Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há dias tropecei numa imagem de uma estação militar que achei curiosa .

maws201m.jpg



O RS tem mesmo que ser branco, mesmo que isso implique perder a camuflagem para o inimigo :D
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Eu também gostaria de fazer um RS mas o meu jeito para as artes manuais é...nulo! Não tenho jeito nenhum e com a minha sorte ainda fazia os furos no sítio errado (e ainda para mais, ando sempre com a cabeça no ar...). Enquanto não me aventuro, vou vendo as técnicas utilizadas e vou experimentando lá por casa em materiais que não sejam os definitivos, só para evitar grandes danos.

É perfeitamente normal pensarmos que a nossa inteligência está unicamente dirigida para o que já sabemos fazer, mas o que é que nos garante que uma porção dela não está reservada para o que ainda não sabemos fazer? :)

Não é preciso ser perito em física ou geometria para criar um abrigo do tipo RS!
Para além das poucas regras que existem para a sua construção elas são realmente elementares, contudo importantes.

Este tópico está muito completo e ajuda-nos a ter em atenção essas regras e mostra os passos fundamentais para a sua execução.

Desde que haja vontade...;)
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
A minha estação a ver pelas medições da região está muito boa, excepto, que tive que calibrar a pressão para -5hpa, de resto muito boa, inclusivé a RS construida, o cumulus e os dados wonderground :thumbsup::thumbsup::thumbsup:
Agora a proxima etapa era ventilar (melhor) a RS, e a ideia era com apenas painel solar e ventoinha (de pc), para só de dia;)..mas há poucos dados sobre isso, o que aconselham? Que painel solar? os gastos da ventoinha será de 12v e até 1A;)

Procura os kit's de inicialização para os miúdos que trás um painel solar, motor eléctrico com uma elice. Durante o dia circula ar, a noite para, so tens de imaginar uma protecção para a chuva.;)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Agora a proxima etapa era ventilar (melhor) a RS, e a ideia era com apenas painel solar e ventoinha (de pc), para só de dia;)..mas há poucos dados sobre isso, o que aconselham? Que painel solar? os gastos da ventoinha será de 12v e até 1A;)

Boa noite a todos!

Opção: ligar um LDR na base de um transístor (tipo BC546) como "chave" do circuito (bateria - ventoinha).
Assim resolve a questão de a ventoinha funcionar só durante o dia.
O problema de utilizar painel solar é que em dias enevoados vai deixar de ter qualquer alimentação na ventoinha, daí ter sugerido em cima o uso de uma bateria.

Como é sabido, as ventoinhas (tipo computador) são alimentadas por uma tensão de 12V, tornando o seu uso pouco viável devido ás baterias. Uma boa opção são as ventoinhas de arrefecimento de portáteis, muito comuns nas lojas de chineses. Estas últimas funcionam com tensão de 5V, sendo mais fácil alimentá-las, bateria exemplo.
Cada ventoinha deve consumir cerca de 200mA, a bateria em cima citada (4Ah) deverá ter uma duração de cerca de 24h. Muito pouco....

Utilizando um painel solar... temos de perder o "amor" à carteira, porque como podem ver aqui, não há muitas opções... o ideal seria um painel com pelos menos 5V e cerca de 0.5A.


Outra opção, seria a de utilizar um temporizador e, ao invés de a ventoinha funcionar 12h dia (mais ou menos), passaria a funcionar em intervalos de 10min... 20min...
Pegando no exemplo dos 10min, a ventoinha trabalharia um total de 6h/dia e a bateria aguentar-se-ia mais tempo.

De momento nada mais me ocorre... a não ser uns "projectos" um pouco mais complexos que lhe permitem converter 1.5V em 5V (podendo usar um painel solar assim), mas fazendo reduzir a corrente (pouco viável usando o painel solar)...

Não há nada como a ligação a uma tomada :lmao::lmao:.


Com os melhores cumprimentos ;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Procura os kit's de inicialização para os miúdos que trás um painel solar, motor eléctrico com uma elice. Durante o dia circula ar, a noite para, so tens de imaginar uma protecção para a chuva.;)
Obrigado;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boa noite a todos!

Opção: ligar um LDR na base de um transístor (tipo BC546) como "chave" do circuito (bateria - ventoinha).
Assim resolve a questão de a ventoinha funcionar só durante o dia.
O problema de utilizar painel solar é que em dias enevoados vai deixar de ter qualquer alimentação na ventoinha, daí ter sugerido em cima o uso de uma bateria.

Como é sabido, as ventoinhas (tipo computador) são alimentadas por uma tensão de 12V, tornando o seu uso pouco viável devido ás baterias. Uma boa opção são as ventoinhas de arrefecimento de portáteis, muito comuns nas lojas de chineses. Estas últimas funcionam com tensão de 5V, sendo mais fácil alimentá-las, bateria exemplo.
Cada ventoinha deve consumir cerca de 200mA, a bateria em cima citada (4Ah) deverá ter uma duração de cerca de 24h. Muito pouco....

Utilizando um painel solar... temos de perder o "amor" à carteira, porque como podem ver aqui, não há muitas opções... o ideal seria um painel com pelos menos 5V e cerca de 0.5A.


Outra opção, seria a de utilizar um temporizador e, ao invés de a ventoinha funcionar 12h dia (mais ou menos), passaria a funcionar em intervalos de 10min... 20min...
Pegando no exemplo dos 10min, a ventoinha trabalharia um total de 6h/dia e a bateria aguentar-se-ia mais tempo.

De momento nada mais me ocorre... a não ser uns "projectos" um pouco mais complexos que lhe permitem converter 1.5V em 5V (podendo usar um painel solar assim), mas fazendo reduzir a corrente (pouco viável usando o painel solar)...

Não há nada como a ligação a uma tomada :lmao::lmao:.


Com os melhores cumprimentos ;)

Obrigado....bom post:thumbsup::thumbsup:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Obrigado....bom post:thumbsup::thumbsup:

1272.gif


Exemplo de circuito conversor de tensão... o inconveniente é o preço (aqui) 17€ sem portes.

Mas talvez encontre um painel solar com as características eléctricas ideais noutros sites e consiga resolver... não se esquecendo sempre de utilizar um regulador de tensão LM7805 para a ventoinha.


Abraço;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
1272.gif


Exemplo de circuito conversor de tensão... o inconveniente é o preço (aqui) 17€ sem portes.

Mas talvez encontre um painel solar com as características eléctricas ideais noutros sites e consiga resolver... não se esquecendo sempre de utilizar um regulador de tensão LM7805 para a ventoinha.


Abraço;)

No seguimento dos bons posts...;)

Com tanta tecnologia junto à estação, de certeza com a interferência deixava de transmitir:lol::lol::lol:
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas....

Depois de ter instalado a minha estação meteorológica era imperativo comprar um Radiation Shield.

Andei a verificar, durante algum tempo, os preços dos RS da Davis, bem como tópicos de RS construídos manualmente.

Meti mãos á obra, e fiz o meu próprio Radiation Shield.

Material Necessario

-> 12 pratos ( +/- 14 € );
-> 4 varetas em aço zincado, de 200 mm e 4 mm de diametro ( +/- 2€ );
-> 12 porcas de orelhas em aço zincado ( +/- 2 € );
-> Tubo de instalação eléctrica, cortado em segmentos de 1 cm ( +/- 0.60 € );
-> Berbequim
-> Serra Craniana de 7 cm;
-> Suportes de Fixação ( +/- 3€ )

Depois de alguma paciência e jeitinho, lá se foi construindo o Radiation Shield, conforme as fotografias assim o ilustram.



dsc6099y.jpg
By retaxo at 2010-12-01[/IMG]

dsc6102l.jpg

By retaxo at 2010-12-01

dsc6106s.jpg

By retaxo at 2010-12-01

dsc6108p.jpg

By retaxo at 2010-12-01

dsc6109.jpg

By retaxo at 2010-12-01

E cá está, o resultado do trabalho :hehe::

dsc6117.jpg

By retaxo at 2010-12-01

Comentários são bem vindos :thumbsup:
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Obrigado, Miguel, pelo teu comentário.:thumbsup:

Efectivamente, o que deu mais trabalho, foi encontrar os pratos mais adequados para construir o Radiation Shield.

 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Comprei-os no Modelo.

Atenção que no Modelo, onde os comprei, existiam vários de diferentes formas e cores.

Comprei estes que considero serem os mais apropriados, que por sinal eram também os mais caros. Cada um anda a volta de € 1.00
 

BVG

Cirrus
Registo
13 Dez 2010
Mensagens
66
Local
Leiria
Ainda me falta comprar alguns pratos da Domplex (faltam-me 3, para prefazer os 12), mas já comprei os ferros. Comprei de 8mm porque o de 6mm estava esgotado e o de 4mm pareceu-me demasiado frágil.
Com o ferro de 8mm a coisa fica demasiado pesada? :-(
A minha ideia era só colocar 3 ferros.

Que me dizem?
é para uma WH1080 ;-)