Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas actionman como estás?? :thumbsup:

Eu tenho para ali um conjunto dessas brocas que comprei para fazer o RS do MeteoAlentejo mas eram pequenas e não consegui encontrar maiores :D

Mas como não é algo importante e apenas contribui para a estética interior do RS, preferi fazer isto à mão que já acaba por ser relativamente fácil e rápido :lol:

Abraço!

Ok então!
Eu as que comprei acho que o maior diâmetro era de uns 12 ou 13 cm.

Abraço.
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Por fim, acabados.

LhZc8Eb.jpg


v6sCjhx.jpg


PYLXoUW.jpg


:thumbsup:
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas,

tomei finalmente a iniciativa de fazer um RS. :D

Apesar de ser a primeira tentativa e tal acho que até ficou bem. Agora tenho de lhe dar uns pequenos ajustes como o espaçamento entre pratos (2 cm de momento), que é exagerado, mas acho que 1 cm também ficam tão juntos que dá a sensação que o interior não fica bem ventilado. Qual é a distância que recomendam?

Aqui fica uma foto do aspecto atual da engenhoca apesar de ainda não acabado, depois coloco o resultado final juntamente com o material que usei:


nfl7.jpg




Ps: O RS foi feito para abrigar o sensor da minha PCE, embora ainda não tenha um local específico para a instalação completa, mas vou tratar disso daqui para a frente, penso que até ao verão já a devo ter a debitar dados para a net.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas,

tomei finalmente a iniciativa de fazer um RS. :D

Apesar de ser a primeira tentativa e tal acho que até ficou bem. Agora tenho de lhe dar uns pequenos ajustes como o espaçamento entre pratos (2 cm de momento), que é exagerado, mas acho que 1 cm também ficam tão juntos que dá a sensação que o interior não fica bem ventilado. Qual é a distância que recomendam?

Aqui fica uma foto do aspecto atual da engenhoca apesar de ainda não acabado, depois coloco o resultado final juntamente com o material que usei:



Ps: O RS foi feito para abrigar o sensor da minha PCE, embora ainda não tenha um local específico para a instalação completa, mas vou tratar disso daqui para a frente, penso que até ao verão já a devo ter a debitar dados para a net.

Está muito bom!

Se me permites e baseando-me na minha experiência pessoal, pois tive uma PCE durante 3 anos com um abrigo feito por mim, existem em muitos abrigos um erro que pode levar a alterar quer a temperatura quer os valores da H.R., é o rebordo dos pratos. Ou bem que o enchem ou então façam-lhe furos para a água escoar.
Quanto à distância dos 2cm entre pratos é claramente um exagero e vai entrar muita luminosidade, logo poder alterar as temperaturas. Eu utilizei 1cm e nunca achei que o termo-higrómetro estava demasiado fechado, antes pelo contrário. Quando comprei a minha Davis pude testar durante 1 mês os dois sensores lado a lado e o resultado foi perfeito! ;)

Em todo o caso muitos parabéns pelo resultado final. Assim sim a tua PCE será assertiva nos valores de temperatura medidos.
Agora já sabes terá de ficar num local permanentemente exposto ao Sol e afastado de obstáculos em seu redor.
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo e Teles

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Está muito bom!

Se me permites e baseando-me na minha experiência pessoal, pois tive uma PCE durante 3 anos com um abrigo feito por mim, existem em muitos abrigos um erro que pode levar a alterar quer a temperatura quer os valores da H.R., é o rebordo dos pratos. Ou bem que o enchem ou então façam-lhe furos para a água escoar.
Quanto à distância dos 2cm entre pratos é claramente um exagero e vai entrar muita luminosidade, logo poder alterar as temperaturas. Eu utilizei 1cm e nunca achei que o termo-higrómetro estava demasiado fechado, antes pelo contrário. Quando comprei a minha Davis pude testar durante 1 mês os dois sensores lado a lado e o resultado foi perfeito! ;)

Em todo o caso muitos parabéns pelo resultado final. Assim sim a tua PCE será assertiva nos valores de temperatura medidos.
Agora já sabes terá de ficar num local permanentemente exposto ao Sol e afastado de obstáculos em seu redor.

Obrigado pela opinião e dicas! :thumbsup:

Vou então diminuir o espaçamento para 1cm e depois é uma questão de fazer testes, só que por aqui está difícil de arranjar um bom dia de sol para tal.

Quanto ao que mencionas-te em relação ao rebordo dos pratos, queres dizer que o excesso de água nestes tem influência na medição da temperatura e humidade?

Em todo o caso já fiz 4 furos em cada rebordo.


Cmps.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Bom dia.

Estou a comprar os pratos para o RS mas estou indeciso entre um raio de 20 ou 25 cm. Que aconselham?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Bom dia.

Estou a comprar os pratos para o RS mas estou indeciso entre um raio de 20 ou 25 cm. Que aconselham?

Já acho os meus de 22cm exagerados... preferia os de 18cm.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bom dia.

Estou a comprar os pratos para o RS mas estou indeciso entre um raio de 20 ou 25 cm. Que aconselham?

Pedro tudo bem? ;)

Eu utilizei uns de 22cm e pareceram-me bem na altura! Abaixo dos 20cm parecem-me ser já pequenos demais...

Aqui fica a imagem dos que na altura utilizei:

S6nBCSE.jpg



Também depende do sensor, mas 20cm parecem-me bem.

É um igual ao teu! ;)
 

Maxispot

Cirrus
Registo
27 Jan 2014
Mensagens
22
Local
Guifões -Matosinhos (80 mts)
Boas,

Estou a fazer o meu primeiro RS baseado nas excelentes informações que fui colhendo aqui no fórum. Contudo, acho que vou testar uma modificação que creio que poderá ter algum efeito.

Estou a utilizar uns pratos de sopa da DOMPLEX, meios quadrados e sem rebordo, adquiridos no Continente, 4 roscados em latão com 6mm de diametro para rigidez e resistência à corrosão, e no topo mais dois pratos da DOMPLEX, da mesma série quadrada, mas os de prato principal, o que cria uma aba que protege um pouco mias os restantes.

Como tenha uma Lacrosse WS3650 preciso de uns 17 centímetros úteis, ao alto no RS o que me faz usar cerca de 10 pratos ao todo para ter a altura necessária, com um espaçamento de 1,2 cm entre eles, criado com uma adaptação de umas abraçadeiras plasticas que ficam 5 estrelas.

A modificação que vos quero falar tem a ver com a pintura EM PRETO FOSCO no interior dos pratos para reduzir a reflexão de luz para o interior. A minha ideia passou por pintar de preto a face que fica virada para baixo dos pratos todos, e pintei de preto também em cima, o que lhes deu uma opacidade total imediata, tendo depois pintado de BRANCO FOSCO apenas os rebordos que ficam virados para a luz, ou seja, reflete a luz direta mas toda a que passe para o interior terá tendência a ser anulada pelo preto.

Não recebendo luz direta, creio não correr o risco de o preto me fazer subir a temperatura dentro do abrigo... ou ser+a que estou enganado?

O corte interior foi feito com uma broca craniana com 7 cm de diâmetro, mesmo á justa para o sensor da EM, e quis manter justo para tentar reduzir ao máximo a luz.

Algumas opiniões dos membros mais experientes? Obrigado desde já.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
A modificação que vos quero falar tem a ver com a pintura EM PRETO FOSCO no interior dos pratos para reduzir a reflexão de luz para o interior. A minha ideia passou por pintar de preto a face que fica virada para baixo dos pratos todos, e pintei de preto também em cima, o que lhes deu uma opacidade total imediata, tendo depois pintado de BRANCO FOSCO apenas os rebordos que ficam virados para a luz, ou seja, reflete a luz direta mas toda a que passe para o interior terá tendência a ser anulada pelo preto.

Não recebendo luz direta, creio não correr o risco de o preto me fazer subir a temperatura dentro do abrigo... ou ser+a que estou enganado?


Fizeste um RS igual ao que se usa nas EMAs do IPMA :thumbsup:
Bom trabalho.

O que fiz para o sensor Auriol também o pintei de preto por dentro.
 
  • Gosto
Reactions: Maxispot

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Fizeste um RS igual ao que se usa nas EMAs do IPMA :thumbsup:
Bom trabalho.

O que fiz para o sensor Auriol também o pintei de preto por dentro.

"Igual" é como quem diz... Apenas na cor preta por dentro! ;)
Aquele abrigo de radiação da Vaisala (modelo DTR13) ui ui é um pequena fortuna... uns meros 900 Euros aproximadamente. Só o abrigo! :hehe:

Aqui uma fotos:

BfYfrBu.jpg


FYvvXkK.jpg


kZe5oTp.jpg



Em todo o caso os meus parabéns pela ideia ao Maxispot! Ficamos à espera de fotos. :thumbsup:

Abraço!