

quem souber responder gostava que me esclarecesse, agradeçendo desde já.

PS: se este tópico não estiver no lugar correcto por favor coloquem no sitio, e desculpem.
 


*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: planetas

Sim, é isso.

Júpiter e Vénus estão muito próximos agora da Lua. Atenção, isto é um mero efeito visual, estão perto, vistos da Terra.

cu.jpg
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Re: planetas

obrigado pela confirmação.

mas gostava de saber se esta observação é frequente; é que existem várias pessoas a reparar no "fenómeno" .

alguem sabe-me dizer de quanto em quanto tempo se repete.

obrigado
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Re: planetas

De facto há pouco tempo vinha eu na rua com uns amigos e reparei nesse pormenor de um brilho muito intenso por baixo do que eu já sabia ser o planeta Vénus..até pensei que talvez fosse a Estrela Polar mas claro está que não podia ser visto que ela nunca na vida se situa abaixo de Vénus (visto cá da terra como é obvio) mas o mais estranho é que o dito brilho se eu tiver o meu olhar fixo cintila..o que me leva a pensar o que será aquilo ? Os planetas não cintilam..Caso eu não esteja a falar da mesma coisa deste tópico agradecia que me corrigissem e explicassem a situação :thumbsup: ! Obrigado desde já.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A ocultação de Vénus

Esta noite os três astros mais brilhantes do céu nocturno irão brindar-nos com um grande espectáculo visível após o pôr-do-sol. A conjunção de Vénus e de Júpiter com a Lua poderá ser observada a olho nu, caso as condições atmosféricas permitam a ocorrência de períodos de céu limpo.

Segundo explicou o director do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho, "nos últimos dias surgem dois pontos brilhantes no céu, ao anoitecer, a sudoeste. São os planetas Vénus (o mais brilhante) e Júpiter, que lentamente se têm vindo a aproximar um do outro, em direcção à Lua".

Concluída essa aproximação, os três objectos espaciais vão por fim ficar alinhados e, neste final de bailado celeste, Vénus e Júpiter deixarão de se ver por ficarem colocados atrás da Lua. O trio ficará tão unido que poderá ser ocultado por um polegar, no período horário que vai até às 18h30.

A última vez que este fenómeno astronómico ocorreu foi a 7 de Outubro de 1961 e só virá a acontecer a 18 de Novembro de 2052. Rui Agostinho explicou que "o Observatório Astronómico de Lisboa não vai realizar uma sessão aberta ao público porque as previsões indicam chuva, o que é prejudicial para a observação com telescópio".

APONTAMENTOS

CHAMADAS TELEFÓNICAS

O Observatório Astronómico recebeu chamadas sobre a origem das duas luzes no céu.

DISTÂNCIA DA TERRA

A Lua estará a 402 mil quilómetros da Terra; Vénus a 150 milhões de quilómetros e Júpiter a 870 milhões de quilómetros.

USO DE BINÓCULOS

O uso de binóculos produz uma visibilidade total do fenómeno. O telescópio só deixa ver cada um dos astros.

SUL COM PIOR VISÃO

A ocultação de Vénus e de Júpiter será menos visível no Sul do País, tal como na América do Norte.

http://www.correiomanha.pt/noticia....hannelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010


STUNNING SKY SHOW
When the sun goes down tonight, step outside and look south. Beaming through the twilight is one of the prettiest things you'll ever see--a tight three-way conjunction of Venus, Jupiter and the crescent Moo

skymap01dec08xz8.gif

http://spaceweather.com/
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Re: planetas

De facto há pouco tempo vinha eu na rua com uns amigos e reparei nesse pormenor de um brilho muito intenso por baixo do que eu já sabia ser o planeta Vénus..até pensei que talvez fosse a Estrela Polar mas claro está que não podia ser visto que ela nunca na vida se situa abaixo de Vénus (visto cá da terra como é obvio) mas o mais estranho é que o dito brilho se eu tiver o meu olhar fixo cintila..o que me leva a pensar o que será aquilo ? Os planetas não cintilam..Caso eu não esteja a falar da mesma coisa deste tópico agradecia que me corrigissem e explicassem a situação :thumbsup: ! Obrigado desde já.

provavelmente esramos a falar da mesma coisa, mas são dois planetas, o cintilar têm muito que se diga, pois depende da visão de cada pessoa e do tempo que está a fixar o ponto luminoso.

mas alguem que perceba mais disto e que se queira pronunciar força...
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: planetas

Os planetas não cintilam..Caso eu não esteja a falar da mesma coisa deste tópico agradecia que me corrigissem e explicassem a situação :thumbsup: ! Obrigado desde já.

Tens razão os planetas não cintilam. Mas agora vamos por isto em situações conhecidas.

A Lua. À noite olhamos o céu e vemos a Lua, mas se ela, como "planeta secundário", não tem luz própria porque raio nós a vemos brilhar no céu escuro?

As rochas claras que a Lua tem (feldespatos) funcionam como uma folha de papel branco, que por ser branco reflecte mais luz que aquela que absorve. Por isso o brilho que chega até nós é proveniente do Sol.

O mesmo acontece com os planetas. A luz proveniente do Sol, vai ser reflectida pela atmosfera desse mesmo planeta.

O facto de Júpiter ser tão grande e com uma atmosfera, tem muita influência na maneira como o vemos da Terra, pois reflecte mais Luz que aquela que absorve (tal como acontece com o nosso planeta, se não estou em erro, apenas 30% da luz que nos chega é absorvida, os restantes 70% são reflectidos pelas nuvens de volta para o espaço).

Vénus é outro caso curioso. Embora Mercúrio esteja mais próximo do Sol, o planeta mais quente é Vénus :confused:, devido à composição da sua atmosfera, que é bastante espessa. Esta atmosfera torna o planeta numa "super-estufa". Voltando ao exemplo do papel, a atmosfera de Vénus é como se fosse um papel com revestimento de plástico, que até faz doer os olhos quando exposto ao Sol.

Por outras palavras é isto :D.