Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
O objectivo dos pratos, além de impedir que a radiação directa do sol insida no sensor da temperatura, é anular o mais possível a radiação difusa.

No entanto, estes não devem impedir a livre circulação do ar. :thumbsup:

O espaçamento máximo recomendável entre pratos, na minha opinião, é de 1 cm.

E não deve nunca ser mais que isso. ;)

Estou a construir um novo abrigo com espaçamento entre pratos de 0,8 cm. Mas usualmente o utilizado é 1 cm.
 


ViniNit

Cirrus
Registo
21 Mar 2010
Mensagens
3
Local
Niterói, RJ
Montei um Radiation Shield com um pequeno pedaço de cano de PVC:D que fica preso em uma janela bem sombreada. Os valores de temperatura tem quase sempre coincidido com o que é divulgado em tempo real pelos orgãos de meteorologia do Rio de Janeiro. Vou tirar uma foto e colocar aqui para que todos vejam.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Montei um Radiation Shield com um pequeno pedaço de cano de PVC:D que fica preso em uma janela bem sombreada. Os valores de temperatura tem quase sempre coincidido com o que é divulgado em tempo real pelos orgãos de meteorologia do Rio de Janeiro. Vou tirar uma foto e colocar aqui para que todos vejam.


Se está sombreado...NÂO deveria estar!

Os Radiation Shield devem estar "expostos" ao sol ;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Se está sombreado...NÂO deveria estar!

Os Radiation Shield devem estar "expostos" ao sol ;)

Tratando-se de um "pequeno pedaço de cano de PVC" o melhor talvez seja não estar exposto ao sol; se já de si (aparentemente) essa protecção revela (a meu ver) ser pouco eficaz, exposto ao sol penso que seria um desastre sobretudo nos valores máximos de temperatura!

Realmente um RS minimamente bem construído para estar exposto ao sol é de facto a solução a atingir e para além dessa exposição, importa mais uma vez salientar que o mesmo não deve ter obstáculos num raio de alguns metros para uma boa exposição aos ventos dominantes, portanto, não "preso em uma janela bem sombreada" :rolleyes:
 

ViniNit

Cirrus
Registo
21 Mar 2010
Mensagens
3
Local
Niterói, RJ
Tratando-se de um "pequeno pedaço de cano de PVC" o melhor talvez seja não estar exposto ao sol; se já de si (aparentemente) essa protecção revela (a meu ver) ser pouco eficaz, exposto ao sol penso que seria um desastre sobretudo nos valores máximos de temperatura!

Realmente um RS minimamente bem construído para estar exposto ao sol é de facto a solução a atingir e para além dessa exposição, importa mais uma vez salientar que o mesmo não deve ter obstáculos num raio de alguns metros para uma boa exposição aos ventos dominantes, portanto, não "preso em uma janela bem sombreada" :rolleyes:


O RS que eu montei é realmente bem simples, por isso, eu coloquei preso na janela do meu quarto, que recebe uma ventilação razoável e não tem incidência solar direta. Seu eu colocar esse RS exposto ao sol as temperaturas máximas vão alcançar valores aburdos(chegaria facilmente aos 45ºC). Gostaria de montar um RS mais sofisticado mas com tamanho bem reduzido, só não tive uma idéia boa pra isso...
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Gostaria de montar um RS mais sofisticado mas com tamanho bem reduzido, só não tive uma idéia boa pra isso...

Depende da redução a fazer mas acima de tudo há que ter em conta que não se deve apenas ter em atenção a radiação directa, mas também a indirecta como a reflectida pelas paredes ou até mesmo no próprio RS caso não esteja devidamente construído e permita a passagem da mesma para o seu interior.

Escusado será dizer que todo o calor absorvido por essas paredes, caso o RS esteja bem próximo deste tipo de superfícies, produz um efeito nada apropriado com vista a obter valores de temperatura minimamente credíveis!
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Boas

Tenho acompanhado este tópico e vejo que todos os shields estão "pendurados" no respectivo suporte.
Eu, que estou a fazer um para a Oregon WMR 100, fiz ao contrário, i.e., os suportes (poleias neste caso) estão por baixo ou seja, a suportar o shield.
Há alguma vantagem/desvantagem em alguma das instalações ou é indiferente?

Desde já obrigado
Cumps
cmg
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas

Tenho acompanhado este tópico e vejo que todos os shields estão "pendurados" no respectivo suporte.
Eu, que estou a fazer um para a Oregon WMR 100, fiz ao contrário, i.e., os suportes (poleias neste caso) estão por baixo ou seja, a suportar o shield.
Há alguma vantagem/desvantagem em alguma das instalações ou é indiferente?

Desde já obrigado
Cumps
cmg

É indiferente, apenas pode diferir um pouco em termos de estabilidade do abrigo, mas a diferença é quase totalmente a nível visual, sem implicações práticas.
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
É indiferente, apenas pode diferir um pouco em termos de estabilidade do abrigo, mas a diferença é quase totalmente a nível visual, sem implicações práticas.


Obrigado.

Como estou a fazer penso que fica mais rápido e cómodo o mexer no sensor, por ex., mudar as pilhas. Só tenho que retirar o prato do topo que fica seguro com porcas de orelhas.

Cumps
cmg
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Obrigado.

Como estou a fazer penso que fica mais rápido e cómodo o mexer no sensor, por ex., mudar as pilhas. Só tenho que retirar o prato do topo que fica seguro com porcas de orelhas.

Cumps
cmg

É mesmo uma grande vantagem colocar o suporte a servir de base ao RS.
Quando construí o meu procurei o que existia à venda em termos de peças de suporte como as já observadas por aqui e por pouca sorte não encontrei nada nas devidas condições para o fazer. :mad:
Conjugando este facto com a vontade de montar o RS o quanto antes optei pela forma mais rápida (mas também eficiente) em colocar o suporte na parte superior.
Felizmente a periodicidade da substituição das pilhas do sensor é longa! :p
 

stormiday

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
216
Local
Fermentelos (Águeda) 25 mts altitude
Boas.
Estou interessado em construir um RS e já tenho o material quase todo contudo surge uma pergunta. A minha estação (La Crosse) o sensor de humidade, temperatura, etc é onde vão ligar os cabos do pluviómetro e do anemómetro. A minha dúvida é a seguinte; devo instalar este sensor dentro do RS com a tampa que é fornecida para proteger da chuva etc ou não? Se se deve instalar sem a tampa não haverá o risco de condensação e consequentemente erros de leituras?

Abraço
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas.
Estou interessado em construir um RS e já tenho o material quase todo contudo surge uma pergunta. A minha estação (La Crosse) o sensor de humidade, temperatura, etc é onde vão ligar os cabos do pluviómetro e do anemómetro. A minha dúvida é a seguinte; devo instalar este sensor dentro do RS com a tampa que é fornecida para proteger da chuva etc ou não? Se se deve instalar sem a tampa não haverá o risco de condensação e consequentemente erros de leituras?

Abraço

Deve ser instalado com a protecção que traz de origem. Não há necessidade de a retirar. Isso reduzirá a vida do sensor.
 

stormiday

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
216
Local
Fermentelos (Águeda) 25 mts altitude
Há aqui muitos talentos ainda não descobertos :) Eu também gostaria de fazer uma RS mas o meu jeito para as artes manuais é...nulo! Não tenho jeito nenhum e com a minha sorte ainda fazia os furos no sítio errado (e ainda para mais, ando sempre com a cabeça no ar...). Enquanto não me aventuro, vou vendo as técnicas utilizadas e vou experimentando lá por casa em materiais que não sejam os definitivos, só para evitar grandes danos.

He he...
também se estragares o prejuízo não é muito grande por isso vale mais tentar...
Abraço