Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Maxispot

Cirrus
Registo
27 Jan 2014
Mensagens
22
Local
Guifões -Matosinhos (80 mts)
Ora cá estou de volta, com as fotos prometidas do meu RS.

Espero ter cumprido as normas para a construção e ter inventado bem no resto. Para já ainda sem forma de testar pois os dias não passam de cinzentos e não há ainda sol em força para verificar a eficácia do mesmo. Para já, as medições estão a bater bastante certo com as estações do aeroporto,, de Leça e do ISEP, portanto, parece estar minimamente bem, mas falta o teste final, o sol e temperaturas elevadas.

Comecei por adquirir os pratos de plástico da DOMPLEX, meio quadrados, até por uma questão estética, gostei mais daqueles. Os redondos deviam ter feito o mesmo trabalho. Comprei dois rasos, e os restantes de sopa, mais fundos, com maior capacidade de diminuir as entradas de luz. Os rasos ficam ambos por cima, apenas a servir de protecção solar e térmica adicional, e os de sopa foram então abertos no interior, para criar o espaço para o termo-higrómetro da minha WS-3650 da Lacrosse com as suas generosas dimensões a omplicarem o uso de nada mais nada menos que ONZE de pratos de sopa com cerca de 1,2 cm de espaço entre eles. Laveio-os todos para retirar uma certa gordura que traziam creio eu para lhes dar um brilho extra. Na máquina a 70º ficaram no ponto!

Comecei por pegar numa rodela de acetato, e marcar no verso dos pratos, os 4 pontos de furação que quis usar. Quatro dará rigidez extra espero eu. Usei o acetato para marcar sempre os furos no mesmo local, o que era especialmente importante dado os pratos serem quadrados e terem de ficar perfeitamente alinhados. pintei também no acetato, marcas das legendas em relevo do próprio prato, para ter a certeza que o alinhamento era perfeito e sempre no mesmo lado. No prato raso tive de os acertar manualmente pois as impressões na base eram diferentes.

Só furei UM dos pratos rasos, o outro foi fixado ao que furei, apenas com um parafuso, na zona central. Assim reduzi a transmissão de calor para o interior e eventuais infiltrações foram reduzidas também. Preço dos pratos, cerca de 1,50 cada... ainda fica elevada a conta...
O prato raso que fica por cima só tem um furo e está unido ao segundo prato raso apenas por um unico para fuso na zona central. O segundo prato raso, tem a mesma furação dos pratos de sopa e é o começo da estrutura principal. Usei broca de 7mm para albergar os varões roscados de 6mm.

Depois usei uma broca craniana com 70mm de diâmetro, exatamente o necessário para albergar o sensor da estação. Este furo faz-se APENAS nos pratos de SOPA, exceto no que vai ficar no fundo do RS que tem de estar tapado.

oZxuGAj.jpg



e253I2u.jpg






Depois de tudo aberto e furado, rebarbei bem as arestas para retiras as imperfeições, e comecei a pintura. Latas de tinta em spray, branco e preto MATE para reduzir reflexões, foi o que usei, no Leroy Merlin a cerca de 2,70€ cada lata. Preto por dentro, pintei umas 3 camadas, e branco por fora mais umas 3 demãos bem dadas para ter certeza que a opacidade era total. Por fora, na base dos pratos, pintei no centro também de preto, por cima do branco inicial, para reduzir ainda mais as reflexões. Para limitar o preto á ára pretendida, enrolei uma folha de papel no diâmetro aproximado e pintei para o interior desse "tubo" improvisado resultou bem e o que veio por fora não chateia... fica tapado...

WtWAiiP.jpg


vcuumFn.jpg


WY89evZ.jpg





Depois quis arranjar uns espaçadores o mais certos possíveis para colocar entre cada prato, e descobri a cerca de um euro no Leroy Merlin, uns sacos de abraçadeiras para tubos de eletricidade, que cortado ficou mesmo á medida! 1,2cm de altura e ainda melhor, com rosca de 4mm tal como os varões de latão que lá comprei para servir de guias aos pratos!! Melhor era difícil. Fica a imagem do corte e da aplicação dos espaçadores nos varões de latão No topo, os varões de latão estão presos por duas porcas, uma fora do primeiro prato raso, e outra dentro para bloquear os varões nessa primeira medida.

3fl0bwl.jpg


AaAjr25.jpg





O aspecto acabado do produto é este!!! No final tenho mais uns adaptadores que servem para ligar os varões roscados de 6mm que me fixam o prato final e acabam por criar o ponto de apoio para os parafusos de 6mm que vão segurar o RS no seu local futuro, este ainda em estudo por causa do alcance de emissão rádio dos dados que é algo limitado pelas paredes da casa.

z30ol8r.jpg


HIc88JC.jpg





Agora ainda falta o silicone "cola-e-veda" no parafuso superior e uma tampa BRANCA de garrafa de plástico que vai tapar o mesmo, por questões estéticas, térmicas e de estanquicidade.

Disponível para os vossos comentários e questões!



Entretanto, a estação já está registada no Weather Underground, com o código ID= IPORTOPO6 em Guifões, Matosinhos.
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas Maxispot.

Antes de mais os meus parabéns pelo excelente trabalho que ficou igualmente muito bem explicado e ilustrado! :thumbup:

Acho que são poucos os que aqui têm um RS tão bem construído.

Agora falta verificar se na prática os resultados são os esperados. :D

Vi nas tuas fotos que optasse por pintar o varão (que julgo ser para a estação) de preto. Pode ser um pormenor, mas não irá aquecer muito?

Como irás fixar o RS?

Certamente ainda ficou caro, mas dá um grande gosto ser-mos nós a fazê-lo.

Fica bem e obrigado por esta partilha tão educativa para todos nós!
 
  • Gosto
Reactions: Maxispot e CptRena

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Parabéns Maxispot pela montagem! Também eu no meu tempo construí o meu próprio Radiation Shield. A montagem ficou com um excelente aspecto e ficou bem, explicada! Contudo, discordo da tua opção de pintar o interior dos pratos de negro... Aquilo que pensas ganhar em diminuir a reflexão interna, vais perder pelo aumento da absorção térmica. Esses pratos vão aquecer mais do que o desejável, e isso é exactamente o que tu não queres! ;)
De qualquer forma, deixo de novo os parabéns pela montagem!
Bons registos! ;)
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Agora ainda falta o silicone "cola-e-veda" no parafuso superior e uma tampa BRANCA de garrafa de plástico que vai tapar o mesmo, por questões estéticas, térmicas e de estanquicidade.

Eu talvez optasse por usar uma anilha em borracha com diâmetro interior justo ao varão e diâmetro exterior um pouco mais que a porca, e apertar de forma suave (nem muito nem pouco) até porque a força elástica da anilha mantém a porca enroscada. E depois colar a tal tampa branca por exemplo com cola quente ou um pouco de cola-e-veda apenas nas arestas da tampa que fica encostada.

Excelente trabalho :thumbsup:



Contudo, discordo da tua opção de pintar o interior dos pratos de negro... Aquilo que pensas ganhar em diminuir a reflexão interna, vais perder pelo aumento da absorção térmica. Esses pratos vão aquecer mais do que o desejável, e isso é exactamente o que tu não queres! ;)

Se é assim como dizes, então por que razão a Vaisala os fabrica como o actioman publicou? :rolleyes:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Parabéns Maxispot pela montagem! Também eu no meu tempo construí o meu próprio Radiation Shield. A montagem ficou com um excelente aspecto e ficou bem, explicada! Contudo, discordo da tua opção de pintar o interior dos pratos de negro... Aquilo que pensas ganhar em diminuir a reflexão interna, vais perder pelo aumento da absorção térmica. Esses pratos vão aquecer mais do que o desejável, e isso é exactamente o que tu não queres! ;)
De qualquer forma, deixo de novo os parabéns pela montagem!
Bons registos! ;)

Z13 tudo bem :)
Como tu sabes o RS da vaisala usado pelo IPMA também tem pratos que são pretos por dentro, tal como mostrei num post meu mais acima e como tudeves saber por experiência própria ;). Achas que essa opção da Vaisala não é vantajosa?
Eu inicialmente também tinha algumas dúvidas, mas ao ver que era utilizado pela marca e por alguns outros semi-profissionais como o abrigo da PeterBros, se não estou em erro.
 
  • Gosto
Reactions: Z13

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O radiation shield da Davis Vantage Pro 2 já protege alguma coisa ou é fraquinho?:huh:
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Z13 tudo bem :)

Como tu sabes o RS da vaisala usado pelo IPMA também tem pratos que são pretos por dentro, tal como mostrei num post meu mais acima e como tudeves saber por experiência própria ;). Achas que essa opção da Vaisala não é vantajosa?

Eu inicialmente também tinha algumas dúvidas, mas ao ver que era utilizado pela marca e por alguns outros semi-profissionais como o abrigo da PeterBros, se não estou em erro.


Honestamente não entendo que as vantagens sejam assim tão evidentes... Mas também não estou devidamente esclarecido sobre o assunto...
A Vaisala deve ter engenheiros e físicos a trabalhar para eles e já devem ter testado várias configurações possíveis.
Há que lhes dar o benefício da dúvida! ;)
 
  • Gosto
Reactions: actioman

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Honestamente não entendo que as vantagens sejam assim tão evidentes... Mas também não estou devidamente esclarecido sobre o assunto...
A Vaisala deve ter engenheiros e físicos a trabalhar para eles e já devem ter testado várias configurações possíveis.
Há que lhes dar o benefício da dúvida! ;)


"The special plastic used in the plates
has excellent thermal characteristics;
the white outer surface reflects
radiation; the black inside absorbs
accumulated heat."

O plástico especial usado nos pratos tem excelentes características térmicas; a superfície exterior branca reflecte radiação; a superfície interior preta absorve calor acumulado.


Fonte: Vaisala DTR500 Datasheet
 
  • Gosto
Reactions: actioman

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Não esquecer que o preto é um absorsor perfeito, assim como um emissor perfeito...
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Não esquecer que o preto é um absorsor perfeito, assim como um emissor perfeito...


Não entendo em que sentido o negro é o "emissor perfeito". À temperatura ambiente apenas emite em infra-vermelho. A centenas de graus Celsius pode emitir no visível, mas aí já não é negro!!!

Ele é de facto o melhor absorvente electromagnético, mas como "nada se perde, tudo se transforma", cada fotão absorvido pelo negro é transformado em calor. A discussão que nós devemos ter é se esse calor é suficiente para aumentar a temperatura interior do RS ou se é preferível manter o interior branco, aumentando a reflectividade interna mas mantendo a temperatura interior o mais baixa possível....
Pelos vistos, mesmo na indústria há opções diferentes...
 
  • Gosto
Reactions: actioman

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Algum dia tenho o mastro cheio de RS :D:lmao:

0NGZqsz.jpg
 
  • Gosto
Reactions: MeteoAlentejo

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Boas. Gostava da vossa opinião em relação a uma coisa. Acham que no fim de fazer um RS se for pintado com este tipo de tinta ficará a funcionar melhor?
http://blogdopetcivil.com/2012/03/25/tinta-isolante-de-calor/
Não sei se ha em Portugal mas sei que existe um pó com as nanoesferas a venda em Portugal e que se mistura com a tinta depois.
Obrigado
 

Maxispot

Cirrus
Registo
27 Jan 2014
Mensagens
22
Local
Guifões -Matosinhos (80 mts)
Boa noite caros foristas e antes de mais, peço desculpa pela longa ausência de resposta, mas o tempo não tem dado para nada... a parte positiva é que tenho o RS testado e mais do que testado desde o último post.

Mesmo com o RS colocado a um metro de altura apenas, por cima de um telhado em telha cerâmica que condensa e irradia calor que influencia as medições (vai subir mais alguma coisa em breve...) os resultados têm sido animadores.

Comparando com duas estações próximas e fiáveis, nomeadamente a do aeroporto do Porto e a do ISEP, a minha medição de temperatura está praticamente sempre igual á do iSEP e um grau acima do aeroporto, por vezes chega aos dois, mas como está virada a sul e protegida do Norte, também faz diferença por aí! Agora é esperar pelos dias acima dos 30 graus a ver se as diferenças ampliam. Para já estou MUITO CONTENTE com os resultados deste RS.

Quanto a caro, culpo mais os pratos que levou o preço quase para os 20 euros mas o acabamento que dão é TOP !